Através da marca o cliente passa a associar os produtos e serviços oferecidos à empresa que os fornece. Temos diversos exemplos de marcas que alcançaram um status tão marcante que por si só garantem que o consumidor as escolham na hora de adquirir um produto ou serviço. Tendo em vista a potencialidade de uma marca para a empresa, torna-se necessário garantir que essa marca será utilizada apenas por sua empresa. Veja as principais razões de se registrar uma marca:
- Exclusividade sobre sua marca
Realizando o registro de sua marca você estará garantindo que apenas a sua empresa poderá utilizá-la para o seu determinado seguimento e oferecendo seus produtos e serviços em todo o território nacional.
- Duração do registro da marca
O registro de marca emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) tem período de duração de dez anos, que pode ser prorrogado por mais dez anos no fim desse período e assim sucessivamente. Algo que garante a proteção de sua marca por um período indeterminado, condicionado apenas a vontade de prorrogação de seu proprietário.
- Proteção da marca
Outra importante vantagem de se registrar sua marca é em relação a garantia de que será usada apenas por sua empresa. Pensando principalmente no momento em que os produtos e serviços passam a ter maior visibilidade no mercado e passam a ser mais consumidos, é importante garantir que terceiros não poderão usar sua marca para ganhar esse alcance que é unicamente graças a sua empresa.
- Transferência da marca
Algo comum é que empresas façam a aquisição de outras empresas ou grupos, nesse tipo de transição ocorre uma troca de um valor financeiro em troca de uma marca que possua renome e com isso leve junto clientes fiéis aquela determinada marca. Porém, esse tipo de transferência só pode ser realizada quando a marca em questão está devidamente registrada.
- Baixo custo do registro
O custo para se fazer o registro de marca é baixo, considerando a quantidade de vantagens e de proteção que sua marca irá receber. O custo é mais baixo ainda se comparado a registros de outros tipos de origem.