Passo a passo para criar uma identidade para sua empresa - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Passo a passo para criar uma identidade para sua empresa

Como criar uma marca para sua empresa é um passo essencial para que seu negócio se posicione de forma eficiente no mercado e sua empresa garanta credibilidade no ramo. Trata-se de definir a identidade com a qual você será conhecido por seus clientes, fornecedores e até mesmo entre os concorrentes.

Com décadas de experiência no mercado de marcas e patentes, a Lancaster prepara, neste artigo, algumas dicas para você sair na frente ao definir a identidade de sua empresa.

 

Escolha o nome da sua marca

Depois de saber o que você vai vender, é hora de escolher um nome para sua marca. Este é um passo muito importante, porque será muito difícil mudar o nome depois. O nome de uma marca terá um impacto sobre o resto da sua empresa, incluindo o seu marketing, logotipo, formalidades legais e administrativas, etc. Isso também é conhecido como estratégia de marca.

Além disso, os consumidores mantêm uma marca graças ao seu nome para a grande maioria. Então, vamos ajudá-lo a escolher o nome ideal para sua marca.

A melhor coisa é escolher um nome curto e não muito específico. Por si só, se o nome da sua marca for muito preciso, você terá dificuldade em diversificar depois. Pelo contrário, se o seu nome é muito genérico, não será necessariamente representativo da sua oferta.

 

Para encontrar uma marca, você pode usar várias técnicas:

– Inventar uma palavra

– Usar uma metáfora

– Descrever o seu negócio

– Usar um acrônimo

– Combinar duas palavras

 

Se você não tem ideia e não quer perder tempo, há geradores de marca disponíveis gratuitamente na web.

Assim que você tiver algumas ideias para o seu nome de marca, você pode coletar opiniões de sua família, seus amigos ou outros empreendedores.

 

Projetando uma identidade visual

Com um mercado-alvo, um posicionamento e um nome, você já tem uma boa ideia de como será o seu projeto. Agora, o plano é dedicado a produzir sua identidade visual, ou seja, as cores e tipografia que sua marca vai usar.

Para a sua marca, você terá que criar uma carta gráfica. Em poucas palavras, uma carta gráfica corresponde a variações de cores e tipografias que representam uma marca. Esta carta gráfica será aplicada no site web de uma marca, bem como em todos os seus recursos visuais (folhetos, postagens de mídia social, cartões de visita, etc.).

A escolha de certas cores, por exemplo, pode definir os valores da sua marca.

A cor amarela representa otimismo, cor roxa, criatividade, cor azul, confiança e muito mais. Além das cores, você também precisa definir o estilo caligráfico que representará sua marca. A tipografia é menos importante na criação de uma identidade visual, mas também não deve ser negligenciada. Dependendo dos produtos que você propõe, você será capaz de escolher vários tipos de tipografias.

 

Criar um logotipo

Agora que você definiu a identidade visual do seu projeto, deve ser fácil criar um logotipo. Existem muitas especificidades que farão do logotipo um bom representante da imagem da sua marca.

Recomendamos um logotipo simples que contenha o nome da sua marca. Você também pode adicionar um ícone se quiser.

Existem vários pacotes de software que permitem produzir um logotipo gratuitamente em alguns cliques. Claro, você pode usar um gerador de logotipo com inteligência artificial. Você só terá que indicar o nome da sua marca e o gerador irá projetar um logotipo.

Mas você também pode usar o software de design para fazer a produção do seu logotipo com modelos. Ao usar o Canva, você pode criar um logotipo gratuitamente a partir de modelos pré-fabricados que você pode personalizar como desejar.

 

Tenha um slogan

O próximo passo no plano de ação é ter o próprio slogan. Criar um slogan não é necessariamente o ponto mais importante. Mas se você planeja ter uma marca fora do comum, precisará de um slogan que chore e reflita a identidade de sua marca. Ao contrário do nome ou logotipo de uma marca, será mais fácil mudar um slogan.

O slogan aparecerá onde você quiser representar a imagem da sua marca. No seu site, suas redes sociais, seus cartões de visita e afins.

 

Promova a sua marca

Não importa o quão bom ou original é a sua marca. Se não for conhecido, você não fará vendas. A partir do momento em que você prepara sua marca, você pode começar a tornar seu negócio conhecido. Existem muitas maneiras de promover a sua marca.

A maneira mais conhecida de divulgar sua marca é a publicidade. Vários canais de comunicação permitirão que sua marca seja mais conhecida. Você pode, por exemplo, anunciar na Internet, incluindo anúncios do Facebook, anúncios do Pinterest, anúncios do TikTokAds, etc. Isso será feito para criar marketing viral, se possível.

Ou você pode passar por publicidade tradicional e fazer um anúncio na TV, rádio, eventos físicos e outros. Independentemente do tipo, a publicidade destina-se a promover seus melhores produtos, uma nova roupa ou outra coleção. Sabendo que a publicidade custa dinheiro, você deve torná-lo rentável.

 

Para promover sua marca, você pode optar por marketing de influência. Aqui, você vai pagar um influenciador para falar sobre sua marca e seus produtos. Graças a esta parceria, você vai recuperar um pouco da popularidade de um influenciador.

Você também pode usar o marketing de conteúdo para obter visibilidade gratuitamente e a longo prazo. Nesta estratégia, você vai publicar conteúdo para atrair clientes sem usar uma empresa de publicidade. No geral, você poderá usar o marketing de conteúdo de maneiras diferentes. –

Claro, o marketing de conteúdo ocorre nas redes sociais. Ao criar uma conta nas principais plataformas (TikTok, Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.), você pode facilmente ganhar visibilidade. Existem vários tipos de conteúdo que lhe permitirão atrair novos clientes.

No Instagram, Facebook ou LinkedIn, você pode postar fotos, vídeos, carrosséis e outros. Geralmente, esses conteúdos apresentarão uma nova coleção, os produtos mais vendidos, exemplos do uso de um produto, etc.

Outro formato muito elegante nos últimos tempos, vídeos curtos. Ao postar vídeos de menos de um minuto no formato de retrato, você pode obter visibilidade rapidamente sobre o TikTok, Instagram Reels ou YouTube Shorts.

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