Já imaginou elaborar um conceito de aplicativo de smartphone para otimizar o trabalho das suas equipes? Existem muitos temas em que essa é uma ideia útil: processamento de informações, organização de atividades, gerenciamento de colaboração, etc. Mas converter a sua ideia numa solução digital não é fácil. Se você não sabe como ter o aplicativo desejado, a Lancaster, empresa especializada em proteção da propriedade intelectual, lista abaixo os principais passos de criação a seguir para alcançá-lo.
Defina especificações para seu aplicativo móvel
- Faça um balanço do que existe
- Existem vários aplicativos móveis disponíveis. Antes de começar, é importante observar quais aplicativos já existem e que poderiam atender às suas necessidades. Dê uma olhada nas diferentes lojas e sites especializados para descobrir.
- Defina as necessidades dos futuros usuários
- Aqui você terá que definir as necessidades de seus usuários e determinar o valor agregado que seu aplicativo móvel lhes trará. Estamos falando de oferta de valor.
Estabeleça especificações
Permitirá definir com precisão o objetivo, as características e as funcionalidades da sua aplicação. Deve também abordar os prazos de conclusão, a distribuição de tarefas e o seu orçamento. Se você for apoiado por uma agência como a nossa nesta missão, poderá contar com uma perspectiva externa, experiência e sólido conhecimento.
Defina seus objetivos
Por exemplo, melhorar a eficiência das suas equipas ou oferecer-lhes suporte de comunicação interna, estes objetivos não são os mesmos. A escolha dos recursos para sua aplicação seguirá logicamente a partir disso. Concentre-se em suas funções prioritárias. Desenvolvimentos são sempre possíveis. Se o aplicativo tem como objetivo otimizar o trabalho de seus funcionários, não deixe de coletar diretamente suas necessidades como futuros usuários. Para que sua nova ferramenta seja adaptada e bem aceita, é bom incluí-la no seu pensamento.
Faça um protótipo
Antes de decidir sobre o design da sua aplicação de negócios, desenhar um modelo funcional (ou wireframe) permite representar cada visualização com os elementos essenciais da sua interface, como áreas de texto ou imagem, estrutura em árvore, etc. Você deve ter em mente que os usuários da sua empresa devem poder utilizá-lo sem esforço. Para isso, deve-se trabalhar sua ergonomia e navegação. A experiência do usuário deve ser otimizada. E devemos querer usar o seu software!
O orçamento disponível
Se você tiver recursos e habilidades internas para desenvolver seu aplicativo, precisará estimar o tempo de design e depois convertê-lo em custo. Se você planeja utilizar um provedor de serviços externo, deverá estimar seu orçamento, o que também pode influenciar a escolha da tecnologia para sua aplicação.
Selecione a tecnologia de desenvolvimento
Dependendo dos diferentes critérios desejados (funcionalidade, desempenho, manutenibilidade, habilidades, etc.), você precisará recorrer a uma linguagem de desenvolvimento específica:
- O aplicativo nativo representa 80% do tráfego móvel. Ele fornece acesso a inúmeras APIs e recursos nativos de smartphones e tablets, como geolocalização. Porém, deve ser desenvolvido especificamente para cada plataforma (IOS ou Android), o que pode tornar seu design demorado e caro.
- O aplicativo móvel híbrido incorpora código da web em suas visualizações. Ionic é uma tecnologia específica utilizada neste tipo de caso.
- O aplicativo multiplataforma usará uma linguagem de desenvolvimento como React Native ou Flutter para compilar em diferentes plataformas, IOS e Android, por exemplo. A sua vantagem é, portanto, utilizar principalmente um código comum, o que pode ajudar a reduzir os tempos de desenvolvimento e, portanto, os custos.
Escolha como desenvolver sua aplicação interna
Desenvolva seu aplicativo para sua empresa Se você tiver as habilidades, é claro que poderá desenvolver seu aplicativo móvel sozinho com os desenvolvedores do seu departamento de TI. Se suas habilidades forem limitadas nesta área, existem criadores de aplicativos que podem permitir que você garanta um design minimalista.
Porém, para atender às necessidades de negócios complexas e específicas sem fazer concessões, a melhor solução é recorrer a uma agência digital. Podemos desenvolver a sua aplicação móvel à sua medida. Não sabe com quem entrar em contato? Consulte vários fornecedores com suas especificações e compare. Cuidado, a empresa que oferece a cotação mais baixa certamente não é a mais séria. Referências, competências, apoio e proximidade também devem ser estudados.
Você não compra um preço, você investe em uma estratégia, na sua implementação e em um produto!
Teste seu aplicativo
teste seu aplicativo móvel O aplicativo móvel da sua empresa passou por todas as etapas de seu desenvolvimento. Antes de colocá-lo em produção, é importante testar todas as versões que serão publicadas (IOS, Android, etc.). Também é essencial convocar um grupo de testadores beta, por exemplo uma equipe de funcionários envolvidos e motivados pelo seu projeto. Esta etapa permite verificar e corrigir determinados pontos (velocidade, anomalias, navegação, desempenho, etc.) e observar o comportamento do usuário na aplicação através de uma ferramenta de rastreamento.
Envie sua inscrição para as lojas
Depois de verificado o aplicativo, e mesmo que seja um aplicativo dedicado à sua empresa, você deverá enviá-lo às diferentes lojas para que seus funcionários possam baixá-lo. A tarefa pode ser tediosa, pois cada um apresenta uma diretriz por vezes restritiva.
Pense em registrar seu app
Para que seu aplicativo seja reconhecido, ele precisará ter, antes de tudo, um ícone facilmente detectável na tela dos smartphones. Pensar em uma estratégia de marca é importante neste sentido. Ao criar um ícone, você estará utilizando a marca de sua empresa, ou, ao menos, uma das formas de aplicação de sua identidade visual.
Para estar protegido, é importante que todas essas formas de aplicação estejam devidamente protegidas contra o uso indevido por terceiros, seja ele o plágio ou alguma aplicação indesejada ou potencialmente danosa. Para tanto, é necessário registrar sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), instância responsável pela proteção da propriedade intelectual em todo o território brasileiro.
A Lancaster é uma empresa dedicada a este ramo há décadas e a melhor opção para lhe poupar tempo, dinheiro e, claro, das dores de cabeça atreladas a esse processo que pode ser burocrático e cansativo. Para ler mais sobre o registro de marca e as regras determinadas pelo INPI, leia mais em nosso blog. Se já tem uma marca e pensa em protegê-la, não hesite em fazer contato com nosso time!