Como saber se uma marca está disponível para registro - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Como saber se uma marca está disponível para registro

Quem quer abrir um negócio precisa se destacar dos demais. A empresa deve destacar-se tanto do ponto de vista do fornecimento de bens ou serviços como também do ponto de vista da identificação da sua empresa. O empreendedor deve encontrar uma disponibilidade de marca.

Na verdade, qualquer criação de negócio exige encontrar um nome de domínio para o site, o nome comercial da empresa, ou mesmo o nome da marca que pretende desenvolver. Você deve, portanto, prestar especial atenção para não escolher uma marca já registrada por outra pessoa que não você. Como posso saber se uma marca está registrada? Você deve verificar a disponibilidade de uma marca. A Lancaster ajuda a proteger sua empresa neste e em todas as demais etapas do registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Em primeiro lugar é necessário definir quais são as características de uma marca. A marca permite identificar os bens e serviços comercializados pela empresa, este é o princípio da especialidade. Uma marca registrada deve necessariamente ser utilizada em conexão com os produtos e/ou serviços mencionados no documento de depósito. Isto é importante porque só estará protegido para este último. A marca confere direito de propriedade ao empresário, desde que a marca ainda não tenha sido registrada. Isto confere o direito de oposição ao registo posterior de marca idêntica ou demasiado semelhante.

 

A pesquisa de anterioridade no INPI

Registrar uma marca significa adquirir direitos sobre essa marca, na acepção da lei. Você tem o monopólio do uso, assim protege sua marca. O que acontece quando o nome é reservado e usado?

Um terceiro não pode registar ou explorar validamente este nome como marca comercial para produtos ou serviços idênticos e semelhantes. Ao registrar sua marca no INPI, cabe a você fazer as devidas pesquisas para garantir a disponibilidade da marca. Na verdade, o INPI não está autorizado a fazê-lo. Porém, caso você não faça isso sozinho, o INPI disponibiliza ferramentas à sua disposição: o INPI busca a disponibilidade da marca.

Na verdade, existe um banco de dados de marcas do INPI. É uma base de dados que lhe permitirá verificar a disponibilidade da marca. Durante esta busca no INPI você deve se certificar de que não existem nomes idênticos ao nome que você deseja dar à sua empresa. Além de fazer uma pesquisa de verificação de nomes idênticos, você precisa descobrir se existem nomes semelhantes.

Um ponto a esclarecer relativamente ao princípio da especialidade, podem existir dois nomes idênticos desde que não se refiram aos mesmos tipos de produtos ou serviços. Temos de garantir que não há risco de confusão na mente do público. A marca Mont-Blanc é um exemplo perfeito. Existe a marca Mont Blanc para cremes de sobremesa e a marca Mont Blanc para canetas. A quem pretendesse registar a marca Mont Blanc, para uma nova gama de cremes para sobremesas, seria recusado o registo da sua marca, uma vez que esta marca já foi registada.

 

Disponibilidade de marca aprovada

Após sua pesquisa e se não houver problemas com a disponibilidade da marca, você poderá proceder ao registro da marca. Contudo, deve-se notar que mesmo que a marca esteja disponível, os sinais genéricos não podem ser registrados ou protegidos pela lei de marcas. Um sinal genérico é uma palavra ou expressão que designa um produto ou serviço. Por exemplo, se você quiser vender pasta de dente, não poderá registrar a palavra “pasta de dente” para proteger uma marca de pasta de dente.

Quando um nome registrado for aceito e não criar confusão no público, esta marca registrada estará protegida. Como os sapatos de luxo de Christian Louboutin, para os quais a casa Louboutin tem exclusividade da marca nas solas vermelhas dos sapatos de salto alto desde uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia em junho de 2018.

 

A disponibilidade da marca condiciona o registro

Você deve contactar o INPI, inserir a marca e as classes. Depois, você terá que pagar impostos e preencher a assinatura eletrônica no momento do depósito. É necessário selecionar cuidadosamente as classes de produtos e serviços de acordo com a classificação de Nice que inclui 45 classes incluindo 34 de produtos e 11 de serviços. Para obter uma proteção eficaz da sua marca, é preferível redigir o texto à medida. Ou seja, as classes que você inserir no arquivo conferirão o escopo de proteção para sua marca.

Portanto, seja amplo e preciso na sua redação, respeitando o espírito de cada classe de produtos ou serviços da classificação de Nice. É aconselhável recorrer a um advogado especializado em direito de propriedade intelectual, como os que integram a equipe da Lancaster. Esta etapa requer um conhecimento muito bom de lógica de classe. Além disso, você deve demonstrar excelentes habilidades de redação para formular uma redação que será aceita pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Depois de se registrar, você deve permanecer vigilante. Na verdade, registrar sua marca não é suficiente. Deve garantir que a sua marca não é objeto de cópia, ou seja, de registo de marca semelhante ou idêntico. Isto envolve antecipar qualquer interferência e opor-se ao registro de uma marca dentro do prazo, mas também não criar confusão na mente do público. O INPI oferece serviços de monitoramento com assinaturas anuais.

 

Registrando uma marca já registrada no INPI, os riscos

Existem defesas contra um requerente que pretenda registar uma marca já registrada. Uma delas é a intimação por infração de marca. Com efeito, o requerente que utiliza a sua marca registrada enquanto esta viola direitos anteriores de terceiro está exposto a processos judiciais. Os processos serão baseados em violação de marca registrada. O outro risco é ver o proprietário de uma marca anterior apresentar uma oposição. Este último tem 2 meses para se opor. Depois da oposição, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial tem duas opções. O INPI poderá decidir indeferir o pedido de marca, a menos que o requerente faça modificações que possam eliminar qualquer risco de confusão. As ações que permitem a oposição do recorrente são as seguintes:

  •      Ação infracional;
  •      Ação de concorrência desleal;
  •      Ação de nulidade;
  •      Oposição à disponibilidade da marca;

 

A duração da proteção da marca protegida, marca registrada do INPI

A duração da proteção de uma marca registrada é de 10 anos a partir da data do registro. Durante este período, o requerente terá os atributos de propriedade intelectual. Quando falamos sobre os atributos da propriedade intelectual nos referimos ao uso. Mas também a capacidade de colher benefícios ou mesmo transferir parte dos atributos através de um contrato de transferência de marca. Ao final desses 10 anos, a marca poderá renovar seu registro por mais 10 anos. Não há limite para o direito à renovação. Entretanto, não há taxas a pagar ao INPI pela manutenção da marca em vigor.

 

Perda de direitos

Haverá perda de direitos quando o titular da marca não tiver feito uso sério da marca e dos produtos e serviços abrangidos pelo registro. O confisco ocorrerá após um período ininterrupto de não utilização de 5 anos. Haverá um confisco apesar da proteção legal da marca. Este prazo de 5 anos decorre após a cessação da exploração efetiva da atividade. Deve-se notar que o confisco não é automático, portanto devem ser tomadas medidas legais.

 

O fim da marca registrada também pode ocorrer quando não houver renovação. Ou mesmo quando a marca se tornou comum, ou seja, a marca entrou na linguagem comum. Haverá perda dos direitos da marca quando a marca for considerada enganosa. O proprietário da marca induziu o público em erro sobre a natureza, qualidade ou origem geográfica do produto ou serviço.

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