Por que proteger uma marca? - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Por que proteger uma marca?

A proteção de uma marca não é um processo burocrático comum do mundo corporativo. Trata-se de resguardar um dos principais ativos de seu negócio. Por isso, neste artigo, a Lancaster elenca alguns dos principais motivos para realizar este passo em seu novo empreendimento.

Dizemos repetidamente: registrar sua marca não é um processo administrativo que pode ser encarado levianamente. Criar uma marca costuma ser um sonho de infância que você deseja realizar. Evitar transformar esse sonho em pesadelo é o objetivo que o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) se propôs.

Como registrar um nome comercial? É sem dúvida uma das primeiras perguntas que você deve fazer como empresário. A resposta está no site do INPI: você pode registrar sua marca online para que ela fique protegida pela legislação brasileira.

O que isso significa em termos concretos? Isso significa que terceiros estão proibidos de utilizar sua marca sem a sua autorização por um período de dez anos.

 

Seja o primeiro a registrar sua marca

Da mesma forma que nem qualquer pessoa pode explorar livremente a sua marca, você também não pode registrar qualquer marca. Você deve primeiro verificar se foi o primeiro a ter essa ideia. Em outras palavras, você precisa verificar se a sua marca está disponível. Legalmente, é necessária a realização de uma pesquisa de estado da técnica.

 

Identifique as classes em questão

Agora você está tranquilo quanto à disponibilidade de sua marca. Você pode, portanto, em princípio, registrar sua marca, basta identificar a classe a que sua marca corresponde. Uma lista de classes do INPI está disponível para ajudá-lo a escolher as classes certas.

As marcas são divididas em categorias de produtos ou serviços. Se quiser registrar seu nome, você deve ser capaz de determinar o tipo de produtos ou serviços que deseja vender. Para facilitar para você, a classificação de Nice numera as turmas de acordo com a atividade que você realiza.

Exemplo: A venda de roupas corresponde à turma número 25.

Você não precisa selecionar apenas uma categoria, muito pelo contrário. Quanto mais classes você selecionar (por exemplo aquelas relacionadas à sua atividade), mais amplo será o escopo de proteção da sua marca.

É bom saber: porém, tenha cuidado, pois quanto mais classes você escolher, maior será sua conta de registro de marca. Portanto, é importante encontrar o equilíbrio certo!

 

Crie seu arquivo junto ao INPI

Agora você pode compilar seu arquivo junto ao INPI. Observe que após o seu depósito, uma oposição poderá ser apresentada por qualquer pessoa que considere ter direitos anteriores sobre sua marca.

Atenção: o período de oposição é de dois meses a partir do pedido de marcas brasileiras.

 

Acompanhando o processo

Como bom aluno, você registrou sua marca ainda no início. A partir de agora você está sobrecarregado de trabalho: necessidade constante de inovar, busca de parceiros, contabilidade, marketing digital. Resumindo, você não tem tempo para verificar se concorrentes sem criatividade decidem usar seu nome para marca própria.

No entanto, mesmo que o registo da sua marca lhe dê direito a ela, este não é absoluto. Considerando a inversão da jurisprudência feita pelos juízes, ainda é necessário que a cópia do seu logotipo ou do seu nome tenha criado confusão aos olhos do público e que o produto ou serviço já tenha sido comercializado.

Como você pode ver, ficar curioso sobre o que seu vizinho está fazendo pode ser uma maneira inteligente de gerenciar seus direitos de marca registrada. É imperativo, para manter a imagem da sua marca e, portanto, a sua vantagem competitiva, verificar a utilização externa que dela é feita, nomeadamente tomar medidas contra a contrafação, se necessário.

 

Aqui está um resumo das etapas a seguir:

  • Verificação de prioridade;
  • Identificação da(s) turma(s) correspondente(s) à sua atividade;
  • Monitorando sua marca.
  • Agora você tem todas as ferramentas necessárias para se tornar o policial da sua própria marca.

Outras etapas básicas do empreendedorismo

Passo nº 1: Encontre uma ideia de negócio
Antes de começar, o primeiro passo é identificar oportunidades e debater um conceito. Considere observar coisas que podem complicar sua vida diária ou um produto ou serviço que pode economizar tempo e energia. Por que não torná-lo um projeto empresarial? Mas uma ideia de negócio também pode sê-lo quando tem um aspecto divertido. Faça a si mesmo as perguntas certas, mas, no geral, não fique cego.

Saber como iniciar um negócio não é necessariamente fácil para todos. Mesmo que você tenha encontrado uma ideia de projeto, outras etapas são necessárias para consolidar seu projeto.

 

Passo nº 2: valide seu projeto de criação de empresa
Uma vez definida a sua ideia, você deve validar o seu projeto. Tudo começa escrevendo um modelo de negócios. Este documento permite especificar nomeadamente a oferta de bens ou serviços que se vai oferecer, o valor acrescentado oferecido aos clientes, a forma como a oferta chega aos clientes ou mesmo a rentabilidade financeira esperada.

Mas para verificar a viabilidade do seu modelo de negócio, você deve testar sua ideia de negócio em uma amostra de pessoas representativas de seus clientes potenciais. Desta forma, você poderá saber se é ou não interessante dar continuidade ao seu projeto e identificar possíveis áreas de desenvolvimento.

Por último, é fortemente recomendável realizar um estudo de mercado que lhe permitirá conhecer os seus concorrentes, os seus potenciais clientes e assim poderá lançar-se melhor num determinado mercado.

 

Passo nº 3: escreva um plano de negócios
Assim que sua pesquisa de mercado for concluída, você precisará redigir um plano de negócios. Essa é uma etapa essencial, pois o plano de negócios ajuda a determinar as chances de rentabilidade do seu negócio. A primeira coisa a fazer no seu plano de negócios é apresentar o seu projeto e quem você é para tranquilizar potenciais investidores. Em seguida, você precisa pensar na sua estratégia de financiamento, principalmente se quiser contratar um empréstimo bancário. É também interessante apresentar a sua estratégia fiscal (regime fiscal escolhido) ou a sua estratégia de marketing: como irá garantir a sua visibilidade, como irá comunicar com o público, etc.

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