Praça Raul Soares, 85 - Belo Horizonte - MG (31) 3274-1718 | (31) 98948 1430 lancaster@lancasterpatentes.com.br
registro-de-patente

5 razões para se registrar uma patente

Em 1876, Alexander Graham Bell inventou o telefone; em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente; em 1895, o mundo conheceu o cinema através de uma invenção dos irmãos Lumière; em 1906, Alberto Santos Dumont inventou o avião; em 1928, Alexander Fleming inventou a penicilina.

Todas essas revoluções e grandes nomes são conhecidos até hoje como marcos para o mundo contemporâneo, mas se engana quem pensa que o processo da invenção parou no início do século passado!

Todos os dias em laboratórios, empresas, indústrias, universidades ou até mesmo num lampejo de genialidade ao acaso, várias pessoas estão buscando criar novos métodos, maneiras e instrumentos para melhorar o desempenho e a produtividade de um segmento e, claro, também para lucrar com o esforço de seu trabalho.

É nesse contexto em que se dá a importância do processo de registro de patentes. Uma patente é uma espécie de título cedido ao autor de uma invenção. Confira 5 razões para se registrar uma patente:

  • Domínio sobre o uso de sua criação

Inventar um objeto, produto, sistema ou método não significa que sua utilização pertence à pessoa ou empresa responsável. Uma propriedade intelectual não registrada é considerada de domínio público, podendo ser utilizada e explorada por qualquer pessoa ou organização sem qualquer ressalva jurídica.

O registro da patente da invenção é a forma de garantir os direitos sobre a criação e ter a certeza de que sua utilização sempre precisará de passar pelo aval de quem requisitou o pedido de registro de patente.

  • Possibilidade de lucro

Apenas inventar um novo objeto, produto, sistema ou método não garante que a pessoa ou empresa terá retorno produtivo e financeiro com ele. Para isso é necessário que a invenção se prove realmente eficiente e se enquadre nos moldes de alguma área produtiva.

Porém, existe uma certeza, tendo ou não uma aplicação efetiva, uma invenção só renderá retorno financeiro, ou seja, lucro, para seu responsável se ele efetuar o registro de patente. Essa é a maneira de garantir propriedade intelectual sobre a invenção e permitir juridicamente que sejam cobrados valores financeiros por sua utilização.

  • Segurança em relação a cópias

O sentimento em relação ao plágio é realmente indignante. Quando se trata de alguém ou uma organização se utilizando de um objeto, produto, sistema ou método que exigiu tempo, dinheiro e dedicação de outrem é ainda pior.

Mas de nada adianta a indignação se não houver uma garantia legal de que uma invenção não pode ser copiada por um terceiro. A maneira de possibilitar uma segurança real de que a invenção e outras similares só poderão ser utilizadas por quem a inventou é efetuando um registro de patente.

  • Reconhecimento do trabalho

O reconhecimento profissional é uma das moedas mais valiosas no mercado de trabalho. Além de abrir portas para novas oportunidades é uma forma de premiar o esforço despendido em um trabalho.

Imagine se os nomes citados na introdução deste texto não tivessem, de alguma maneira, registrado suas invenções? Provavelmente não seriam lembrados por décadas à fio como são!

Portanto, o registro de patentes tem mais essa função, garantir que quem trabalhou para a invenção receba o devido crédito.

  • Valorização da marca

Quando uma empresa registra uma patente sob seu nome, esse produto passa a ser mais um a compor os valores e reconhecimento da marca.

Por exemplo, quando uma empresa do ramo de automóveis produz uma nova tecnologia de motores e registra a patente, pode atrelar essa nova tecnologia a sua marca, ganhando em uma ideia de modernidade e adequação aos tempos atuais. Só o registro da patente permite que uma empresa detenha os direitos de expor suas invenções como um agregador de valor à sua imagem.

  • Lancaster Marcas & Patentes

Com mais de 60 anos de atuação no ramo de registro de marcas e patentes, a Lancaster é símbolo de credibilidade, integridade e tradição no mercado. Ao longo do tempo de sua atuação, foram mais de 17 mil clientes atendidos, o que dá a empresa o peso requerido para trabalhar com um processo tão importante para pessoas e  empresas de variados ramos de atuação.

Você pode conferir mais sobre a atuação da Lancaster, acessando a seção de serviços do site!

 

 

 

Leave a comment