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Por que a marca é importante?

Você ouve falar sobre branding, mas não sabe exatamente o que isso significa? Quer fortalecer a imagem da sua marca? Você está no lugar certo! A imagem da marca tornou-se um critério de seleção essencial para os seus clientes. Neste artigo, a Lancaster dá um panorama sobre o branding e sua importância.

O branding é uma etapa crucial que determinará como quem o conhece percebe sua marca. Pode ter um efeito direto no número de vendas: quanto mais positiva for a imagem da sua marca, mais o seu negócio sentirá os benefícios.

Como você deve ter entendido, cuidar da sua imagem é fundamental. Neste artigo explicamos porque o branding é importante e damos dicas para fortalecer sua imagem.

 

Por que a marca é importante?

Antes de qualquer explicação, fazemos um balanço de alguns termos. Cuidado para não confundir os termos: imagem de marca, reputação, notoriedade, que possuem três significados diferentes e que se complementam ao mesmo tempo.

  • A imagem da marca corresponde à imagem enviada pela empresa ao público. A oferta de serviços ou produtos e a própria marca influenciarão essa percepção. Existem diferentes níveis de marca:
  • A imagem percebida da marca corresponde a como seu público-alvo vê e percebe sua marca.
  • A verdadeira imagem da marca que se baseia na realidade da sua marca com os seus pontos fortes e fracos.
  • A imagem da marca desejada que ilustra como você deseja que sua marca seja percebida pelo seu público-alvo.
  • A reputação corresponde à imagem percebida pelo público. Para gerar opiniões positivas, a sua marca deve garantir consistência entre a imagem percebida, a imagem real e a imagem desejada.

 

A notoriedade, por seu lado, é o resultado dessa percepção e é medida pelo nível de presença da sua marca na mente dos indivíduos, mas também pela visibilidade da sua marca na web, nas redes sociais e nos motores de busca.

 

Mas então por que é essencial ter uma boa imagem de marca?

  1. Uma imagem de marca positiva aumenta a sua notoriedade

Como já deve ter compreendido, imagem de marca e notoriedade são dois conceitos complementares. Dois conceitos que estão interligados. Quanto mais o seu público-alvo tiver uma representação positiva da sua marca, maior será a confiança que depositam em você. Da mesma forma, se ele confia na sua empresa, maior será a probabilidade de recomendá-la.

Estas recomendações, sejam elas feitas pessoalmente ou na web, contribuirão para a criação de um boca a boca positivo on-line e off-line. E esse é o objetivo de todo negócio, não é?

 

  1. Uma marca bem elaborada vale mais que mil palavras

Você conhece o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Isso é absolutamente verdade para o seu negócio.

Uma boa imagem de marca permite que sua empresa transmita uma imagem facilmente lembrada e reconhecível. Graças a uma estratégia de marketing eficaz, à reflexão sobre a mensagem que pretende transmitir e os valores que pretende transmitir, a sua empresa desenvolve uma personalidade forte. Personalidade, essencial para se destacar dos concorrentes.

Lembre-se que a plataforma da marca é a ferramenta que lhe permitirá definir corretamente a sua marca e criar uma identidade e personalidade relevantes e coerentes.

 

  1. A imagem da marca contribui para o seu sucesso

Seja qual for o tamanho do seu negócio: pequeno, médio, grande, não importa, você tem todo interesse em cuidar da imagem da sua marca.

É fundamental que a imagem da sua marca esteja alinhada com o que você deseja, ela deve corresponder a você. Caso contrário, uma incompatibilidade entre sua marca e sua imagem pode prejudicar a representação que seu público-alvo tem de você.

É esta imagem de marca forte, coerente e relevante que lhe permitirá fidelizar os seus clientes, desenvolver a sua notoriedade e influenciar as suas vendas.

Para desenvolver a sua notoriedade e desenvolver uma imagem de marca forte, é essencial aplicar estes conceitos:

 

COERÊNCIA

Você precisa estabelecer a direção que deseja seguir como marca. A imagem que você deseja ter deve ser consistente com a sua oferta. A identidade visual e a mensagem que você deseja transmitir também devem corresponder ao rumo tomado e à forma como você deseja ser percebido.

 

A CONSTÂNCIA

Esta não é a primeira nem a última vez que lhe diremos: regularidade é a chave!

Você deve ser consistente no que faz. Padronize a sua forma de fazer as coisas, abordando o seu público-alvo da mesma forma, implementando uma comunicação harmonizada.

É esta consistência que lhe permite tornar-se credível aos olhos do seu alvo.

 

EVOLUÇÃO

Você deve estar atualizado. A comunicação e o marketing evoluem a cada dia com a chegada de novas tecnologias e novas tendências. É por isso que a sua marca não tem outra escolha senão atualizar-se realizando um acompanhamento regular para se destacar.

Deve, portanto, pensar na evolução da imagem da sua marca, que não deve parar de se adaptar ao longo do tempo, continuando a inspirar os seus valores.

 

Três dicas para valorizar sua marca

  1. Estude seu alvo

Conhecer bem o seu público-alvo é essencial para poder oferecer-lhe uma solução adaptada às suas necessidades.

Você deve analisar suas necessidades, suas motivações, suas expectativas para que sua imagem esteja de acordo com esses elementos e influencie positivamente o comportamento do seu público-alvo.

Conheça-a em cada detalhe. Conhecê-la será um trunfo considerável, temos certeza.

Então, vá pescar informações! Pergunte a ela o que ela espera de uma empresa como a sua para que você possa oferecer a resposta que melhor lhe convém.

Depois de identificar suas expectativas, você pode ser criativo para causar impacto sobre elas. Certifique-se de se destacar dos seus concorrentes, os impactos positivos serão ainda maiores.

 

  1. Seja ativo e responsivo nas redes sociais

As redes sociais permitirão que você desenvolva a imagem da sua marca. E aqui, mais uma vez, a consistência é essencial. Você deve oferecer conteúdos adaptados, coerentes, harmonizados e relevantes para o seu público. Sua mensagem deve ser clara, impactante e original para te diferenciar, é melhor.

A gestão comunitária é uma forma de comunicar o mais próximo possível dos seus clientes e do seu público-alvo. As redes sociais constituem um pilar para criar uma relação duradoura com a comunidade e promover a criação de uma reputação eletrônica positiva. As redes sociais permitir-lhe-ão divulgar a sua imagem contando com uma estratégia digital eficaz.

Esta estratégia digital é uma verdadeira alavanca para afirmar o seu posicionamento e desenvolver a imagem da sua marca.

Estas ferramentas de comunicação são essenciais para aumentar a sua notoriedade e fortalecer a sua imagem. No entanto, a comunicação nas redes sociais não é fácil e talvez tenha dois gumes.

Entendemos que esta gestão de redes sociais requer competências e conhecimentos (e estamos bem posicionados para lhe dizer isso), por isso pode recorrer a um gestor de comunidade para o apoiar e aconselhar. Para saber mais, você pode ler nosso artigo “Por que usar um gerente de comunidade”.

 

  1. Trabalhe na sua identidade

Primeiro passo, defina e conheça bem a sua marca. Para fazer isso, você pode criar uma plataforma de marca para estabelecer as bases por escrito e ter certeza de que tudo é consistente.

Para fazer isso, é claro que você pode fazer isso sozinho, embora não seja uma tarefa tão fácil de realizar. Um passo atrás e uma perspectiva externa são sempre bem-vindos para ajudá-lo a definir sua marca.

Você também pode recorrer a uma agência de comunicação que lhe trará sua perspectiva de comunicador especializado e habilidades de branding para ajudá-lo a formar a plataforma de sua marca, a fim de apontar a direção certa.

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