A imagem da marca, também chamada de branding, é a forma como uma empresa ou organização é reconhecida pelos seus clientes. Essa percepção é formada, entre outras coisas, pelas características de seus produtos ou serviços, pela consideração da marca, pelos seus valores e pelas suas ações publicitárias. Quando essa imagem é favorável, permite que a empresa se destaque na concorrência. Neste artigo, a Lancaster trata um pouco sobre etapas para desenvolver uma imagem de marca sólida para sua empresa.
O que fazemos se a imagem da nossa marca for mal percebida ou mal desenvolvida? Algumas táticas e estratégias podem ajudá-lo a trabalhar nisso. Essas 6 dicas são essenciais para refinar sua marca.
Desenvolva uma identidade visual forte
A primeira coisa a fazer na hora de criar a identidade visual da sua empresa é contratar profissionais especializados na criação de imagens de marca. Por identidade visual entendemos seu logotipo, seu slogan, sua carta gráfica e qualquer outra criação visual necessária para representá-lo.
Seu logotipo é seu primeiro ponto de contato com seus clientes. Deve transmitir a sua visão e a sua identidade corporativa e ser reconhecível à primeira vista.
O slogan pode ser útil para resumir sua filosofia ou sua área de atuação. Isso torna mais fácil para o seu público lembrar o que você faz. Se o nome da sua empresa já é muito evocativo, o slogan não é uma necessidade. Porém, se o nome da sua empresa não informar suficientemente os seus clientes, o slogan ou um genérico esclarecerá tudo. O genérico é uma frase curta que reúne as palavras-chave que descrevem e especificam a sua organização.
Quanto à carta gráfica, permite manter a mesma diretriz nos seus visuais e comunicações, através da escolha de cores, tipografias e diferentes adaptações do logótipo. Garante uma identidade visual homogênea e que pode ser aplicada com mais facilidade em seus diversos meios de comunicação.
Escolha as ferramentas de comunicação certas
Qualquer empresa ou organização se comunica. Seja na forma de folhetos, cartões de visita, cartazes, redes sociais ou site, são muitas as ferramentas de comunicação que representam o trampolim da sua imagem. Estes devem, portanto, ser bem cuidados e estruturados para evocar quem você é e o que você faz. Ferramentas mal projetadas passam a ideia de que sua empresa não dedica tempo para se apresentar bem. Para evitar esta percepção negativa, é fundamental dar importância ao desenvolvimento de boas ferramentas de comunicação.
Melhore a sua visibilidade
Para que a sua empresa tenha uma boa imagem de marca, ela deve ser visível e conhecida do público. Várias estratégias são eficazes para se tornar conhecido e dependem dos seus objetivos. Por exemplo, anúncios gráficos ou na web são métodos bem-sucedidos. Além da publicidade, um outdoor, um evento, uma coletiva de imprensa, um site, a criação de conteúdo e até a redação de um e-mail personalizado são meios comprovados de visibilidade. Novamente, é a maneira como você os apresenta que ajudará a construir uma imagem de marca forte e distinta.
Desenvolva uma proposta de valor única
Quais são os motivos que motivam seu cliente a fazer negócios com você e não com seu concorrente? É por causa de seus serviços mais confiáveis? Mais durável? Menos caro? Você precisa determinar sua proposta de valor exclusiva, o que realmente o diferencia em seu mercado, o que você promete ao seu cliente. E essa singularidade deve se refletir na imagem da sua marca.
Crie uma conexão emocional
Segundo psicólogos, 90% das comunicações são não-verbais. Se conseguir aliar uma boa reputação a emoções criteriosamente implementadas, a imagem da sua marca será uma garantia de sucesso. E melhor ainda, ficará na memória dos seus clientes.
Como você pode fazer isto? As cores são, em particular, uma das soluções para gerar emoção. Certas cores podem deixar você com fome, feliz ou triste. Vermelho, laranja e amarelo são cores quentes que evocam felicidade, otimismo e dinamismo. O vermelho também pode aumentar o apetite. É por esta razão que diversas redes de fast food utilizam o vermelho que representa a fome e a urgência de comer. Pelo contrário, os restaurantes mais sofisticados preferirão o preto.
Quanto às cores frias, encontramos o verde, o azul e o roxo. Eles criam uma sensação de calma e paz. Eles simbolizam saúde, beleza e segurança. Existem muitos outros tons de cores e cada um tem suas próprias propriedades. Um designer gráfico pode ajudá-lo a escolher cores que evoquem seus valores e correspondam à ação desejada por seus clientes-alvo.
Concentre-se na experiência do cliente
Seu cliente é a espinha dorsal do seu negócio. Sem ele, seus produtos e serviços não existiriam. Portanto, você precisa levar em consideração como eles se sentem quando fazem negócios com sua marca. Colete seus comentários e impressões para construir uma experiência melhor. Seja física ou virtualmente, o cliente deve sentir que é bem tratado pela sua empresa e que tem facilidade para entrar em contato com você ou realizar compras.
Resumindo, faça-o sentir que você pode responder às suas perguntas e atender às suas necessidades. Quanto mais próximo você estiver dele, mais ele continuará indo em sua direção e não em direção a seus concorrentes.
A imagem da marca é uma construção. Pode mudar com o tempo, tanto positiva quanto negativamente. Cabe a você mantê-lo para que esteja alinhado com seus fundamentos e valores corporativos. Uma boa forma de divulgar sua marca é mobilizar seus funcionários. Eles podem se tornar promotores orgulhosos, são eles que poderão destacar sua marca para seus clientes. Eles devem, portanto, estar preparados para compreendê-lo e compartilhá-lo bem.
Como reconhecer uma marca eficiente?
Quando pensamos em uma marca, na maioria das vezes vêm à mente logotipos, esquemas de cores e slogans. Mas uma marca é muito mais que isso.
Sua marca é a experiência de compra que você oferece aos seus clientes. Cada ponto de contato com os clientes é uma oportunidade para promovê-lo.
Marcar sua organização é o primeiro passo para criar estratégias eficazes de vendas e marketing. Permite que toda a sua empresa compreenda o seu lugar no mercado e esteja mais bem equipada para atingir o seu público, enviando-lhes as mensagens certas. Uma marca forte é a base da cultura da sua empresa e do crescimento futuro.