Você encontrou seu nome, logotipo ou slogan, verificou se estão disponíveis, basta tomar providências no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para torná-los seus. Esta abordagem é essencial para garantir a proteção da sua marca em território brasileiro e, por que não, a nível internacional. Mas qual é o sentido, e sobretudo como, de proteger a sua marca em vez de simplesmente utilizá-la?
Por que proteger uma marca?
A marca não é apenas um simples sinal para designar um produto ou serviço. É um ativo integral do seu negócio. Como resultado, pode ser avaliado, ganhar valor ou, mais raramente, perder valor.
Registrar uma marca no INPI permite proteger esse bem.
Tal como a protecção de uma inovação, a protecção da sua marca, a nível jurídico, permite-lhe intentar acções de contrafacção no caso de uma pessoa utilizar um nome, um logótipo ou mesmo um slogan, idêntico ou muito semelhante ao seu. Da mesma forma, você pode fazer valer os seus direitos em caso de litígio por parte de terceiros.
Além disso, uma marca permite que você se destaque no mercado em relação aos seus concorrentes. É a sua imagem e permite que os seus clientes o identifiquem de forma distinta, o que também é a grande característica de uma marca.
Por fim, ao não proteger a sua marca, você se expõe ao seu uso, ou mesmo à sua apropriação, por terceiros, sem poder intervir. Da mesma forma, se alguém decidir registrar sua marca, você não poderá mais utilizá-la!
O que você deve proteger em sua marca?
Ao contrário da crença popular, a marca não é necessariamente um elemento único. Você precisa proteger tudo o que deseja explorar exclusivamente. Então, pode ser:
- Um nome de empresa;
- Um nome comercial;
- Um logotipo;
- Um nome de domínio;
- Um slogan;
- Etc…
Resumindo, tudo que você precisa para garantir o monopólio de produtos/serviços.
Como proteger sua marca?
A proteção da sua marca não pode ser improvisada no último minuto. Este é um procedimento antecipado para o qual você tem várias formalidades a cumprir.
1 – Etapas preliminares para proteger sua marca
Em primeiro lugar, deverá verificar a disponibilidade da marca que pretende registar. Para fazer isso, você realizará uma pesquisa de estado da técnica de marca registrada.
Para ser completo, isso é feito em duas etapas:
Pesquisa idêntica: gratuita, é feita online no site do INPI. Você consulta o banco de dados da marca para descobrir sua disponibilidade.
Pesquisa de similaridade: mais aprofundada, é feita sob encomenda do INPI.
2 – Registro de marca
O primeiro passo real para proteger sua marca é registrá-la no site do INPI. Para saber mais, e contar com ajuda especializada neste processo, entre em contato com a equipe da Lancaster, pioneira e líder no mercado de propriedade intelectual.
3 – Registro da marca
O registo efetivo da sua marca ocorre vários meses após o envio do seu ficheiro. Na verdade, ele passará por várias etapas de antemão:
- A publicação do seu pedido no Boletim Oficial de Propriedade Intelectual no prazo de 6 semanas após a recepção do seu pedido;
- O INPI examina o seu processo em termos de conteúdo e forma: você poderá receber observações que deverá corrigir;
- Ao mesmo tempo, conta-se um prazo de 2 meses a partir da publicação no boletim oficial para recolher eventuais objeções de terceiros. Se for esse o caso, o INPI informará por correio;
- Decorrido o prazo, e não havendo oposição, o INPI registra sua marca e a publica no boletim oficial ;
- O INPI lhe dá um certificado de registro;
- O registro da sua marca é retroativo à data do seu pedido;
- Protegendo uma marca ao longo do tempo;
Embora o registo proteja a sua marca, não é suficiente para protegê-lo contra a sua utilização fraudulenta. Então, você precisa monitorar sua marca e estar pronto para defendê-la quando necessário.
Monitoramento de marca
Infelizmente pouco utilizado, o monitoramento de marcas é a única forma de garantir que ninguém procure registrar uma marca idêntica ou semelhante.
Com efeito, no Brasil, cabe ao titular de uma marca garantir que ninguém viola os seus direitos. Na verdade, é perfeitamente possível ao INPI registrar marcas idênticas ou semelhantes, sem informar uma empresa que se beneficiaria do estado da técnica. Esta última não pode, portanto, apresentar oposição no prazo de 2 meses, encontrando-se várias marcas coexistentes.
Para evitar essa situação, você deve configurar o monitoramento da sua marca. O INPI oferece esse serviço pago, mas simplesmente fornece um relatório semanal de relatórios da marca sem análise. Portanto, é preferível confiar o monitoramento da sua marca a um especialista que será responsável por configurar os alertas e detectar apenas as marcas que possam prejudicá-lo. Para não esquentar a cabeça com esse aspecto e garantir que o serviço está sendo bem feito, não hesite em contactar empresas especializadas como a Lancaster.
Defenda sua marca
Defender a sua marca abrange diversas ações. Assim, pode envolver a oposição ao seu registo ou utilização, ou a instauração de ações judiciais por infração.
Assim, configurar o monitoramento permite que você seja alertado em caso de registro de marca idêntica ou semelhante à sua. Você tem 2 meses a partir da primeira publicação no boletim oficial para apresentar sua oposição. Isso é feito enviando uma notificação formal ao proprietário da marca registrada, lembrando-o de seus direitos anteriores. Você pode então perguntar a ele:
- A pura e simples retirada do seu pedido se a marca for idêntica,
- Modificando seu título ou removendo certos produtos e serviços idênticos.
A defesa da sua marca permite-lhe também intentar uma ação por infracção em caso de utilização por terceiros. Com a ajuda de um advogado de propriedade intelectual, você tem 3 anos em processo penal e 5 anos em processo civil para agir a partir do momento em que toma conhecimento da violação dos seus direitos.
Por que a proteção da marca é importante?
Por fim, ao não proteger a sua marca, você se expõe ao seu uso, ou mesmo à sua apropriação, por terceiros, sem poder intervir. Da mesma forma, se alguém decidir registrar sua marca, você não poderá mais utilizá-la!