Neste artigo da Lancaster, elencamos dicas para que você encontre o seu lugar, posicione-se, determine quais são os seus pontos fortes para destacá-los ao público. Esta será a missão de qualquer empresa que pretenda desenvolver uma estratégia para construir e promover a sua imagem de marca.
Obviamente, ao implementar uma imagem de marca forte, clara e contundente, torna-se mais fácil chegar a prospects e clientes graças a uma comunicação adequada, uma vez que a marca se torna um vetor de emoções, torna-se mais óbvio distinguir-se dos concorrentes, gerar contactos ou construir lealdade do consumidor. A empresa passa a representar a marca e vice-versa, tornando-se então uma plataforma de oportunidades.
O que é marca?
A imagem de um produto, marca ou empresa corresponde à forma como este é percebido pelos consumidores. Esta percepção pode basear-se em elementos que qualificamos como objetivos (qualidade do produto, relação qualidade-preço, posicionamento face à concorrência), ou elementos subjetivos (julgamento geracional, no impulso de uma emoção ou baseado no fraco conhecimento do produto ou marca).
A melhor forma de uma empresa fazer um balanço da forma como a sua marca é vista é analisando as associações mentais dos prospects e clientes em relação à sua marca, ou colocando-a face à concorrência.
Mas como você constrói sua estratégia de imagem de marca?
Originalmente, construir uma imagem de marca envolve os mesmos fundamentos de qualquer outra estratégia: ter um objetivo e estudar o seu ambiente.
Ao fazer isso, você também precisa saber quem você é. Quer estejamos numa fase embrionária de um produto ou da sua marca e o nosso objectivo é dar a conhecer a nossa empresa, ou, numa fase avançada e pretendamos reorientar a nossa imagem de marca: temos de ser capazes de saber onde você está em relação a a concorrência e quais as características atuais da sua empresa, seus produtos e serviços.
Se tivéssemos que resumir como construir sua estratégia, aqui estão os 4 fundamentos:
- Conheça as características e pontos fortes da sua marca
- Saiba como posicionar sua empresa em relação à concorrência
- Determine quem são seus clientes
- Determine suas personas e público-alvo: sexo, idade, cesta média, necessidades, hábitos de consumo, crenças, locais frequentados, atividades na web, etc.
Depois de estabelecer esses elementos, tudo o que você precisa fazer é saber quais são seus objetivos para o(s) segmento(s)-alvo e implantar sua estratégia de branding. Porém, também será necessário determinar como a estrutura da sua empresa impactará a estratégia que você vai implementar:
Você é uma marca de gama ou uma marca guarda-chuva? Nesse caso, como podemos controlar as consequências da comunicação para toda a marca? Por outro lado, se você é uma marca de produto, quais marcas gostariam de se reorientar? Todos os tipos de perguntas que lhe permitirão dominar o plano de ação.
Realize ações para construir a imagem da sua marca:
O que vou destacar sobre minha empresa? Que valor pelo dinheiro quero oferecer? O que meu público-alvo deve ver na minha marca quando ela for mencionada?
Dependendo disso, você terá que estabelecer o seu plano de ação, a sua promessa. Por exemplo, o que direi, quais serão as imagens em torno dos meus produtos ao promovê-los? Estabelecer uma imagem de marca percebida geralmente requer escolher entre várias opções.
Você deve basear seu plano nas muitas possibilidades oferecidas pelo marketing:
- Anúncios de TV
- Marketing de rua
- Marketing digital
- Ações de campo
- Alianças de marca
- Desenvolvimento de marca útil
Para fazer isso, no que precisaremos trabalhar?
- Seu produto ou serviço?
- A identidade visual da sua marca?
- Sua presença em redes direcionadas?
O que você destacará em relação à marca durante suas ações?
- A história
- Valores
- A promessa
- Ambições
- Visão
Que necessidades sua oferta atende?
- Necessidades psicológicas
- Necessidade de segurança
- Precisa pertencer
- Necessidade de estima
- Necessidade de autorrealização
Todas estas escolhas devem ser construídas de acordo com quem você é, mas acima de tudo, inevitavelmente, para o alvo a que se dirige. Sua missão como marca é, portanto, incorporar o que você irá promover.
Manutenção da imagem
As seções anteriores tiveram como objetivo destacar os elementos a implementar para articular a estratégia de imagem da sua marca. Aqui está uma segunda chave: não considere, depois de ver o fruto do seu trabalho, que ele está concluído.
A cultura está em constante evolução, as crenças, hábitos e expectativas dos potenciais clientes evoluem ao longo do tempo. Você deve, portanto, adaptar seu marketing a essas mudanças em seus públicos, mas também ser capaz de identificar quando sua marca precisa fazer mudanças. Promover experiências envolventes do usuário ajudará a construir conexões mais duradouras. Conhecer seus clientes e construir relacionamentos com eles permitirá entendê-los melhor e acompanhar a evolução de suas expectativas.
Seja o que for, não descanse com o que aprendeu e reinvente sua estratégia de branding o mais rápido possível.
Como manter uma imagem de marca no mundo digital
A transformação digital depende em grande parte dos desafios que a empresa pretende enfrentar e do setor de atividade em que atua. Deve-se enfatizar que este é um processo que não pode ser alcançado no curto prazo. Na verdade, a empresa terá que investir um certo tempo para conseguir esta transformação.
Na verdade, é necessário estabelecer um plano detalhado de todos os objetivos a atingir através da transformação digital, para saber quais as mudanças que é necessário fazer.
Dentre as muitas outras adaptações e investimentos que a empresa terá que fazer, podemos destacar:
Invista em meios e recursos
Às vezes, a empresa não terá todos os recursos de hardware e digitais necessários para participar da transformação digital. Por esse motivo, ela precisará fazer um inventário e considerar investir.
No entanto, estes investimentos irão reduzir o trabalho manual e automatizar tarefas monótonas, o que aumentará a produtividade e reduzirá o tempo de produção.
Alterar os sistemas de comunicação da empresa
Outra grande mudança é a adoção de novas tecnologias nos sistemas de comunicação das empresas. Muitos deles ainda usam telefones IP que exigem instalação e cabeamento complexos. No entanto, estes podem ser substituídos por centrais virtuais e software de call center, que são muito mais simples de usar e permitem uma comunicação ideal.
Esteja presente na Internet
Adotar um processo de digitalização significa estar presente na Internet. Na verdade, é uma das formas mais importantes de se dar a conhecer hoje. Ter um site corporativo, uma loja online ou promover o seu negócio de uma forma ou de outra na Web é uma necessidade hoje.
Ter uma equipe humana apesar da digitalização
Os colaboradores são parte fundamental desta mudança. Eles devem se preparar para isso e não se sentirem ameaçados pela chegada de ferramentas tecnológicas para facilitar o seu trabalho. Para isso, é necessária uma mudança na cultura corporativa.