A elaboração de uma marca é o passo mais importante para o estabelecimento de uma empresa como referência em seu setor. Outros fatores são primordiais neste processo, inclusive a proteção dos bens intangíveis do negócio, ramo de atuação e de excelência da Lancaster. Neste artigo, a empresa referência no registro de marcas e patentes lista uma série de conceitos importantes ao estabelecer uma linguagem de marca em seu empreendimento.
Antes de mais nada é importante se perguntar o que é uma marca? Podemos começar com a icônica frase: “Sua marca é o que outras pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”, do criador da Amazon, Jeff Bezos.
Uma marca é a percepção, o sentimento que um cliente tem da sua empresa. Então é claro que inclui o seu universo visual, como o seu site, o seu logotipo ou os seus cartões de visita.
Mas também uma parte intangível, como a sua marca pessoal, a mensagem da sua marca, a
sua missão corporativa, a sua visão, os seus valores, a sua narrativa… Estes são todos os elementos que apresentam a sua marca ao mundo exterior.
Na verdade, para simplificar, a sua marca é a sua reputação!
Por que construir uma marca?
Sua marca é a cara da sua empresa. E sem rosto você não consegue se destacar dos concorrentes, se conectar com o seu público, criar uma comunidade…
Criar sua marca fortalece sua credibilidade e cria uma conexão única entre você e seus consumidores. Ela incentiva os clientes em potencial a comprar de você e cria fidelidade para compras futuras.
Sua marca pode até impactar seus preços. Veja os consumidores da Starbucks dispostos a pagar mais pelo café!
Como construir sua marca?
Mas agora, vamos ao cerne da questão e veja alguns dos passos principais para criar sua marca:
1. Comece explicando o porquê
Se você já é empreendedor há algum tempo, é provável que já tenha ouvido falar do PORQUÊ de uma empresa.
Você sabe, o famoso círculo dourado de Simon Sinek com seu “Comece com o porquê”!
O círculo principal é dividido em três círculos internos:
- Porquê que representa o propósito da sua empresa?
- Como que descreve como você faz isso?
- O que indica o que você faz?
Quando você parte do seu porquê, ou seja, da sua razão de ser, você se posiciona de uma forma única e totalmente diferenciada.
Você se coloca além das características técnicas ou logísticas.
E num mundo onde a oferta excede a procura, onde todos os serviços são mais ou menos semelhantes, os consumidores procuram mais do que um inventário de características ou preços semelhantes.
Este conceito sugere que os consumidores não compram o que você faz, mas por que você faz isso.
Isso o ajudará a definir o porquê do seu negócio, que é o ponto de partida ideal para a construção de uma marca.
2. Crie a declaração de posicionamento da sua marca
Antes de criar uma marca em que seu público confie, você precisa ser capaz de expressar o que há de único em você.
A sua declaração de posicionamento é, portanto, a base da sua marca. Esta é a missão da sua empresa, a visão pela qual você se levanta todas as manhãs! Tudo, desde o seu logotipo ao seu slogan, a voz da sua marca, a sua mensagem e a sua personalidade, devem refletir a sua estratégia.
Construir uma marca memorável significa focar nas qualidades e benefícios que o tornam único. Pergunte a si mesmo por que os clientes em potencial deveriam escolher você em vez de outra pessoa!
Depois de pensar sobre isso, o segredo é resumir sua declaração de posicionamento em uma única frase.
3. Identifique o seu público-alvo
O professor Zaltman, da famosa Universidade de Harvard, provou que 95% das decisões de compra são tomadas a partir do subconsciente!
Os restantes 5% servem apenas para racionalizar uma compra, pelo seu preço ou pelas suas funcionalidades. Portanto, é do seu interesse conhecer seus clientes potenciais para atraí-los com suas ofertas.
A segmentação de mercado é um ponto de partida, mas não é suficiente para criar uma love brand que se conecte emocionalmente com seu público.
Por meio de perguntas norteadoras, você define o perfil psicológico do seu cliente ideal. O objetivo é compreender a motivação por trás do ato de comprar. Isso pode ser uma verdadeira vantagem competitiva para sua empresa.
Ao definir o seu perfil de cliente ideal, pense em:
- Suas necessidades;
- Suas motivações;
- Suas metas;
- Seus pontos de dor;
- Seus medos;
- Seus desejos;
Quanto mais você sabe sobre seu público, mais poderosa se torna sua estratégia.
Isso permite que você adapte sua estratégia de mensagens e conteúdo para atender exatamente às suas necessidades.
Dê aos seus clientes potenciais um motivo para escolher você!
4. Expresse a personalidade da sua marca
Para criar uma marca que se diferencie de forma positiva, ela deve ter personalidade própria. Atribuir traços de personalidade à sua marca é a melhor forma de humanizá-la e torná-la mais relevante.
Ao dar à sua marca um conjunto de características humanas, você dá ao seu público a oportunidade de se identificar com você. Então você precisa criar uma personalidade única que se conecte com o coração do seu público.
Se você ainda não conhece a “personalidade da sua marca” ou como usá-la, você pode se ajudar com os arquétipos da marca.
Estes têm uma base psicológica e representam um conjunto de crenças, traços de personalidade, valores, metáforas, fraquezas, motivações e medos que definem um personagem.
Esses padrões comportamentais universais estão inscritos em nosso inconsciente coletivo. Suas mensagens são instintivamente compreensíveis para nós, como se tivéssemos sido programados para reconhecê-las.
Para ajudá-lo a posicionar sua marca de forma única em um mercado saturado, faça o teste de arquétipo. Porque as pessoas não procuram outra empresa que ofereça o mesmo que as outras, mas sim procuram uma experiência adaptada às suas necessidades, apoiada na interação pessoal. Revele sua personalidade em todos os aspectos da construção de sua marca.