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Como construir uma imagem de marca memorável

A imagem de marca, que muitas vezes associamos à noção de branding (ou marketing de marca), constitui um dos pilares sobre os quais se consolida o seu sucesso. Identidade visual, slogan, estratégia de redes sociais… mas qual é a imagem de uma marca e como torná-la uma verdadeira mais-valia para o desenvolvimento do seu negócio?

Este artigo da Lancaster lhe dá uma definição e dicas para compreender todos os temas e, assim, implementar uma estratégia de marketing e comunicação que garanta uma imagem de marca coerente, forte e memorável.

 

Qual é a imagem de marca de uma empresa?

A imagem de marca de uma empresa é definida como a representação que os consumidores têm da mesma marca. Por exemplo, uma determinada marca evoca instintivamente qualidade premium, até mesmo luxo. Outra, naturalmente, parece ser dirigida principalmente aos millennials…

Geralmente, os critérios que regem a imagem da marca são divididos em duas categorias:

  • critérios objetivos: por exemplo, a qualidade, o preço ou a gama do produto;
  • critérios subjetivos: aqui estamos falando de elementos menos óbvios, como reputação e experiência do consumidor.

A imagem de marca de uma empresa é por vezes difícil de ser palpável, pois depende do sentimento, da representação mental e da apropriação desta marca por cada indivíduo.

 

Quais são os componentes da imagem da marca?

A imagem de uma marca é normalmente percebida por meio de componentes muito específicos, como:

  • reconhecimento de marca,
  • Notoriedade,
  • identidade visual,
  • Cultura,
  • a reputação,
  • o conceito da marca,
  • experiência do cliente,
  • status de intervalo,
  • a qualidade,
  • narrativa,
  • relacionamentos internos e externos.

 

Como construir uma imagem de marca memorável?

1 – Defina uma estratégia de marca alinhada com a sua proposta de valor

Em primeiro lugar, é importante perguntar-se qual é realmente a sua proposta de valor. E para isso é preciso fazer as perguntas certas:

Como você conseguirá se dar a conhecer e se diferenciar da concorrência?

Quer transmitir uma imagem de produtos de alta qualidade?

Você prefere destacar suas preocupações ecologicamente responsáveis? Ou seus avanços tecnológicos?

Em qualquer caso, o seu valor acrescentado servirá de fio condutor ao longo do desenvolvimento da imagem da sua marca, pois nele se concentrará para se manter consistente em todas as suas ações:

  • consistência com seus produtos e seus preços,
  • consistência com o nome da sua marca,
  • consistência com seus suportes visuais,
  • consistência com seu desenvolvimento comercial,
  • consistência com as expectativas do seu público-alvo,
  • consistência com seus valores e práticas, etc.

Sua imagem de marca deve encarnar verdadeiramente a sua proposta de valor, adotando, sobretudo internamente, práticas que correspondam à imagem que pretende divulgar. Por exemplo, se você vende produtos orgânicos, a opinião pública espera que você implemente práticas ecológicas dentro da sua empresa ou na forma como você aborda o mercado. No caso de um paradoxo, a imagem da sua marca corre o risco de se deteriorar

 

2 – Defina claramente o seu alvo

A imagem da marca da empresa deve ir ao encontro do seu público-alvo. Pergunte-se sempre em quem você está mais interessado e em quem você deve atingir.

É por isso que é importante conhecer suas personas. Faça a si mesmo as perguntas certas

Qual a categoria sociodemográfica a quem se pretende dirigir;

Quais são as suas características? ;

Quais são suas expectativas e necessidades e como sua oferta pode atendê-las?

 

3 – Cuide da sua oferta

Garanta sempre que seus produtos ou serviços estejam alinhados com as expectativas de suas personas. De que adianta ter uma estratégia de marketing bem estabelecida se a sua oferta não atende às expectativas do seu público-alvo? Ou não está de acordo com a sua comunicação visual e escrita?

Preço, características técnicas, design, grau de inovação… são parâmetros a considerar e a evoluir conforme necessário para se manter alinhado com o seu público e a evolução do mercado.

 

4 – Pense na “experiência do cliente”

A experiência do cliente, por natureza, também envolve sentimento. Em seguida, influencie positivamente os sentimentos de seus clientes, adotando uma abordagem centrada no cliente que vai além do seu produto.

Como fazer isso? Parte importante envolve cuidar de todas as interações e do relacionamento que ela mantém com sua marca, em todos os pontos de contato:

  • site na Internet,
  • redes sociais,
  • serviço pós-venda, etc.

Para fazer isso, não hesite em usar um software CRM. Graças à centralização e análise de todos os dados dos seus potenciais clientes e clientes, esta ferramenta permite-lhe enviar-lhes as mensagens e ações adequadas. Assim, você otimiza a experiência e a satisfação do cliente.

 

5 – Adote uma boa comunicação visual

As imagens, e portanto a identidade visual, impactam significativamente a percepção que potenciais clientes e clientes têm de uma marca ou empresa.

Como construir seu logotipo?

Quais cores escolher?

Qual tipografia é mais adequada? Etc.

Para responder a essas perguntas, desenvolva um gráfico consistente com sua proposta de valor e seu público-alvo. Este documento servirá de referência para alinhar suas ações em todos os seus meios de comunicação.

Você sabia que um software pode te ajudar a consolidar sua comunicação visual? São os famosos DAMs, dedicados à gestão de ativos digitais. Bynder, por exemplo, ajuda a agilizar seus processos de criação, validação e distribuição de conteúdo. E graças aos módulos Brand Guidelines e Brand Templates, você centraliza os dados relativos à sua marca, para que suas equipes permaneçam consistentes com a imagem da sua marca.

 

6 – Prefira uma boa comunicação escrita

As palavras também desempenham um papel importante no desenvolvimento de uma imagem de marca sólida. Citemos por exemplo a importância:

storytelling: contar quem você é e de onde você vem estimula a proximidade entre o cliente e sua marca.

do slogan: um slogan impactante pode causar uma impressão duradoura. Desde que, claro, essas poucas palavras consigam condensar com habilidade a proposta de valor e a identidade da empresa.

 

7 – Mostre sua experiência

Além de priorizar a qualidade dos seus produtos e o profissionalismo da sua equipe, é interessante se posicionar como um especialista na sua área para ganhar credibilidade e estabelecer um clima de confiança com o seu público-alvo.

Para fazer isso, o marketing de conteúdo é um método interessante, você pode:

Escreva artigos e/ou white papers sobre diversos assuntos de acordo com o seu setor de atividade. Por exemplo, se você gerencia um site de vendas de joias, pode escrever artigos sobre os diferentes processos de fabricação ou transformação;

Poste fotos ou vídeos em campo. Como gerente de um site de comércio eletrônico de joias, você pode tirar fotos de sua oficina ou gravar um vídeo da embalagem de uma embalagem típica, por exemplo.

Participe em eventos relacionados com o seu setor de atividade. Por exemplo, você pode anunciar sua participação em um webinar sobre criação de joias

 

8 – Equipe-se com uma ferramenta especializada

Existem softwares de gestão de marca e monitoramento de marketing que permitem monitorar o desempenho de suas ações de forma eficaz, a fim de gerenciar e construir a imagem de sua marca com base em dados reais.

As principais características deste tipo de software variam, mas todas visam melhorar a imagem da sua marca:

Editando um portal de marca em sua imagem,

Conectando-se às suas redes sociais para avaliar sua notoriedade digital,

Coletar opiniões para avaliar a satisfação de seus clientes,

Filtragem automática do seu conteúdo de acordo com o seu público-alvo,

Ferramenta estatística integrada para monitorar seu desempenho online e aumentar sua reputação eletrônica,

Criação assistida de logotipo e identidade visual, etc.

O Visibrain, por exemplo, é uma plataforma de monitorização de redes sociais intuitiva e fácil de usar que apoia as empresas na gestão da sua estratégia: protegendo a imagem da marca e desenvolvendo influência nas redes sociais. Um verdadeiro impulsionador de desempenho, a ferramenta promete monitoramento da marca em tempo real, módulo de gestão de crises, detecção de influenciadores e novas tendências, sistema de alerta automático para ser informado de atividades anormais em torno de sua marca, análises pós-campanha, auditorias competitivas, etc. . Maioria ? Você se beneficia do suporte completo e personalizado de um consultor dedicado!

 

Por que abraçar a ideia do marketing de conteúdo?

Seu conteúdo, em algum ponto, é você. Tudo o que você diz sobre a sua empresa, a sua atividade, o seu setor, etc. ajuda a dar-lhe uma identidade. E esse conteúdo é multifacetado: reúne o seu conteúdo nas redes sociais ou no seu site, bem como as suas newsletters ou mesmo o seu blog.

 

O papel do marketing de conteúdo

Como defensor, seu conteúdo pode funcionar para você. Por ser relevante e atraente, pode atrair novos parceiros ou potenciais clientes. Aumenta sua área de influência e sua visibilidade para você.

 

Sua força

O conteúdo, uma vez escrito, ganha “vida própria”. Você transmitiu uma vez. Ele então permanece disponível para quem quiser. Sem que você precise se preocupar com isso, ele defenderá sua causa. Assim, surgirão leads inbound: contatos comerciais e potenciais clientes subscreverão repentinamente a sua newsletter ou solicitarão um orçamento.

 

Retransmita seu conteúdo você mesmo

Pense em vários canais

Hoje, a comunicação de uma única forma está obsoleta. Entre seus leads, alguns serão tweeters (usuários do Twitter), outros fãs do Facebook. Alguns serão receptivos a mailings, outros a SMS… cabe a você escolher o seu conteúdo de forma a atingir o maior número possível de destinatários. Complicado? Não se você construir sua campanha em uma ferramenta projetada para vários canais, como o Send-up.

 

Facilite o compartilhamento

Principalmente porque ao utilizar pacotes de software com essa expertise, seu conteúdo será imediatamente propício ao compartilhamento. A criação de uma landing page, botões de partilha para redes sociais, utilização de hashtags, são todos elementos a utilizar para promover a “viralidade”.

 

Interações facilitadas

A comunicação, quando bem sucedida, torna-se tripartida. Há :

o que você diz às pessoas. Exemplo: “Aqui está o novo produto. »

ao que as pessoas respondem. Exemplo: “É ótimo, adorei. »

o que as pessoas dizem umas às outras. Exemplo: “-Eu tenho o modelo FG, esse é mesmo melhor? -Passei do modelo FG para FH e não tem foto! »

Criar discussões em torno da sua marca é uma conquista do ponto de vista comunicacional. Você se torna um ponto comum. Você cria interações que são enriquecidas e multiplicadas.

 

Envolvimento

Como chegar lá ? Dê voz aos seus leitores, à sua rede. Faça perguntas em vez de transmitir uma mensagem unilateral. Para retransmitir um artigo do seu blog, finalize-o ou retransmita-o na forma de uma pergunta. Para um artigo “Por que você faz compras online”, por exemplo, dirija-se aos seus leitores “E você, faz compras online? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários! »

E também conte com relés de comunicação

O benefício a ser obtido com os debates

Todas as interações criadas em torno do seu conteúdo ajudam a endossá-lo. E isso mesmo quando são mistos ou negativos. Você ainda pode filtrar ou moderar para evitar deslizes ou comentários depreciativos. Mas o desafio de lançar um debate é envolver as pessoas e, assim, dar-se a conhecer. Portanto, quanto mais reações, melhor.

A importância das avaliações

Assim como você convida seus leitores a reagir, peça também a opinião deles: sobre seu conteúdo, suas fichas de produto. Porque, mais uma vez, não há necessidade de todos serem 100% positivos – isso até pareceria suspeito! Estudos mostram que em mercados semelhantes como AirBnb ou Booking, os usuários da Internet ficam mais confiantes quando o painel de opiniões é diversificado. No entanto, sabemos até que ponto as opiniões dos pares são influentes. Antes de comprar, descubra. E o feedback ou as recomendações dos clientes exibidas desempenham um papel decisivo.

 

O papel dos blogueiros

Os blogueiros são atores terceirizados, que provavelmente recomendarão ou criticarão seu produto. E como partido considerado neutro, a sua opinião terá impacto. Se fóruns ou blogs servirem de referência em sua área, entre em contato com eles. Apresente-se, conte-lhes sobre o seu produto e crie uma newsletter dedicada a eles para mantê-los informados. A colaboração pode fornecer uma visibilidade valiosa para estabelecer sua legitimidade.

 

A utilidade dos backlinks

Backlinks são todos links que apontam para sua página. Multiplique-os, para que se tornem essenciais. Por se tratarem de sites que a priori não lhe pertencem, há uma vertente de prospecção e até negociação a realizar. Entre em contato com aqueles que você gostaria de indicar para você. Veja a resposta deles e concorde, se necessário, em estabelecer um link recíproco: eles apontam para você e você coloca um link em algum lugar do seu site para apontar para eles – em um rodapé ou em uma inserção de parceiros, por exemplo. Todos ganham visibilidade e SEO no Google, e todos podem encontrar o caminho até lá.

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