O boom digital é hoje em grande parte impulsionado pelos dispositivos móveis. Ter um aplicativo para smartphone dedicado ao seu negócio pode ser uma verdadeira vantagem para a sua empresa. Você acha que configurar um aplicativo para smartphone pode ser uma boa solução? Neste artigo desenvolvido pela Lancaster, vamos ver por que e quando você deve desenvolver um app.
O celular é a tela número 1 para conexão à Internet no Brasil. Os aplicativos desempenham um papel central, pois concentram 90% do tempo gasto em smartphones.
Neste contexto, cada vez mais marcas estão a criar aplicações móveis. Você está pensando em criar um? Dizemos por que é útil desenvolver um aplicativo para smartphone.
Razões para desenvolver um aplicativo para smartphone
Posicione-se mais cedo na jornada de compra
Se uma parte significativa das transações digitais são realizadas hoje em dispositivos móveis, eles são frequentemente usados no início da jornada de compra. Em certos setores, como o da moda, observamos um fenômeno ROPO (Research Online Purchase Offline): os consumidores fazem pesquisas online no seu celular e depois compram na loja.
O conteúdo móvel, portanto, ajuda a se posicionar mais cedo na jornada do comprador. Isto pode envolver uma visualização do produto, uma demonstração gratuita, aconselhamento ou comparações de produtos. O celular é, portanto, uma ferramenta de aquisição de clientes. É também uma ferramenta fantástica de up-sell e vendas cruzadas.
Oferecer uma nova experiência aos seus usuários
As múltiplas possibilidades e funcionalidades dos smartphones e tablets permitem oferecer novas experiências aos seus clientes. É possível imaginar novos serviços baseados em notificações push, câmera, geolocalização, consulta sem conexão à internet, etc. Esses serviços podem alimentar suas estratégias de cross-channel, drive-to-store ou outras estratégias de marca.
Oferecer serviços na modalidade push também é uma forma de lembrar seus usuários por meio de um canal de comunicação direto. O celular também é uma ferramenta de fidelização de clientes. No entanto, tome cuidado para não exagerar: se a sua comunicação se tornar intrusiva, os usuários poderão excluir rapidamente o seu aplicativo.
Acione compras e ações por impulso
Num ambiente móvel, os utilizadores utilizam os seus telefones para satisfazer as suas necessidades imediatas. Os aplicativos móveis incentivam compras espontâneas e por impulso.
Um grande número de consumidores compra itens no celular que não comprariam na loja. A Amazon disponibiliza assim um botão de compra super rápido na sua aplicação. Graças ao pedido com 1 clique, o consumidor pode adquirir um produto em tempo recorde, sem passar pelo carrinho de compras.
Outras marcas estão adotando abordagens semelhantes para incentivar compras por impulso. O aplicativo Tommy Hilfiger, por exemplo, permite visualizar o feed do Instagram da marca. É possível adquirir instantaneamente uma peça de roupa ou look apresentado, através de um “botão comprar”.
Fortaleça a imagem da sua marca
Desenvolver um aplicativo mobile é uma boa forma de fortalecer a imagem da sua marca e se diferenciar da concorrência. Muitas empresas hoje possuem um site responsivo, que se adapta automaticamente ao tamanho da tela em que é visualizado. Outras marcas têm sites mobile projetados especificamente para telas mobile, embora esse formato seja cada vez menos usado. Muito menos empresas têm um aplicativo.
Com um aplicativo, sua marca se torna móvel. Seus clientes potenciais e clientes são expostos à sua marca diariamente. Acompanha-os em todo o lado e ao longo do dia. A dimensão táctil dos smartphones e tablets também estabelece uma ligação mais forte e pessoal. Ao tocar na tela, seus clientes potenciais e clientes também tocam sua marca.
Aumente sua visibilidade
Criar um aplicativo para smartphone aumenta significativamente a visibilidade online. A maior parte dos usuários de smartphones instalam pelo menos um novo aplicativo por mês. Os aplicativos mais visíveis nas App Stores, que muitas vezes são aqueles com uma boa descrição, geralmente são os mais baixados.
Além disso, o lançamento de uma aplicação móvel é uma oportunidade de comunicação. Os conteúdos e artigos gerados pelo lançamento de uma aplicação contribuem para uma melhor visibilidade e melhor referenciação pelos motores de busca.
Colete dados adicionais
Os aplicativos móveis também são uma ótima maneira de coletar dados sobre seus usuários. Isso pode gerar novos insights sobre como seu produto ou serviço é usado na vida real. Esses insights são importantes para melhorar sua oferta e impulsionar seus desenvolvimentos futuros.
Os dados coletados também podem ajudar a oferecer mais personalização. Os usuários hoje exigem experiências personalizadas. Por exemplo, ao recolher as preferências ou opiniões pessoais dos seus utilizadores, é possível antecipar melhor as suas necessidades.
Fatores a considerar antes de desenvolver um aplicativo para smartphone
O alvo do aplicativo
É fundamental pensar bem no alvo do seu aplicativo para smartphone. As pessoas que podem usar seu aplicativo podem não ser as mesmas que usam seu site.
Para garantir o sucesso da sua aplicação, defina previamente as buyer personas a que se destina. Identifique seus pontos fracos e crie um aplicativo que atenda às suas necessidades específicas. Um aplicativo para smartphone não deve ser uma cópia e colagem do seu site. Deve oferecer real valor agregado ao seu cliente.
O nível de digitalização do seu negócio
Antes de pensar em desenvolver um aplicativo mobile, pense no nível de digitalização do seu negócio. Quanto mais maduro estiver, mais fácil será para você desenvolver um aplicativo mobile e mobilizar toda a empresa. Uma aplicação móvel é um projeto complexo, que pode ter impactos significativos na organização interna, nos processos de vendas, no atendimento ao cliente, etc.
Do ponto de vista técnico, é fundamental garantir que a sua aplicação consegue comunicar com todos os dados do seu sistema de informação.
O formato do seu aplicativo para smartphone
Um aplicativo para smartphone é um software que pode ser baixado em seu smartphone por meio de uma App Store (Google Play, Apple Store, etc.). Um aplicativo não pode ser acessado a partir de um navegador.
Existem três tipos de aplicativos móveis.
O primeiro é o aplicativo para smartphone nativo. Desenvolvido sob medida, para um sistema operacional específico e utilizável offline, é o aplicativo mais complexo e caro de desenvolver.
O segundo tipo de aplicação é a aplicação web, que se adapta a diferentes sistemas operacionais, mas que não pode ser utilizada offline. Menos complexo de desenvolver, porém não é otimizado para todas as telas.
O terceiro tipo de aplicação móvel é a aplicação híbrida, que é desenvolvida utilizando tecnologias padrão de mercado. Embora o desenvolvimento seja simplificado, os aplicativos híbridos não podem ser usados offline e a exibição não é ideal em todos os smartphones.
É importante determinar o formato mais adequado ao seu projeto, com base nos seus objetivos e no seu orçamento.
Avanços em chatbots e Google
Estão surgindo soluções alternativas para aplicações. Na verdade, embora os utilizadores de smartphones tenham geralmente um grande número de aplicações, utilizam apenas 5 em média. Os outros são rapidamente usados e às vezes desinstalados.
Os chatbots, por exemplo, atendem à mesma necessidade de imediatismo, com uma série de vantagens. Em particular, eles podem evitar atritos no download e variações na navegação e na ergonomia entre as ferramentas.
Além disso, o Google está agora a tornar-se uma ferramenta de navegação, em particular com a oferta Google My Business. O Google agora oferece uma grande quantidade de informações diretamente em sua interface, como horários de exibição de filmes ou avaliações de restaurantes. Os usuários podem ter essas informações no mecanismo de busca, sem precisar acessar sites específicos. Neste contexto, uma aplicação móvel nem sempre é relevante. A onipresença do Google deve ser levada em conta na escolha de soluções de mobilidade.
O custo de um aplicativo para smartphone
Um aplicativo para smartphone pode ter um custo significativo. No curto e médio prazo, obviamente existem custos de design. Vários formatos deverão ser desenvolvidos, para Android e para iPhone. A longo prazo, existem sobretudo custos de manutenção de aplicações de terceiros (TMA), com inúmeras atualizações a planear para garantir a compatibilidade com novos terminais móveis. É fundamental avaliar cuidadosamente o investimento que uma aplicativo para smartphone representa.
Concluindo, a presença no mobile tornou-se essencial para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Desenvolver uma aplicativo para smartphone é uma excelente forma de criar vínculo e proximidade com o seu target. Porém, antes de começar, é imprescindível validar o valor agregado na jornada do cliente. Às vezes, um site de web design responsivo pode ser mais adequado, especialmente no contexto de aplicativos web progressivos.