Como construir uma imagem de marca forte e impactante? É um verdadeiro desafio a assumir para ganhar visibilidade e, acima de tudo, conquistar novos clientes numa altura em que a atenção do comprador é demasiado procurada. O desempenho das suas ações de marketing e vendas depende disso. Por que certas marcas captam toda a nossa atenção e podem contar com uma comunidade de fãs embaixadores ultrapoderosos? Por que certas marcas são regularmente populares nas redes sociais e reconhecíveis pelo seu simples código de cores?
A razão é simples: eles conseguiram – através dos esforços que veremos neste artigo preparado pela Lancaster – construir uma imagem de marca impactante.
Você pode imaginar que poder contar com uma imagem de marca tão forte facilita significativamente os esforços de marketing e vendas. E portanto o retorno do investimento!
Numa altura em que o comprador moderno prefere realizar as suas compras sozinho através da Internet e a sua atenção é exagerada, construir uma imagem de marca forte é um grande desafio.
O que é uma imagem de marca?
Vamos começar dando uma definição de branding.Branding é um conceito baseado na percepção de um produto, marca ou empresa por um público.
Encontraremos aí critérios objetivos, é claro. A marca oferece produtos de qualidade superior? A marca tem compromissos ecológicos? Etc.
Mas a imagem da marca também incluirá critérios mais subjetivos, sobre os quais você terá menos controle. A imagem da marca é o resultado de vários fatores como as características intrínsecas do produto, a experiência do cliente ou mesmo as ações publicitárias realizadas.
Destacar-se e convencer num mundo digital repleto de conteúdos mais ou menos interessantes, spam e imposturas não é fácil mas é essencial. Fazer a diferença e conquistar os internautas exige trabalho, investimento, pesquisa, análise e estratégia. Construir uma imagem de marca impactante não acontece estalando os dedos.
Muitas empresas infelizmente pensam que basta criar buzz nas redes sociais para construir a imagem da sua marca. Se fosse tão simples, todo mundo faria isso. Na verdade, não é tão complicado. Acima de tudo, precisamos de implementar as ações certas para alcançar este objetivo. E se não os conhecemos…
Defina seus objetivos
Esta é uma dica comum para artigos sobre marketing e suas estratégias. Primeiro de tudo, você precisa definir metas específicas.
Por que você deseja revisar ou criar a imagem da sua marca? O que você realmente espera disso? Seja específico definindo objetivos quantificados e com prazo determinado.
E sim! Como você sabe como chegar à linha de chegada se não sabe exatamente onde ela fica?
Este é o ponto de partida essencial para a construção da imagem da sua marca.
Estude seu alvo
Você acha que conhece seu alvo por dentro e por fora? Repense tudo e estude cada um de seus comportamentos.
Como o seu target se comporta na internet, quais sites ele frequenta, quais redes sociais? Como ela compra? Quais são as expectativas dele? Seus interesses? Seus problemas? Como ela percebe sua marca hoje?
Liste seus pontos fortes e fracos
Quais são os seus pontos fortes? Por que seu alvo deveria escolher você e não seu concorrente?
Você deve encontrar pontos fortes que sejam consistentes, realistas e que proporcionem real valor agregado aos seus clientes.
Naturalmente, esses são os pontos que você irá destacar para construir uma imagem de marca impactante.
Mas seus concorrentes não vão deixar você invadir o mercado sem reagir. Assim como os consumidores não acreditarão em você apenas pela sua boa palavra.
Você deve combater os ataques competitivos e as objeções dos clientes para melhorar sua oferta.
Liste seus pontos fracos e como você pode resolvê-los.
Todos estes elementos permitir-lhe-ão ter uma ideia clara da imagem de marca que pretende criar e das alavancas a utilizar para a alcançar.
Incorpore sua marca e mobilize sua equipe
Criar uma imagem de marca também é um esforço de equipe.Você sabe: seus melhores embaixadores, bem antes de seus clientes, são seus funcionários.
Seus funcionários agora estão muito ativos na Internet e nas redes sociais. Às vezes, eles são até solicitados diretamente na web por seus clientes potenciais e potenciais.
Você deve, portanto, incluir todos os seus funcionários na criação da imagem da sua marca. Cada um de seus funcionários deve incorporar a marca. Cada um deles é um embaixador e contribui para a construção da imagem da sua marca. Da secretário ao diretor de marketing, dos recursos humanos à contabilidade… Capacite e mobilize toda a sua empresa.
Seja paciente e regular
Roma não foi construída num dia, nem a imagem da sua marca. Criar uma imagem de marca exigirá muito trabalho, alguns investimentos e muito tempo. Uma boa marca é uma marca que resiste ao teste do tempo. Para fazer isso, você deve ser paciente e regular em suas ações.
Uma pessoa deve ser confrontada cerca de 7 vezes com uma mensagem para assimilá-la. Portanto, não hesite em comunicar regularmente no seu site e nas redes sociais para criar a imagem da sua marca. Não tenha medo de se repetir, o público sempre será diferente.
Para que a imagem da sua marca fique ancorada ao longo do tempo, você deve estar atento ao tempo que dedicará à sua criação.
Se uma agência de comunicação promete a você uma imagem de marca relevante em poucos dias, fuja ou prepare-se para sofrer a ira de um buzz negativo!
Elabore sua carta gráfica
Você acha que seu logotipo é bonito? Você acha que roxo e verde juntos são legais? Faça a si mesmo as perguntas certas. O que essas cores significam? Eles se adequam à sua imagem e ao seu público-alvo?
Uma boa imagem de marca é acima de tudo uma marca visual. Você vê isso todos os dias, reconhece as marcas que gosta, mesmo que apenas pelo logotipo ou simplesmente pelo código de cores.
Muito mais do que estético, o seu logotipo e o design do seu site devem estar alinhados com os seus valores e com a percepção do seu target em relação aos códigos de cores que você utiliza.
A sua carta gráfica é o elemento central da imagem da sua marca, que permite ao seu público-alvo identificá-lo rapidamente entre todos os seus concorrentes.
Ofereça soluções além das vendas
Com a internet e as redes sociais, as expectativas dos seus consumidores mudaram. Seus consumidores são tão procurados que naturalmente se tornam mais exigentes.
Além disso, seus prospects adquiriram o hábito de buscar eles próprios as informações necessárias para sua decisão de compra na internet.
É a mesma coisa no B2C! As transições entre as diferentes fases são simplesmente mais rápidas!
Assim, para atrair a atenção deles e criar uma imagem de marca que os atraia, você não deve mais se posicionar como vendedor ou prestador de serviço, mas sim buscar sinceramente resolver os problemas de seus clientes.
Integre as mídias sociais ao seu negócio
O que quero dizer com isto é que você não deve perder tempo adaptando sua imagem e sua atividade ao Facebook, Instagram ou Twitter. Selecione redes sociais com base em quem você é e quais são seus objetivos.
As redes sociais são essenciais para a construção de uma imagem de marca impactante, mas acima de tudo é preciso investir nas redes certas!