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Como elaborar uma estratégia de branding para sua empresa

Se você está começando a empreender ou está pensando em expandir seu negócio com novos produtos, serviços e, portanto, novas marcas, já deve ter ouvido falar da ideia de branding para sua empresa. Embora já muito difundido, é comum ficar perdido dentro do largo escopo que compreende as estratégias de um planejamento de criação da imagem de marca de uma empresa ou produto.

Neste artigo, a Lancaster, empresa referência no mercado da proteção da propriedade intelectual de empresas, explica alguns dos pontos centrais de uma estratégia de branding e dá dicas de como desenvolver estas técnicas em seu empreendimento. Leia mais!

 

Crie o logotipo (ou logomarca) certo

O logotipo da sua empresa obviamente desempenha um papel central na imagem que você transmite a terceiros.

Seu logotipo é a imagem mais visível da sua empresa. Embalagem, assinatura de e-mail, cartões de visita, apresentação em Power Point, site, landing pages de anúncios, seu logotipo está em todo lugar! Antes de visitar o seu site ou entrar em contato com a sua empresa, é o primeiro elemento (junto com o seu nome) que os seus clientes perceberão da sua empresa. É a pedra angular da sua identidade visual.

Além das regras puramente gráficas, a chave aqui está na consistência entre o seu logotipo e a identidade da sua marca. Um logotipo, assim como o seu nome, participa ativamente na transmissão da mensagem da sua empresa.

Daí a necessidade, mais uma vez, de ter trabalhado o DNA da sua marca antes de embarcar na criação de um logotipo.

A maioria dos problemas que surgem na hora de criar um logotipo não vem dos designers gráficos, mas sim da definição incompleta do projeto da empresa.

 

Defina uma identidade visual eficaz

Julgar pelas aparências é pecado. Mas todos nós fazemos isso. Assim como as roupas, o penteado e a maquiagem de uma pessoa, sua identidade visual envia uma mensagem para quem a vê.

Não deve ser projetado simplesmente para parecer bonito, nem construído de acordo com o seu gosto pessoal, mas para servir de forma eficaz a identidade da sua marca.

Sua identidade visual corresponde à variação de imagem da identidade de sua marca. A escolha de cores, fontes, visuais e ilustrações desenham a cara da sua empresa.

Tal como acontece com o logotipo e o nome, a consistência continua a ser a palavra-chave. Quanto mais a sua identidade for definida a montante, mais forte será a coerência entre o seu logotipo, a sua identidade visual e a sua identidade.

E quanto maior for a consistência, mais forte será a mensagem.

Tenha em mente, porém, que assim como seu visual, sua identidade visual precisa de uma atualização ocasional.

Poucos de nós somos capazes de assumir o visual de dez anos atrás, o mesmo vale para a sua identidade visual. Assim como o seu guarda-roupa e o seu penteado, ele não pode fugir completamente da tendência.

Se você não mexe na sua identidade visual há mais de 10 anos, há grandes chances de ela estar envelhecendo. Devido ao hábito, você pode não ver mais, mas seus clientes em potencial sim. E a imagem associada ao seu negócio também sofre.

Você não quer parecer uma empresa desatualizada? Talvez seja hora de ligar para seu designer gráfico ou agência de comunicação favorita.

 

Trabalhe nos outros componentes da identidade da sua marca

A identidade da sua marca pode ser trabalhada para cada ponto de contato entre você e seus clientes e funcionários (isso é chamado de Employer Branding).

É percebido pelo vocabulário que você utiliza, pelos recursos visuais que você compartilha nas redes sociais, pela embalagem dos seus produtos, pela espessura e textura do seu cartão de visita, pela cor dos sofás da sua sala de espera, pelo cheiro do seu local, pela fala dos seus vendedores e do seu serviço pós-venda, o tom da sua escrita, das suas campanhas publicitárias, etc.

Quem nunca ouviu falar das instalações do Google? Muitas vezes, muitos limitam-se ao logotipo porque é um elemento fundamental da marca. É verdade que antes de embarcar em operações caras e malucas de branding, é melhor garantir que as bases sejam sólidas.

Porém, o logotipo é apenas a primeira pedra da construção e, se você listar todos os pontos de contato entre sua empresa e terceiros, verá que há um número significativo a ser abordado.

 

Para que é usado o branding?

Como você entendeu, o branding serve principalmente para enviar a mensagem que você deseja às pessoas ou entidades em contato com a sua marca. É isso que permite influenciar a percepção que eles têm da sua empresa, mesmo que você não consiga controlar a sua marca.

Trata-se, portanto, de trabalhar o valor percebido da sua empresa. O branding é usado para melhorar o valor percebido do seu negócio

Para compreender plenamente a noção de valor percebido, é necessário contrastá-la com o valor real. É uma oposição forte, aquela que tradicionalmente coloca profissionais de marketing e engenheiros uns contra os outros.

 

Muitos empreendedores e líderes empresariais investem fortemente no seu produto ou serviço, ou seja, no valor real da sua oferta. Seu objetivo? Desenvolva uma solução que seja intrinsecamente melhor que outras.

É essencial, mas não suficiente. Com efeito, focar no valor real adicionando uma opção adicional ao seu serviço ou acrescentando mais uma funcionalidade à sua aplicação permite-lhe satisfazer os seus clientes atuais, aqueles que o conhecem e que conhecem o valor da sua empresa. Ou seja, aqueles que já estão conquistados.

Mas e os seus clientes potenciais e aqueles que ainda não o conhecem? E quem ainda não conseguiu apreciar o acabamento minucioso do seu produto, nem a qualidade do seu suporte? E aqueles que ainda não sabem o quão incrível você é?

Tudo o que eles conseguem perceber sobre a sua empresa se resume ao seu site, à sua reputação no Google e a alguns elementos do discurso capturado nas suas redes sociais e não à qualidade intrínseca do seu produto.

E é aí que entram os especialistas em marketing. Se não for possível manter um negócio indefinidamente focando apenas no branding (embora a Apple aparentemente tenha assumido o desafio de nos provar o contrário), é muito prejudicado não trabalhar no branding de sua empresa.

Nos casos mais graves, a ausência de branding pode desvalorizar totalmente a sua oferta aos olhos dos consumidores.

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