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A importância de definir uma identidade de marca

A concha da Shell, o M do McDonald’s, a maçã da Apple são rapidamente associadas a uma empresa. Isto prova claramente a escala que estas marcas assumiram. Apple, McDonald’s, Shell, Nike, etc. todas essas marcas conseguiram criar uma identidade forte e hoje, não importa de que país você venha, você pode reconhecê-las de longe, sem necessariamente ver o logotipo.

Você não precisa ficar olhando os pôsteres por muito tempo ou ver o logotipo para saber de que marca é. A sua identidade pessoal torna-o único e o mesmo se aplica à identidade da marca de uma empresa que ajuda a diferenciá-la das demais.

Você quer se posicionar na mente dos consumidores, mas se sente perdido entre todas essas empresas que tentam se destacar?

Neste artigo, a Lancaster elenca elementos para criar uma identidade de marca que terá impacto no seu público.

 

O que é identidade de marca?

Primeiro, devemos diferenciar claramente a identidade da marca e a imagem da marca. A identidade da marca é como você deseja que sua empresa seja percebida pelos consumidores. A imagem da marca não é a representação que você deseja dar da sua empresa, mas é a forma como ela será realmente percebida pelos consumidores. A identidade da marca faz parte da estratégia de marketing, é como você se descreve e a imagem da marca pode ser definida como “o que as pessoas dizem sobre você quando você não está por perto”.

Você expressa sua personalidade através de suas roupas, da música que ouve, de suas paixões, etc. O mesmo acontece com a sua marca, ela manifesta a sua identidade através de uma aparência, um som, valores, etc.

A identidade da marca inclui:

  •      Os elementos visuais da sua marca também chamados de carta gráfica (logotipo, tipografia, cores, etc.)
  •      Elementos da política comercial (preço, distribuição, etc.)
  •      Valores da marca
  •      A história da marca

 

Além das características mais “clássicas” mencionadas acima, cada vez mais marcas estão adicionando elementos olfativos e visuais à sua identidade de marca.

Pensamos, por exemplo, no slogan sonoro do McDonald ou no Amazon Alexa. Pensamos também nos perfumes que lojas de vestimentas usam nas roupas, na loja e na frente da loja para criar uma lembrança inesquecível para seus clientes. Essas marcas entenderam tudo, os consumidores as conhecem e as reconhecem. Isso cria um sentimento de apego entre os clientes e a marca.

 

Para que serve a identidade da marca?

A identidade da marca dá uma identidade à sua marca e a distingue de seus concorrentes aos olhos do público, criando uma conexão que leva à fidelidade e ao envolvimento do cliente. Quando a identidade da sua marca for desenvolvida, você poderá utilizá-la em suas diferentes estratégias de marketing para permitir que seu negócio evolua ainda mais e como você provavelmente já sabe, sua marca evolui com o crescimento do seu negócio.

É por isso que a identidade da sua marca não é fixa. Ela irá evoluir, mas deve permanecer sempre consistente para que seus clientes continuem se identificando com a marca.

 

A identidade da marca também permitirá que você:

Posicione suas ofertas. Porque entre dois produtos iguais o cliente pode dar mais importância a uma marca do que a outra devido à personalidade da marca. Na hora de escolher entre duas caixas de bolos de chocolate idênticos, a identidade da marca desempenha um papel importante no processo de compra. Se, por exemplo, uma das duas marcas defende valores ambientais, isso certamente fará pender a balança a seu favor.

  •      Crie um sentimento de apego (se você criar um vínculo emocional com seus clientes, isso promoverá sua fidelidade)
  •      Lealdade do consumidor. Os valores, as ideias, o estilo de vida que a identidade da sua marca sugere: todos estes elementos ajudam a fidelizar os clientes.
  •      Desenvolva a sua notoriedade criando uma imagem memorável na mente dos consumidores
  •      Melhorar a representação interna e externa
  •      Construir confiança e credibilidade junto aos consumidores

 

Quer criar a identidade da sua marca, mas não sabe por onde começar?

O nome da marca: O nome da sua marca deve transmitir os valores e a missão da sua empresa. Em vez disso, escolha um nome de marca curto que seja fácil de lembrar e pronunciar. Verifique sempre o aspecto legal, você precisa saber se o nome está disponível e se é possível protegê-lo facilmente. Se você deseja exportar seu negócio, faça as mesmas verificações internacionalmente e tenha o cuidado de escolher o nome com cuidado, uma palavra pode ser traduzida e interpretada de forma diferente em outro idioma.

O logotipo: Assim como o nome, o logotipo deve transmitir os valores e missões da sua empresa. Deve ser memorável e reconhecível. Esta é uma etapa essencial, pois está no centro da identidade visual. Preste muita atenção ao logotipo, pois ele será exibido em diversas mídias.

Você deve saber a quais elementos deseja ser associado e, inversamente, a quais elementos você não deseja que os clientes o associem. Está comprovado que o cérebro memoriza melhor quando é abstrato. Evite usar dente se você tiver consultório odontológico, diferencie-se da concorrência para se destacar na multidão. A Apple tem uma maçã, não um computador, como logotipo.

 

Assinatura da marca: Esta é uma frase curta, mas impactante, que revela mais uma vez os valores e missões da sua empresa. Deve ser facilmente lembrado e despertar emoções positivas. Você pode usar a história da marca ou seus valores para ajudá-lo a desenvolver a assinatura de sua marca.

A assinatura da sua marca deve ser escolhida de forma que seja atemporal e possa ser usada em diferentes mídias. Algumas pessoas confundem assinatura de marca com slogan. A assinatura da marca faz parte da identidade da marca, faz parte da estratégia de comunicação da marca e ajuda a criar notoriedade. O slogan é um bordão com finalidade publicitária.

O tom ou voz da sua marca: o tom refere-se ao tipo de linguagem usada para se comunicar com seu público. Você gostaria de se dirigir aos seus clientes de maneira informal ou informal? Você quer usar uma linguagem séria, bem-humorada e casual? Para escolher cuidadosamente esse aspecto da sua marca, pergunte-se que voz e tom sua marca teria se fosse uma pessoa.

 

Cores: Para que seus clientes reconheçam sua marca rapidamente, é imprescindível que você escolha as cores certas. Devem representar a sua empresa, os seus valores e os seus produtos para que a sua marca seja facilmente reconhecível. Escolha 3 cores principais que você usará em todos os seus suportes.

A primeira cor será a sua cor principal, ou seja, deverá ser a cor que melhor representa o seu negócio. A segunda será usada para dar suporte à sua primeira cor. Se, por exemplo, a cor do seu número 1 for escura, pode ser interessante escolher uma segunda, mais discreta e vice-versa. A terceira será uma cor de destaque, muitas vezes muito diferente das duas primeiras.

Você também pode usar esta roda de cores para descobrir quais cores podem ser usadas juntas. Cores opostas são complementares. Você também pode escolher cores à direita e à esquerda da cor principal. Não se esqueça que certas cores chamam mais a atenção que outras, é o caso do vermelho, por exemplo.

Assim como o logotipo, as cores e o slogan, a fonte deve transmitir uma mensagem e refletir os valores da sua empresa. Não hesite em brincar com diferentes formas de tipografia (negrito, itálico, etc.). Existem sites onde você pode encontrar diferentes tipografias e escolher as que mais lhe agradam. Por exemplo, você pode usar o Google Font para baixar e instalar uma fonte.

 

Elementos gráficos: pode ser um círculo, uma onda, linhas, etc. são elementos que distinguem o seu negócio dos demais e que lhe servirão na hora de desenvolver documentos, cartazes, posts em redes sociais, etc.

Obviamente, para poder criar uma identidade de marca eficaz, você deve conhecer bem o seu público-alvo. Convido você a ler este artigo sobre como criar uma persona.

 

Nossos conselhos

Dica nº 1: não hesite em contar histórias.

As melhores marcas são aquelas que chamam a atenção usando o Marketing e a Comunicação a seu favor. Não se trata de inventar uma história, mas sim de destacar os valores ou a história da sua empresa.

Se a sua empresa tem uma história por trás de sua criação, como a Apple que foi criada na garagem de Steve Jobs, não hesite em utilizá-la. Isso criará um vínculo entre seus clientes e sua marca.

 

Dica nº 2: sempre mantenha a personalidade da sua marca consistente.

Mesmo que decida desenvolver o seu negócio ou alargar uma gama de produtos, porque isso permite que os seus clientes continuem a identificar-se com a marca.

 

Dica nº 3: atualize a identidade da sua marca.

A identidade da marca nunca é fixa, como para uma pessoa, ela evolui. E embora a consistência seja essencial, uma empresa que busca constantemente inovação e sabe ser flexível é uma empresa que tem tudo planejado.

Atualizar a identidade da marca de tempos em tempos ajuda a manter o interesse do consumidor. Porém, recomendo que você sempre seja consistente na modificação de sua identidade visual. Se, por exemplo, for feita uma alteração no site a um elemento visual, esta deverá ser modificada em todos os outros meios de comunicação que o incluam.

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