Melhorar a imagem da sua marca é uma preocupação muito importante na vida de uma empresa, pois garante indiretamente a sustentabilidade da atividade. Com efeito, qualquer negócio sólido assenta numa imagem de marca forte, reconhecida e valorizada pelos clientes. Neste artigo, a Lancaster traz um conteúdo para focar na importância da imagem da marca para o seu negócio e depois veremos como trabalhá-la de forma relevante.
O que é marca? Breve lembrete do básico
Chamamos de imagem de marca todas as representações mentais e emocionais de uma empresa, marca ou rede, percebidas pelos consumidores. Também falamos sobre branding. A imagem da marca é divulgada através de todas as mensagens da marca e através de diferentes meios de comunicação. Na verdade, todas as interações da marca com os seus clientes ou potenciais clientes são oportunidades para divulgar a sua imagem de marca. Concretamente, a imagem da marca é propagada através da Internet, dos meios de comunicação social, do boca a boca ou mesmo da imprensa.
A imagem da marca permite que os consumidores se identifiquem com os valores da marca. Isso criará um vínculo entre a marca e cada cliente potencial e influenciará sua decisão de compra. Cada empresa é responsável pela sua marca e deve geri-la de forma muito subtil através de todos os canais de comunicação à sua disposição, bem como em todas as trocas e pontos de contacto que mantém com os seus clientes. Hoje, quando as mensagens entre clientes e empresas são omnipresentes, quando os consumidores dominam o funcionamento do marketing e quando as questões de consumo evoluem rapidamente, é absolutamente necessário que cada marca domine e controle perfeitamente a sua imagem.
Importância de ter uma boa imagem de marca para o negócio
Melhorar a imagem da sua marca é essencial para sustentar o seu negócio. Na verdade, quanto mais positiva for a imagem da sua marca, maior será a probabilidade de os clientes visitarem as suas lojas e consumirem os seus produtos.
Porém, é importante esclarecer nesta fase que mesmo que a imagem da marca promova as vendas, ela também está intimamente ligada à qualidade dos produtos oferecidos. Com efeito, quanto maior for a qualidade dos seus produtos e serviços, mais satisfeitos ficarão os clientes e contribuirão para a divulgação de uma boa imagem de marca. Assim, embora possa ser tentador confiar fortemente na publicidade para melhorar a sua imagem junto do público em geral, esta não parece ser a estratégia mais relevante a longo prazo.
Na verdade, os clientes prestam cada vez mais atenção às avaliações dos clientes, que proporcionam uma garantia de qualidade – ou má qualidade – à marca. Eles também acompanham empresas nas redes e comparam produtos/serviços na Internet. Neste contexto, focar na qualidade e na sua imagem é o seu melhor trunfo. Lembre-se que seus clientes são seus melhores embaixadores! Quanto mais satisfeitos estiverem com seus produtos e com sua marca em geral, mais falarão sobre isso para quem os rodeia e isso terá um impacto positivo no faturamento da sua empresa.
Conheça seus clientes, aprimore seu conhecimento sobre clientes e peça avaliações para melhorar seus produtos e, consequentemente, a imagem de sua marca. Os consumidores de hoje procuram empresas com valores fortes e responsáveis. Para ficar o mais próximo possível de seus consumidores e sempre atender às suas expectativas, ofereça regularmente pesquisas de satisfação para coletar avaliações de clientes e melhorar seu conhecimento sobre o cliente. Implemente diversas ferramentas em seus pontos de venda para esse fim.
Como trabalhar a imagem da sua marca e comunicá-la amplamente
Trabalhar a imagem da sua marca exige muito esforço a diferentes níveis: do ponto de vista estratégico, no terreno, mas também na comunicação. Sua marca deve ser melhorada em todos esses pontos se você quiser ter um impacto melhor em seus públicos-alvo.
Do ponto de vista estratégico, você precisa pensar profundamente nos valores que deseja representar. Trata-se, portanto, de conhecer muito sobre o seu público-alvo para atender às suas expectativas e ganhar pontos na percepção que têm da sua marca. Em campo, garanta que as mensagens transmitidas dentro das lojas sejam consistentes com a sua marca. Ambiente, música, identidade olfativa, acolhimento e disponibilidade de pessoal, estantes, etc., devem refletir a sua imagem, independentemente do ponto de venda onde os seus clientes se dirigem.
O mesmo vale para a comunicação dos seus pontos de venda. Este é um ponto importante na divulgação da imagem da sua marca. Tudo deve ser consistente, desde cartazes no metrô até publicações nas redes sociais, passando pelo seu SMS marketing, sua estratégia de fidelização e sua identidade visual. Nada deve ser deixado ao acaso. Para tal, é possível optar por uma solução de Gestão de Ativos Digitais que lhe permitirá armazenar e partilhar os diversos suportes digitais da sua marca com total segurança.
Para melhorar o seu branding nestes diferentes pontos, implemente ações que lhe permitam respeitar os valores e compromissos assumidos pela marca. Por exemplo, se você se posiciona como uma empresa ecologicamente responsável, comunique ativamente o que você implementou para respeitar seus compromissos ambientais. Mostre que tudo isso não é apenas comunicação e que seus valores se traduzem em compromissos concretos com os consumidores.
Conclusão
Para concluir, melhorar a imagem da sua marca é uma tarefa de longo prazo que deve ser pensada desde a criação de uma empresa e que evolui de acordo com o seu desenvolvimento no mercado. Fique atento às necessidades e expectativas dos seus consumidores para oferecer-lhes uma experiência de cliente de qualidade que influenciará positivamente a imagem percebida da marca. A imagem da marca deve ser construída de forma consistente em todo o território onde a marca está estabelecida. Isto requer, portanto, a utilização de ferramentas adaptadas às redes para facilitar a partilha e transferência de meios de comunicação e informações.
Permaneça no blog para saber mais também sobre a importância do registro de marca. Só com o registro de sua empresa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial é possível dormir tranquilo sabendo do monopólio dos direitos de utilização das designações de sua empresa, seus serviços e produtos. A Lancaster tem décadas de experiência no ramo da propriedade intelectual e é a parceira ideal para auxliliá-lo neste processo.