Quais são as classes do registro de marca
Ao solicitar o registro de marca registrada, você deve identificar a classe de produtos ou serviços que sua marca registrada abrange.
O INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial usa uma lista de classes de marcas registradas que agregam todos os bens e serviços em apenas 45 categorias – 34 classes de produtos de marcas registradas e 11 classes de serviços de marcas registradas. À primeira vista, os nomes das classes podem ser confusos.
Afinal, onde você traça a linha entre suprimentos médicos (classe 10) e serviços médicos (classe 44)? Qual é a diferença entre os têxteis (classe 24) e os produtos têxteis (classe 22)?
É importante escolher a classe certa, porque, se você errar, talvez não consiga registrar uma marca registrada. E se você conseguir se inscrever para a turma errada, não será possível alterar seu registro mais tarde para nomear um diferente ou para mudar de um serviço bom para um.
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher as classes certas de marcas registradas.
Use o Manual de Identificação de Marcas Registradas
O manual de identificação de marcas registradas do INPI inclui uma lista de classes de marcas registradas do INPI. Ele também fornece descrições pré-aprovadas de produtos ou serviços que se enquadram em cada classe. O manual pode ser pesquisado on-line, por isso, se você digitar “jóias”, por exemplo, verá todas as categorias de bens e serviços possíveis para esse termo. Você verá que a maioria das joias está na classe 16, mas as joias de brinquedo são da classe 28, as pulseiras de identificação médica estão na classe 6 e um anel de tamanho e remontagem está na classe 37.
É um bem ou um serviço?
Para escolher a classe de marca registrada correta, você deve decidir se sua marca registrada se aplica a um bem ou a um serviço. Um bem é um item físico que as pessoas compram de você. Um serviço é uma atividade que você realiza para outras pessoas. Às vezes, é fácil perceber a diferença. Móveis, por exemplo, é um bem. Contabilidade é um serviço.
Mas outras vezes, a linha não é tão clara. Pensemosno exemplo das camisetas. Se você tem um monte de camisetas e vende-as, você está fornecendo um bem. Se as pessoas trouxerem camisetas para você e você imprimir de maneira personalizada, você estará fornecendo um serviço de impressão. Se você vende camisetas e também imprime desenhos nelas, talvez seja necessário registrar marcas registradas para um bem e um serviço. E se você tiver um site ou loja de varejo onde vende camisetas ou outros produtos, estará fornecendo um serviço de varejo.
É sua marca registrada para toda a sua empresa ou apenas um produto ou serviço?
Você pode ter marcas registradas que se aplicam ao seu negócio como um todo, como o nome e o logotipo da sua empresa. Mas você também pode ter nomes de produtos específicos, logotipos, rótulos ou outros recursos que também deseja marcar. A classificação de um determinado produto não é necessariamente a mesma que você usaria para o seu negócio como um todo.
Escolha uma classificação de marca comercial para os produtos ou serviços nos quais você realmente usa (ou tem intenção de usá-la) sua marca registrada
As classificações de marca comercial podem ser confusas porque você pode usar o nome ou o logotipo da sua empresa em muitas coisas. Existe o produto em si, mas também o seu site, os seus cartões de visita e o sinal fora do seu escritório. O que você precisa lembrar é que sua classe de marca comercial é baseada no produto ou serviço em si, e não na maneira como você usa sua marca registrada para comercializar esse produto ou serviço. Por exemplo, se você vende cosméticos, você está na classe 3, “cosméticos e substâncias de limpeza”. Você também não registraria uma marca na classe 16, “produtos de papel”, apenas porque seu nome e logotipo estão em caixas de produtos e folhetos.
Além disso, seu aplicativo deve listar apenas os produtos ou serviços nos quais você realmente usa ou pretende usar sua marca registrada. Se você usar seu logotipo em seu rótulo de camiseta, deverá listar camisetas, mas também não deve listar vestidos e calças só porque eles também estão na categoria de roupas, a menos que você tenha planos de um dia vender esses itens. Um advogado de marcas registradas pode ajudá-lo a planejar quais classes de marcas registradas serão mais benéficas para sua empresa.
Escolha uma classe que descreva o produto acabado, não seus ingredientes
Suponha que você vende blusas tricotadas à mão. Os suéteres pertencem à classe 25 para vestuário, não para a classe 23 para fios e linhas. Mas se além de blusas, você vende fio tingido à mão, então você precisa registrar seu fio na classe 23.
Escolher as classes erradas de marca registrada pode atrasar ou inviabilizar o registro de sua marca registrada. Aproveite o tempo para entender como usar uma marca registrada e considere cuidadosamente qual classe usar. E se você não tiver certeza, peça orientação a um advogado especializado no ramo do registro de marcas.