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Como criar uma marca de destaque

Centenas de milhares de marcas são lançadas ao mercado diariamente, se destacar neste contexto é um verdadeiro desafio. As marcas não estão mais reservadas às grandes empresas. Hoje, uma agência de viagens, uma loja de roupas ou um restaurante precisam de uma marca forte.No entanto, é mais fácil falar do que fazer. Se você deseja criar uma marca para sua empresa, provavelmente terá algumas perguntas:

  • Como se destacar do jogo?
  • Como se tornar o próximo Thomas Pesquet no seu setor?
  • Como posso fazer com que o seu negócio seja notado, apreciado e lembrado pelo meu público-alvo?

Muitas perguntas, para as quais, felizmente, temos as respostas.

Encontre neste artigo entregue pela Lancaster, empresa especializada na propriedade intelectual de empreendimentos, conselhos da nossa equipe para saber como criar a sua marca e fazê-la ter sucesso.

 

O que é uma marca?

No campo do marketing, a marca é um conjunto de elementos e símbolos distintivos que formam a identidade de uma empresa, produto ou serviço.

Uma marca não se limita a um simples conjunto de elementos visuais (logotipo, carta gráfica, etc.). É uma promessa feita aos consumidores, concretizada também por:

  • Os valores que a empresa carrega
  • Sua missão
  • O nome dela
  • Uma marca também se caracteriza por sinais sonoros, gustativos, táteis e olfativos.

Por exemplo, a marca Abercrombie & Fitch criou um perfume único para as suas lojas, aproveitando o marketing sensorial para reforçar a identificação dos clientes e o sentimento de pertença à sua marca.

 

Criar uma marca: quais as vantagens?

Criar uma marca impactante para sua empresa permite:

Se diferenciar dos seus concorrentes

Ao criar uma marca impactante para o seu negócio, você vence a batalha pela atenção. Você não se perde na multidão entre seus concorrentes e faz a diferença!

Assim como as prateleiras lotadas dos supermercados, você deve garantir que sua marca seja como o produto que mais lhe agrada: diferenciado e memorável.

 

Crie uma marca para atingir seu público-alvo

Agradar a todos é não agradar a ninguém.

A sua marca deve ser identificável, mas acima de tudo deve ser representativa do seu posicionamento. Assim, você poderá atender às expectativas do seu público-alvo, obter sua aprovação e fidelizá-lo.

 

Unir suas equipes e potenciais colaboradores

Uma marca forte não atrai apenas a atenção; é também um poderoso vetor de unidade interna.

Uma marca que reflete com precisão o que sua empresa representa não apenas inspira confiança em seus consumidores, mas também orgulho e lealdade em seus funcionários.

Ao incorporar claramente os valores e a visão da sua empresa, a sua marca se tornará um símbolo em torno do qual suas equipes atuais e futuras poderão se unir.

Agora que você já sabe que é essencial, vamos ao que interessa: o método para criar uma marca!

 

Os passos para criar uma marca impactante em 2024

Defina sua oferta, sua proposta de valor e seus benefícios

Para criar uma marca impactante para o seu negócio, você deve começar colocando palavras claras sobre suas ofertas, sua proposta de valor e seus benefícios.

Um passo necessário para estabelecer bases sólidas e assim construir uma marca coerente.

Se este exercício lhe parece o básico, saiba que muitas empresas têm dificuldade em definir o que fazem e como o fazem.

Comece definindo suas ofertas respondendo de forma abrangente às seguintes perguntas:

  • O que você está vendendo para seus clientes?
  • O que você oferece a eles?
  • Como suas ofertas se destacam das de seus concorrentes?
  • Quais são as principais características e benefícios de seus produtos ou serviços?
  • Como suas ofertas atendem às necessidades específicas de seus clientes?
  • Quais são os aspectos únicos ou inovadores de suas ofertas que podem cativar seu público-alvo?
  • Como suas ofertas ajudam a resolver problemas ou desafios enfrentados por seus clientes?
  • Como você planeja evoluir ou adaptar suas ofertas conforme as necessidades do mercado mudam?

Em seguida, defina a sua proposta de valor para cada uma das suas ofertas, ou seja, o seu principal valor acrescentado. Este exercício permitirá que você resuma a promessa feita ao seu alvo em uma frase clara e concisa.

A noção de “permitir” é importante, integre o seu alvo na sua jornada:

Com a nossa solução X (…), permitimos que Y (…).

Como você deve ter notado, a promessa é bastante geral, factual. Como um mercado onde várias empresas atendem à mesma necessidade.

É por isso que é essencial definir os principais argumentos e benefícios de cada uma das suas ofertas. O que o diferencia de seus concorrentes?

Também poderia ser:

  • da sua abordagem
  • dos seus métodos,
  • de suas certificações,
  • características da sua solução.

Então, comece listando tudo o que você tem em mente e, em segundo lugar, classifique e esclareça seus argumentos.

 

Desenvolva suas metas para criar uma marca relevante

Agora que as suas ofertas estão claramente definidas, para criar uma marca relevante, você deve ser capaz de definir o target de comunicação da sua empresa.

O público-alvo representa o grupo específico de consumidores para os quais seus produtos ou serviços foram criados especificamente. Esses são os indivíduos que sua empresa pretende envolver, aqueles cujos desafios, desejos e aspirações são resolvidos naquilo que você oferece.

É evidente que o seu público-alvo é caracterizado por necessidades e expectativas bem definidas, às quais as suas ofertas dão respostas relevantes.

O público-alvo de uma marca ou produto pode ser subdividido em vários segmentos, cada um representando um grupo específico dentro do conjunto mais amplo de consumidores potenciais.

Estas categorias permitem que as empresas concentrem os seus esforços de marketing e comunicação de forma mais precisa e eficaz:

  • O alvo principal é o segmento mais diretamente afetado pela sua oferta. Reúne os consumidores que não apenas mais precisam do seu produto ou serviço, mas também têm maior probabilidade de comprá-lo. O alvo central representa a sua prioridade absoluta em termos de comunicação e personalização da oferta.
  • O alvo primário abrange um grupo ligeiramente maior do que o alvo principal. Esta categoria inclui consumidores que, embora não sejam tão essenciais quanto o alvo principal, permanecem altamente interessados ​​no seu produto ou serviço e provavelmente se tornarão clientes habituais. O alvo primário pode compartilhar diversas características com o alvo central, mas com menor intensidade ou frequência.
  • O alvo secundário inclui indivíduos que influenciam diretamente os seus alvos primários, como prescritores ou influenciadores. Podem ser especialistas do setor ou próximos do seu público-alvo. (Por exemplo, no Natal, as crianças são prescritoras dos pais). Embora não sejam seus clientes diretos, eles têm impacto direto nas decisões de compra de seus clientes potenciais.
  • Ao definir essas diferentes categorias dentro do seu público-alvo, você poderá criar uma marca forte para o seu negócio.

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