O que é a propriedade intelectual de uma empresa? - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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O que é a propriedade intelectual de uma empresa?

A propriedade intelectual refere-se a todos os direitos que permitem a proteção de uma obra criativa. O termo propriedade intelectual reúne dois ramos do direito que se conjugam: a propriedade literária e artística (direitos de autor e direitos conexos) e a propriedade industrial (marcas, desenhos e modelos, patentes em particular).

Assim, o direito da propriedade literária e artística permite conceder proteção a quem cria ou desenvolve uma obra intelectual. A lei de propriedade industrial permite que seja concedida proteção àqueles que depositaram um título de propriedade intelectual, como uma marca ou uma patente.

As criações intelectuais representam investimentos financeiros, intelectuais e humanos e são, neste sentido, valores económicos substanciais, principalmente na vida empresarial.

No entanto, as empresas tendem a não antecipar suficientemente a proteção dos seus ativos de propriedade intelectual. Embora a protecção da propriedade intelectual lhes permita reservar a exclusividade dos seus direitos num ambiente extremamente competitivo, as empresas questionam-se realmente sobre a protecção óptima dos seus direitos quando se deparam com uma infração.

Recomenda-se que as empresas que não dispõem de departamento jurídico e, portanto, de advogado de propriedade intelectual, se coloquem, no entanto, as questões essenciais relativas à proteção dos seus activos de propriedade intelectual, o mais cedo possível.

 

A minha empresa tem uma atividade criativa?

Nesse caso, devemos garantir que todos os direitos às criações criadas por prestadores de serviços externos ou funcionários sejam transferidos para a empresa.

Uma vez transferidos esses direitos, deve ser colocada a questão de um possível depósito.

Para as empresas que renovam frequentemente as suas cobranças e que possuem inúmeras referências, poderá ser considerada a caução do oficial de justiça que lhes permitirá comprovar uma determinada data.

Para empresas muito criativas e com um número limitado de referências, poderá fazer mais sentido registar designs.

 

Minha empresa tem uma ou mais marcas?

Em caso afirmativo, deve verificar se a marca foi registada, se foi realizada uma pesquisa de estado da técnica (isto é essencial e muitas vezes negligenciado) ou se a marca é de facto distintiva (se permite diferenciar o que a sua empresa oferece). ).

 

Minha empresa possui patentes e as protege bem?

Os direitos da minha empresa foram registrados e protegidos onde os produtos ou serviços da empresa são implantados (extensão geográfica dos registros para comparar com o desenvolvimento geográfico da empresa).

Portanto, não é necessário trabalhar na área de propriedade intelectual para se proteger e ter os primeiros reflexos. A propriedade intelectual é uma ferramenta estratégica para as empresas e especialmente para as pequenas e médias empresas que pretendem estabelecer-se no mercado nacional e internacional.

Hoje, com a evolução da tecnologia digital, a necessidade de proteger os ativos de uma empresa só aumenta. A contrafação está a tornar-se comum, especialmente em termos de direitos de autor e de marcas registadas, e as empresas devem antecipar-se, otimizando a sua proteção o mais cedo possível.

A propriedade intelectual deve ser um ativo diferenciador para as empresas.

 

Questões sobre propriedade intelectual

Podemos proteger uma ideia quando ela ainda não está em estágio avançado?

As ideias de um processo ou de um serviço, por exemplo, estão excluídas do campo de proteção estabelecido pelo Código da Propriedade Intelectual. Este último está mais interessado nos frutos da sua implementação, ou seja, nas criações concretas e materializadas como uma máquina inovadora, o design notável de um produto ou uma nova aplicação móvel.

Embora a ideia constitua, a priori, o catalisador de qualquer projeto, protegê-la como tal equivaleria a proibir o surgimento de qualquer solução concorrente ou alternativa. Ao proteger apenas os elementos concretos que um dia dará origem, a propriedade intelectual permite que os concorrentes se baseiam nas ideias de outros para criar projetos diferentes a nível técnico, estético ou mercadológico. É assim que gira a roda do progresso.

 

Quais são os diferentes tipos de proteção disponíveis para os empresários?

Diferentes dispositivos de proteção podem ser mobilizados para garantir a preservação do seu projeto. A patente visa proteger as características técnicas de um produto ou processo, enquanto o design se concentra na proteção da estética do produto (forma, volume, contornos, etc.). A marca permite proteger o sinal distintivo (nome, logotipo, som, etc.) que garante a origem de um produto ou serviço. Finalmente, os direitos de autor permitem que obras intelectuais sejam amplamente protegidas, como a literatura, a arquitetura, a pintura, o design ou a informática, para citar apenas alguns exemplos.

 

Quais são os métodos para provar que estamos na origem de uma criação digna de proteção?

A comprovação da autoria de um projeto e sua datação pode ser legalmente estabelecida por qualquer meio. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) oferece ferramentas online que atendem a esse duplo objetivo. Permite, em todas as circunstâncias, comprovar os elementos que detém num determinado momento em solo brasileiro.

Mas tenha cuidado porque, na maioria dos casos, estas formalidades constituem apenas uma etapa preliminar do seu processo. Não o dispensam do depósito de títulos de propriedade industrial no INPI, única forma de lhe proporcionar uma proteção viável e eficaz. Diz-se que Alexander Graham Bell teria sido reconhecido pela invenção do telefone por ter depositado sua patente poucas horas antes da de Elisha Gray.

 

Quais são os passos a seguir?

Dependem da natureza do projeto. Não protegemos uma nova tecnologia ou o novo design de um produto como se fosse uma nova marca. Cada um destes objetivos responde, detalhadamente, a abordagens bastante específicas, mas segue um caminho comum que pode ser resumido em quatro pontos: devemos primeiro garantir que não estamos prestes a infringir um concorrente. Em seguida, tome as medidas necessárias para garantir e proteger intelectualmente o projeto em solo brasileiro. Você também pode considerar estender essa proteção ao exterior. Por último, deve ser implementado um procedimento de monitorização.

Seja você uma start-up ou uma empresa já consolidada, o melhor conselho a dar seria certamente recorrer aos gestores de negócios do INPI, para obter uma análise inicial clara e objetiva do seu projeto. Se for de natureza técnica, sem dúvida irão convidá-lo a dar corpo às suas ideias através de um escrito datado e a assinar acordos de confidencialidade com todas as pessoas que possam estar envolvidas nela.

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