Estabelecer uma marca forte é a pedra angular para as empresas atingirem o seu público, conquistarem mais clientes, aumentarem as suas vendas e a sua cota de mercado. Permite-lhe estruturar todas as suas ações para atingir os seus propósitos de marketing, mas também comerciais: criação e desenvolvimento de um produto ou serviço, definição do posicionamento da marca na mente dos consumidores, criação de valor para satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Como saber qual estratégia adotar para atingir seus propósitos? A Lancaster, empresa especializada na proteção da propriedade intelectual, dá algumas dicas.
Quais propósitos de negócios sua estratégia de marketing pode atender?
Definir o propósito de marketing da sua empresa é o primeiro passo da sua estratégia. É isso que lhe permitirá levar o seu pensamento além da sua empresa e dos seus produtos, analisando o mercado, a concorrência e os seus clientes.
Existem muitos propósitos de marketing e formas de alcançá-los, mas definir seu propósito prioritário é o que permitirá refinar sua estratégia. Ao iniciar um negócio, o seu propósito de marketing pode muito bem ser a promoção da imagem da sua marca ou a promoção dos seus produtos com o propósito de gerar vendas. Uma empresa bem estabelecida no mercado também pode ter propósitos de marketing variados: aumentar as suas vendas, atrair novos clientes, fidelizar os clientes existentes e fazê-los converter novamente, aumentar a sua notoriedade, etc.
Só depois de ter identificado o propósito de marketing do seu negócio é que poderá avançar para as principais etapas, nomeadamente: o estudo dos seus clientes, a análise do seu produto ou do seu serviço, o marketing mix e o plano de ação a realizar.
Se uma estratégia de marketing evolui ao longo do tempo, ela deve ser registrada em meio físico. Ele começa indicando as principais direções do seu plano de marketing e, em seguida, detalhando.
Uma estratégia de marketing não deixa espaço ao acaso, permite orientar o seu método de trabalho para criar uma oferta relevante e depois comunicar eficazmente as suas vantagens. Relevante de acordo com o seu mercado, as expectativas e necessidades do seu target, mas também de acordo com o seu posicionamento.
Em seguida, identificamos vários estágios principais:
Oportunidades e ameaças: análise de mercado e concorrência
Você busca se posicionar em um mercado ou aumentar sua participação no mercado, mas como mapeá-lo? Como você se compara à concorrência? Sua oferta tem chance de sucesso?
O documento estratégico que permite compreender melhor os seus pontos fortes, fracos, possibilidades, oportunidades e ameaças é a análise SWOT:
Seus pontos fortes: dê um passo atrás, pergunte aos seus clientes e destaque seus pontos fortes. É o seu serviço pós-venda, as características do seu produto, as suas competências?
Seus pontos fracos: falta notoriedade à sua marca? A reputação atual da sua empresa está falhando com você? Você tem lacunas em finanças ou ferramentas contábeis? Os seus períodos de reembolso são muito longos? Os seus processos de devolução de encomendas são muito tediosos?
Possibilidades de mercado: crescimento do mercado, através da identificação de um canal como a Venda à Distância (VAD) que possa ser particularmente adequado à sua oferta. Pode também ser um aumento da procura ou a evolução de tecnologias que lhe permitem melhorar facilmente a qualidade do seu produto.
Ameaças externas: contexto de crise, novas regulamentações que impactam diretamente o seu ramo de atividade, surgimento de novos concorrentes com maiores recursos, etc.
Esta análise permitirá que você coloque em perspectiva sua estratégia de marketing, estudando o tamanho do mercado e também sua concorrência direta e indireta. Permitir-lhe-á ajustar a sua oferta (posicionamento, preço), mas também os seus canais de comunicação.
Estar ciente dos próprios pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do mercado oferece a oportunidade de construir uma mensagem tranquilizadora. Você poderá comunicar melhor sobre seu produto e criar valor. Desenvolva seus pontos fortes e seja tranquilizador em relação aos seus pontos fracos.
Identificando seus clientes
Conhecer seus clientes significa saber direcionar cada uma de suas ações: posicionamento de marca, posicionamento de produto, preço, canal de distribuição, alavancas e orçamento de marketing.
Acima de tudo, devemos ser capazes de identificar diferentes grupos de consumidores com base no seu comportamento de compra, mas também com base nas suas necessidades. Falamos então sobre segmentação, categorizando seu público-alvo em diversos grupos. A razão ? Duas pessoas da mesma idade, morando na mesma cidade, podem ter comportamentos, necessidades e medos diferentes. Embora um grupo de consumidores seja mais sensível à fabricação e à qualidade do seu produto, outros preferirão focar nos resultados financeiros. No entanto, ambos são o seu alvo principal!
Diversas metodologias permitem identificar claramente os perfis dos seus consumidores: estabelecendo as suas buyer personas com base em dados concretos, realizando estudos quantitativos e qualitativos, terceirizando essa análise para especialistas ou mesmo contando com os dados de clientes que você tem disponíveis.
Conhecer seu público também significa direcionar suas campanhas de comunicação. SEO, estratégia de conteúdo de marketing, displays na loja, serviço de clique e retire…
Além disso, ao combinar ações off-line e online você pode estar constantemente em contato com seus clientes para influenciá-los em seu ciclo de compra.
O posicionamento da oferta
Como posicionar sua oferta no mercado? Outra técnica de marketing permite estruturá-lo melhor, os 4 pontos chaves do marketing:
Produto: suas características, composição, embalagem, etc. O propósito é identificar sua vantagem, o benefício para o cliente que o diferencia dos produtos concorrentes.
Preço: qual política de preços será a mais relevante face ao mercado, ao produto e aos seus clientes? Você está considerando promoções, baixo custo ou posicionamento premium?
Promoção: qual será a sua política de comunicação? E-marketing,
Local: qual será a sua política de distribuição? Que estratégia de ponto de venda você deve implementar? Off e/ou online, seu circuito de distribuição, etc.
Envolva todos os seus departamentos (vendas, atendimento pós-venda, marketing, gestão) em cada etapa da sua estratégia de marketing. Cada funcionário tem sua própria experiência e sensibilidade ao seu mercado. As suas opiniões serão dados essenciais para enriquecer a sua estratégia de marketing.
Identificando sua estratégia de comunicação
Com base no mercado, na sua clientela, nos 4 pontos chave do marketing e nas ferramentas disponíveis, quais as alavancas de comunicação mais adequadas para atingir os seus propósitos? Podem ser relações públicas, assessoria de imprensa, mailing publicitário, promoções, eventos ou mesmo publicidade nos seus pontos de venda.