Se você está pensando em criar uma marca para sua empresa ou em trabalhar em alternativas para fortalecer os elementos de identidade que já integram a identidade visual de seu empreendimento, é importante entender alguns dos diferentes tipos de marca. Neste artigo, a Lancaster, empresa especializada em propriedade intelectual, explica um pouco sobre as variedades possíveis dentro da ideia de branding.
Os diferentes tipos de marca
A marca empregadora
Conceito que data da década de 1990, a marca empregadora é a identidade da marca construída para fidelizar os colaboradores e parceiros da empresa e destinada a atrair futuros colaboradores. Baseia-se em 4 dimensões principais:
- atratividade: sua capacidade de atrair a atenção e, portanto, (bons) candidatos
- diferenciação: como se diferencia da concorrência
- engajamento dos funcionários: até que ponto as equipes estão ligadas à empresa, estão envolvidas e a recomendam
- reputação: como falamos da empresa em geral (funcionários, candidatos, concorrentes, público em geral, mídia)
Baseia-se nos mesmos princípios definidos na plataforma da marca mas, neste caso particular, o alvo são as pessoas que gravitam em torno da empresa.
Marca branca
A marca branca permite que um produtor ofereça produtos ao seu cliente distribuidor com a marca deste. Os consumidores, portanto, não sabem o nome da marca do produtor./
Este método permite que os fornecedores vendam seus produtos ou serviços para diferentes marcas simultaneamente. Oferecem, portanto, o mesmo produto, mas em embalagens que refletem a sua imagem.
Muitas vezes, para produtos alimentares, as especificações são modificadas de acordo com os clientes para corresponder às necessidades de cada cliente.
A marca guarda-chuva
Uma marca guarda-chuva é uma marca (a marca-mãe) que reúne várias outras marcas (as marcas filhas) que estão todas associadas a ela.
Exemplos de diferentes tipos de marcas guarda-chuva:
Danone é o nome de um grupo que comercializa outras marcas como Activia, Evian ou Alpro
Ibis é uma rede de hotéis com submarcas (Styles, Budget)
A marca do distribuidor
A marca distribuidora é uma marca criada por um distribuidor e sob a qual ele comercializa seus produtos.
Esta prática é amplamente utilizada na distribuição de alimentos em grande escala.
Por exemplo, a Decathlon trabalha com o mesmo princípio, oferecendo produtos próprios e de outras marcas concorrentes.
Criação de uma marca: glossário essencial
Branding: O processo de criação e desenvolvimento de uma marca distintiva, incluindo nome, design e qualquer outro elemento que estabeleça uma imagem única para uma empresa ou produto na mente do consumidor.
Público-alvo: Grupo específico de consumidores ou empresas alvo dos esforços de marketing e comunicação de uma marca, definido por critérios demográficos, psicográficos ou comportamentais.
Persona: Representação ficcional e detalhada de um segmento-chave de um público-alvo, baseada em pesquisas e dados, que transcreve as motivações, comportamentos e objetivos desse grupo.
Buyer-persona: Versão específica de uma persona, focada no perfil de um potencial cliente, incluindo detalhes sobre seus desafios, suas necessidades e sua jornada de compra.
Pesquisa de usuários: Processo metódico de coleta e análise de informações sobre usuários finais, suas necessidades, comportamentos, motivações e ambientes, a fim de informar o design de produtos, serviços ou experiências. Pode envolver diversas técnicas como entrevistas, pesquisas, observações e testes de usabilidade, visando colocar o usuário no centro do processo de desenvolvimento para criar soluções mais adequadas e eficazes.
Workshops: Sessões de trabalho colaborativo projetadas para envolver as partes interessadas no processo de design de experiência do usuário (UX), proporcionando uma melhor compreensão das necessidades e comportamentos do usuário por meio de atividades como brainstorming, mapeamento da experiência do usuário e testes de usabilidade.
Identidade visual: Conjunto de elementos gráficos que definem visualmente uma marca, e que, em conjunto, criam uma imagem coerente e reconhecível da marca.
Carta gráfica: Documento ou guia que especifica as regras de utilização dos elementos da identidade visual de uma marca, incluindo especificações sobre o uso de logotipos, paleta de cores, fontes e aplicações em diferentes mídias, para garantir consistência visual em todos os pontos de contato da marca.
Como divulgar sua marca
Promover sua marca é parte integrante para fazê-la funcionar. Você pode usar várias ferramentas para ajudá-lo a desenvolver sua marca. Escolher as ferramentas e canais certos é essencial. Para acertar, considere seu público e os canais que eles mais utilizam.
Aqui estão algumas maneiras de promovê-lo:
E-mail marketing
Seus clientes existentes são o seu tesouro, a matéria-prima da sua empresa. Nenhum intermediário, nenhum obstáculo separa você de sua lista de assinantes, você pode compartilhar diretamente com eles seus novos produtos ou ofertas.
Eles já estão, de certa forma, conquistados, pois deram a você o acesso à sua caixa de correio. O e-mail ajuda você a construir sua notoriedade, conectar-se com seus clientes potenciais e oferecer suas ofertas.
Mídias sociais
Seja qual for a sua área, há boas chances de seu público estar ativo em qualquer tipo de plataforma (LinkedIN, Facebook, Instagram, etc.). E se você não está visível, então você é de certa forma “inexistente”.
As redes ajudam você a se tornar mais conhecido, mas também permitem que você esteja mais próximo do seu público. Se quiser um impulso extra, você pode aproveitar o poder dos anúncios pagos para atingir um público mais amplo.
Assim como suas postagens, seus anúncios devem usar linguagem e recursos visuais semelhantes para proporcionar aos seus clientes potenciais uma experiência única.
Marketing de conteúdo
Como vimos anteriormente, as histórias foram, são e sempre serão uma forte alavanca de marketing. Então, se você quer chamar a atenção do seu público, tenha uma boa história para contar. Para ter sucesso, você precisa saber falar sobre seu produto ou serviço.
Concursos e ferramentas de interação
Para conquistar novos seguidores ou divulgar sua marca, a concorrência pode ser relevante. Na verdade, os concursos tendem a gerar um envolvimento considerável, pois permitem que os seus assinantes ganhem recompensas.
Quanto melhor for o seu prêmio, mais pessoas vão querer concorrer para ter a chance de ganhar. Então não hesite em oferecer uma recompensa para criar essa dinâmica!
SEO
A sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou otimização do sistema de pesquisa. No Brasil, o principal mecanismo de busca é o Google, com mais de 90% de participação de mercado. Você deve, portanto, garantir que as páginas do seu site estejam presentes no índice do Google.
Graças ao seu conteúdo, você melhorará a visibilidade do seu site. Você também pode completar sua estratégia de SEO com o Google Ads para aumentar seu tráfego mais rapidamente.