Uma identidade é a maneira como seus clientes pensam sobre você. Estas são as emoções que os seus clientes experimentam ao relembrar os contatos que tiveram com sua empresa. Resumindo, é o impacto intangível que você causa na sua comunidade. Um impacto que vai muito além dos seus produtos ou serviços.
O clichê repetido demais da identidade de marca forte é a Apple: eles são a representação exata do que uma identidade de marca forte faz: ninguém é indiferente a eles. Você ama a Apple, admira a Apple, despreza a Apple ou odeia a Apple. Mas você conhece a Apple. E é o mesmo para muitas marcas. Na mesma linha, podemos pensar na Starbucks, por exemplo.
Esses dois exemplos são fáceis de reconhecer porque são marcas internacionais convencionais. Te garanto, você não precisa vender em 100 países para que sua identidade seja forte.
Ter uma identidade de marca forte significa criar relacionamentos com as pessoas de sua base de clientes. Pense nisso. É uma loucura que quase todo mundo tenha uma relação emocional com uma marca de telefone ou uma cafeteria.
Um sapateiro pode ter uma identidade forte: seus clientes o amam porque ele conta ótimas histórias, conhece todo mundo e nunca para de memorizar os segredos dos vizinhos. Outros preferirão consertar os sapatos em outro lugar, justamente por essa mesma faceta da personalidade do sapateiro: não querem conversar e saber da vida de todo mundo.
Para o mesmo produto, a identidade de uma marca distingue a sua empresa de todos os seus concorrentes. E quanto mais competitiva for a sua área, mais necessário será ter uma marca diferenciada. Numa indústria onde todos são iguais, o primeiro a se destacar conquistará uma grande fatia do mercado.
A identidade da sua marca permeia literalmente tudo que compõe o seu negócio: sim, suas cores, seu logotipo, seu nome e seu slogan são importantes, mas isso é apenas a ponta do iceberg.
Cada palavra, seja no seu site, na sua embalagem ou na sala dos seus funcionários, representa a identidade da sua empresa.
E é o mesmo para todas as imagens, todos os gráficos, todos os desenhos.
Você está se perguntando se sua marca é forte o suficiente? O resto deste artigo da Lancaster deve ajudá-lo: detalhamos os pontos mais importantes que surgem de uma marca.
Uma marca forte é fácil de reconhecer
Acima de tudo, o que define uma marca forte é a sua capacidade de impressionar os consumidores e de ser reconhecida à primeira vista. Um cliente em potencial acaba comprando após múltiplas exposições ao seu marketing e depois de ter progredido em suas considerações de compra.
Sua marca é a razão pela qual ele pensará em você quando estiver pronto para comprar, e não em todas as alternativas. Quanto mais rápido as pessoas reconhecerem sua identidade, mais facilmente se lembrarão dela. E mais rápido eles construirão um relacionamento com ela.
Para isso, é preciso focar em elementos de identidade simples e claros. Ao querermos fazer tudo demais, não conseguimos fazer nada. E se você tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo com sua marca – mesmo que seja com a intenção de fazer bem – você não terá o impacto desejado.
Além disso, quanto mais elementos a identidade da sua marca incluir, mais dificuldade o cliente potencial terá em lembrar desses elementos e, assim, reconhecê-lo rapidamente sem ver o seu logotipo.
Porque sim, o reconhecimento de uma marca deve ser possível mesmo sem ter acesso ao seu logotipo ou ao nome da sua empresa. Muitas pessoas navegam rapidamente pelos feeds de notícias das redes sociais ou pelos boletins informativos e não perdem tempo para ver tudo.
Quanto mais facilmente sua mensagem se relacionar com seu negócio (sua identidade reconhecível), maior impacto ela terá. Resumindo, uma empresa que consegue ficar na memória das pessoas planta pequenas sementes, que podem acabar germinando quando a compra chegar.
Uma marca forte diferencia-se dos concorrentes através da sua identidade
Se o seu produto ou serviço tem realmente a melhor relação custo-benefício e você acredita sinceramente que seu negócio se destaca dessa forma, tudo bem. Uma grande parte dos clientes pesquisa preços e você pode optar por ingressar nesse mercado.
Mas a realidade é que o preço é um elemento diferenciador muito fraco. O mesmo para valor ao dinheiro. Porque se alguém quiser resolver seu problema da maneira mais barata possível, é provável que acabe na Amazon. E mesmo que ele reserve um tempo para visitar o seu site, provavelmente será com o objetivo de comparar todas as alternativas possíveis.
Assim, ao visitar seu site, seu cliente-alvo também terá outras 8 abas abertas, de todos os seus concorrentes. E ao menor desconto ou mudança de estratégia dos outros, você levará vantagem.
Tudo isto para dizer que hoje, graças (ou por causa) da Internet, encontrará inevitavelmente concorrentes que procurarão atrair da mesma base de clientes a sua atenção, o seu interesse e o seu dinheiro.
Imagine que se, em vez de comparar seus produtos com os de seus concorrentes analisando todos os detalhes técnicos, seus clientes viessem até você com o desejo de fazer parte de sua base de clientes.
Sua identidade permite que você faça isso. Ao ter uma identidade de marca forte e distinta, você atrairá clientes que se identificam com sua marca, além de terem certa necessidade de seus produtos ou serviços.
Aos olhos deles, por meio desse vínculo de relacionamento que será tecido entre a identidade deles e a sua, enquanto você permanecer fiel, a competição não existirá mais.
Uma marca forte une uma comunidade através de sua missão/visão/valores
Até agora apresentamos a identidade da marca principalmente como a personalidade da empresa, um pouco como escolher a decoração de interiores que pretende dar à sua casa. Pintamos nosso negócio com as cores e o estilo que atrairão mais clientes. Felizmente, a realidade é um pouco mais complexa.
As identidades de marca mais fortes são criadas na intersecção da personalidade de uma empresa e da sua capacidade de unir os seus clientes em torno de valores comuns. Em outras palavras, não basta ser alegre e bem-humorado.
Uma marca forte faz com que seus clientes voltem
Esta é a consequência direta e previsível da criação de relacionamentos mais fortes com seus clientes. A partir do momento em que as pessoas compram de você por um sentimento de pertencimento à sua comunidade, aos seus valores e à sua personalidade corporativa, seus concorrentes desaparecem.
Portanto, resta apenas um elemento crucial na equação para obter clientes hiperfiéis, que contam sobre você às pessoas ao seu redor: uma experiência pós-compra realmente boa e consistente.
O que quero dizer com isso é que se as pessoas compram seus produtos porque amam sua marca, mas acabam com um produto que não é tão bom quanto o anunciado e com um atendimento ao cliente digno das grandes empresas de telecomunicações, o relacionamento delas com sua empresa irá desmoronar instantaneamente. .
Um cliente insatisfeito não só perderá a confiança nas suas comunicações, mas também falará mal de você. Uma espécie de inimigo que você mesmo terá criado.
Mas, desde que a experiência do seu cliente após a compra corresponda ao que foi vendido a ele, e o seu atendimento ao cliente esteja correto e consistente com a sua identidade, é uma vitória.
Para muitas empresas, esta parte é menos prioritária, porque é vista como uma despesa, em comparação com o marketing que é um investimento.