A ideia de uma marca é hoje bem difundida como um dos principais ativos que uma empresa pode ter. Essa difusão não significa necessariamente que quem ingressa no mundo empresarial sabe como trabalhar seus elementos de identidade, uma carta gráfica e toda a sorte de elementos como slogans e aplicações de um logotipo.
Neste artigo, a Lancaster, empresa referência no ramo da proteção da propriedade intelectual do mundo empresarial elenca alguns dos elementos mais importantes para a criação de uma marca eficiente e com boa comunicação dentro do mercado. Leia abaixo:
Defina a identidade visual da sua marca
O branding é feito de conexões emocionais e traços de caráter que tornam sua marca mais “humana”. Sua marca é o veículo para promover essa personalidade única.
Conte a história da sua marca, reflete sua missão, sua visão, seus valores e sua personalidade. Para alguns, é a parte “divertida” do processo de construção da marca ao se realizar elementos como a criação do logotipo, da carta gráfica, do site…
Para manter e estabelecer os padrões da sua marca, você pode transcrevê-los na plataforma da sua marca. Este documento identifica: a sua missão, a sua promessa, os seus valores, a sua personalidade, a sua visão, a voz da sua marca…
Depois de ter todas as informações em sua posse e estar pronto para atacar, aqui está o que você precisa trabalhar primeiro.
- A criação de uma carta gráfica (criação de logotipo e definição das regras a respeitar relativamente à sua utilização
- escolha dos códigos de cores e tipografias a utilizar bem como dos diferentes elementos gráficos)
- a variação da mídia digital (recursos visuais, aplicações, apresentação, etc.)
- a criação de um site para dar aos seus clientes potenciais acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana à sua gama de ofertas.
Um brand book geralmente inclui:
- Logotipo;
- Paleta de cores;
- Tipografia e fontes;
- Ícones;
- Estilos de fotografia/imagem;
- Elementos da Web;
Determine a voz da sua marca
A voz da marca engloba as palavras, a linguagem, a personalidade que visam criar um vínculo, despertar emoções num prospect ou cliente.
É o coração e a alma da sua comunicação digital. Mais do que palavras e frases específicas, a voz da sua marca é o elo pelo qual você se conecta com seu público.
O tom pode variar dependendo das diferentes circunstâncias:
- O contexto da mensagem: quando você apresenta suas novas ofertas, seu tom é diferente de quando você responde a uma reclamação
- A plataforma: dependendo dos canais (seu site de comércio eletrônico, seus e-mails, suas páginas web, suas redes, etc.) o tom não é o mesmo no Instagram ou em um comunicado de imprensa oficial
- O segmento público: se você está tentando atingir um segmento de especialistas, não usará o mesmo tom de um segmento de novatos
- A chave para se destacar em um setor competitivo e fazer com que a voz de sua marca seja ouvida é conhecer seu público.
Identificar o seu público, visto acima, é portanto muito útil para você nesta nova etapa!
Construa uma estratégia de conteúdo e uma narrativa única
A estratégia de conteúdo ajuda a aumentar a visibilidade de uma empresa e a garantir a consistência entre todos os seus meios de comunicação (site, newsletter, etc.).
Consiste em entregar a mensagem certa, na hora certa, à pessoa certa e no meio certo.
Se você deseja criar uma conexão com seu cliente ideal, sua melhor opção é focar na estratégia de conteúdo. É o elemento essencial para despertar a confiança da sua comunidade na sua marca.
Uma estratégia de conteúdo sólida é essencial porque permite:
- criar um envolvimento positivo com sua marca
- levar seus clientes potenciais adiante em seu processo de compra
- se destacar de seus concorrentes
- permanecer “no topo da mente” nas mentes de seus clientes potenciais
- melhorar seu SEO
- garantir consistência em todas as suas mídias digitais
- gerar tráfego qualificado em seu site
- evitar que seu conteúdo se perca no “ruído” da internet, você deve criar um conteúdo exclusivo e que ofereça valor real aos seus leitores!
Sua personalidade deve brilhar em seu conteúdo.
É por isso que contar histórias pode ser a alavanca para atingir o seu público de forma diferente, fidelizar clientes ou até mesmo desenvolver a sua notoriedade…
Quando você se comunica contando uma história:
- Você cria uma forte conexão emocional entre sua marca e seus clientes ideais;
- Você dá um foco coerente à sua estratégia de comunicação você capta a atenção do seu público graças a uma mensagem forte;
- Você influencia o comportamento do seu público para levá-lo à ação (consultar seu site, inscrever-se em suas redes, entrar em contato com você, comprar seus produtos e serviços, etc.)
- Você se diferencia claramente da concorrência;
- As histórias sempre foram a base para a transmissão de conhecimentos, crenças, etc.
Uma anedota bem contada, por exemplo, ajuda seus clientes potenciais a visualizar como o produto ou serviço resolve seu problema.
Promova sua marca
Sua marca deve brilhar em todas as suas mídias. Certifique-se de que tenha a mesma aparência e significado, independentemente do ponto de contato.
Todas as suas mídias, desde as tangíveis (cartões de visita, anúncios, embalagens, etc.) até as intangíveis (voz da marca, storytelling, slogan, etc.) devem transmitir a sua marca.
Seu site é a ferramenta mais importante para o seu marketing.
Certifique-se de que a voz da sua marca, a mensagem da sua marca e a personalidade da sua marca estejam claramente visíveis no conteúdo.
Independentemente das redes sociais, seus prospects devem reconhecê-lo em seu perfil e em suas publicações. Consistência é a chave!
Proteja sua marca
Para evitar que todo o trabalho de elaboração, branding e promoção da marca seja jogado no lixo vale destacar que é essencial que ela seja devidamente protegida em todo o território brasileiro através de um registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Esse registro vale não apenas para a marca mãe, mas para todas as marcas de produtos e serviços que sua empresa oferece nas mais variadas formas como logotipos, slogans, elementos gráficos ou mistos. Para saber mais sobre o assunto, continue consumindo o conteúdo da Lancaster e não hesite em entrar em contato com nossa equipe de especialistas que nos torna, há décadas, referências na proteção do patrimônio intangível e intelectual das empresas brasileiras.