Estratégias para desenvolvimento de marca - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Estratégias para desenvolvimento de marca

Neste artigo da Lancaster, elencamos dicas para que você encontre o seu lugar, posicione-se, determine quais são os seus pontos fortes para destacá-los ao público. Esta será a missão de qualquer empresa que pretenda desenvolver uma estratégia para construir e promover a sua imagem de marca.

Obviamente, ao implementar uma imagem de marca forte, clara e contundente, torna-se mais fácil chegar a prospects e clientes graças a uma comunicação adequada, uma vez que a marca se torna um vetor de emoções, torna-se mais óbvio distinguir-se dos concorrentes, gerar contactos ou construir lealdade do consumidor. A empresa passa a representar a marca e vice-versa, tornando-se então uma plataforma de oportunidades.

 

O que é marca?

A imagem de um produto, marca ou empresa corresponde à forma como este é percebido pelos consumidores. Esta percepção pode basear-se em elementos que qualificamos como objetivos (qualidade do produto, relação qualidade-preço, posicionamento face à concorrência), ou elementos subjetivos (julgamento geracional, no impulso de uma emoção ou baseado no fraco conhecimento do produto ou marca).

A melhor forma de uma empresa fazer um balanço da forma como a sua marca é vista é analisando as associações mentais dos prospects e clientes em relação à sua marca, ou colocando-a face à concorrência.

 

Mas como você constrói sua estratégia de imagem de marca?

Originalmente, construir uma imagem de marca envolve os mesmos fundamentos de qualquer outra estratégia: ter um objetivo e estudar o seu ambiente.

Ao fazer isso, você também precisa saber quem você é. Quer estejamos numa fase embrionária de um produto ou da sua marca e o nosso objectivo é dar a conhecer a nossa empresa, ou, numa fase avançada e pretendamos reorientar a nossa imagem de marca: temos de ser capazes de saber onde você está em relação a a concorrência e quais as características atuais da sua empresa, seus produtos e serviços.

Se tivéssemos que resumir como construir sua estratégia, aqui estão os 4 fundamentos:

  • Conheça as características e pontos fortes da sua marca
  • Saiba como posicionar sua empresa em relação à concorrência
  • Determine quem são seus clientes
  • Determine suas personas e público-alvo: sexo, idade, cesta média, necessidades, hábitos de consumo, crenças, locais frequentados, atividades na web, etc.

Depois de estabelecer esses elementos, tudo o que você precisa fazer é saber quais são seus objetivos para o(s) segmento(s)-alvo e implantar sua estratégia de branding. Porém, também será necessário determinar como a estrutura da sua empresa impactará a estratégia que você vai implementar:

Você é uma marca de gama ou uma marca guarda-chuva? Nesse caso, como podemos controlar as consequências da comunicação para toda a marca? Por outro lado, se você é uma marca de produto, quais marcas gostariam de se reorientar? Todos os tipos de perguntas que lhe permitirão dominar o plano de ação.

 

Realize ações para construir a imagem da sua marca:

O que vou destacar sobre minha empresa? Que valor pelo dinheiro quero oferecer? O que meu público-alvo deve ver na minha marca quando ela for mencionada?

Dependendo disso, você terá que estabelecer o seu plano de ação, a sua promessa. Por exemplo, o que direi, quais serão as imagens em torno dos meus produtos ao promovê-los? Estabelecer uma imagem de marca percebida geralmente requer escolher entre várias opções.

Você deve basear seu plano nas muitas possibilidades oferecidas pelo marketing:

  • Anúncios de TV
  • Marketing de rua
  • Marketing digital
  • Ações de campo
  • Alianças de marca
  • Desenvolvimento de marca útil

 

Para fazer isso, no que precisaremos trabalhar?

  • Seu produto ou serviço?
  • A identidade visual da sua marca?
  • Sua presença em redes direcionadas?

 

O que você destacará em relação à marca durante suas ações?

  • A história
  • Valores
  • A promessa
  • Ambições
  • Visão

 

Que necessidades sua oferta atende?

  • Necessidades psicológicas
  • Necessidade de segurança
  • Precisa pertencer
  • Necessidade de estima
  • Necessidade de autorrealização

Todas estas escolhas devem ser construídas de acordo com quem você é, mas acima de tudo, inevitavelmente, para o alvo a que se dirige. Sua missão como marca é, portanto, incorporar o que você irá promover.

 

Manutenção da imagem

As seções anteriores tiveram como objetivo destacar os elementos a implementar para articular a estratégia de imagem da sua marca. Aqui está uma segunda chave: não considere, depois de ver o fruto do seu trabalho, que ele está concluído.

A cultura está em constante evolução, as crenças, hábitos e expectativas dos potenciais clientes evoluem ao longo do tempo. Você deve, portanto, adaptar seu marketing a essas mudanças em seus públicos, mas também ser capaz de identificar quando sua marca precisa fazer mudanças. Promover experiências envolventes do usuário ajudará a construir conexões mais duradouras. Conhecer seus clientes e construir relacionamentos com eles permitirá entendê-los melhor e acompanhar a evolução de suas expectativas.

Seja o que for, não descanse com o que aprendeu e reinvente sua estratégia de branding o mais rápido possível.

 

Como manter uma imagem de marca no mundo digital

A transformação digital depende em grande parte dos desafios que a empresa pretende enfrentar e do setor de atividade em que atua. Deve-se enfatizar que este é um processo que não pode ser alcançado no curto prazo. Na verdade, a empresa terá que investir um certo tempo para conseguir esta transformação.

Na verdade, é necessário estabelecer um plano detalhado de todos os objetivos a atingir através da transformação digital, para saber quais as mudanças que é necessário fazer.

Dentre as muitas outras adaptações e investimentos que a empresa terá que fazer, podemos destacar:

Invista em meios e recursos

Às vezes, a empresa não terá todos os recursos de hardware e digitais necessários para participar da transformação digital. Por esse motivo, ela precisará fazer um inventário e considerar investir.

No entanto, estes investimentos irão reduzir o trabalho manual e automatizar tarefas monótonas, o que aumentará a produtividade e reduzirá o tempo de produção.

 

Alterar os sistemas de comunicação da empresa

Outra grande mudança é a adoção de novas tecnologias nos sistemas de comunicação das empresas. Muitos deles ainda usam telefones IP que exigem instalação e cabeamento complexos. No entanto, estes podem ser substituídos por centrais virtuais e software de call center, que são muito mais simples de usar e permitem uma comunicação ideal.

 

Esteja presente na Internet

Adotar um processo de digitalização significa estar presente na Internet. Na verdade, é uma das formas mais importantes de se dar a conhecer hoje. Ter um site corporativo, uma loja online ou promover o seu negócio de uma forma ou de outra na Web é uma necessidade hoje.

 

Ter uma equipe humana apesar da digitalização

Os colaboradores são parte fundamental desta mudança. Eles devem se preparar para isso e não se sentirem ameaçados pela chegada de ferramentas tecnológicas para facilitar o seu trabalho. Para isso, é necessária uma mudança na cultura corporativa.

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