Criação de marca: como elaborar um plano de marketing - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Criação de marca: como elaborar um plano de marketing

Um modelo de marketing para sua empresa é essencial para se destacar no mercado e conseguir bons frutos e relacionamentos na cadeia que começa com fornecedores e termina no consumidor final. Para tanto, é preciso ter uma marca forte e bem protegida.

Neste artigo, a Lancaster, empresa especializada na propriedade intelectual de empreendimentos apresenta algumas ideias para facilitar seu processo de criação de uma marca e elaboração de uma estratégia de marketing para seu negócio.

 

Como determinar seus objetivos para criar uma marca?

Para identificar com precisão seus alvos, é essencial criar personas. Esses perfis fictícios ajudarão você a visualizar seus clientes em potencial, dando-lhes uma personalidade e um histórico realistas.

Esta abordagem permitirá que você:

  • Crie uma marca atrativa, de acordo com as preferências e padrões do seu público.
  • Escolha canais de comunicação apropriados, com base nos usos e práticas do seu público-alvo,
  • Defina mensagens relevantes, ligadas às motivações, obstáculos e expectativas das suas personas.

Uma persona/comprador-persona geralmente é composta pelas seguintes informações:

Características sociodemográficas: Esses dados incluem nome, idade, sexo, ocupação e localização geográfica do indivíduo típico.

Comportamento e jornada de compra: todas as etapas, desde a necessidade original do seu indivíduo típico até o encontro com sua oferta de produto/serviço

Motivações e expectativas: O que seu indivíduo típico deseja fazer com seu produto de serviço? Quais benefícios são mais importantes para ele

Medos e obstáculos à compra: Por que um indivíduo típico pode relutar em usar seu serviço/comprar seu produto?

O repositório: influências e fontes de informação online, marcas e aplicações favoritas, apetite tecnológico…

Essa lista não é exaustiva ! Você pode encontrar muitos modelos online que o ajudarão a enquadrar a criação de suas personas.

 

Desenvolva uma persona: onde encontrar as informações certas?

Dentro de uma empresa, vários atores possuem conhecimentos essenciais sobre os públicos-alvo:

Gestores, que conhecem profundamente o seu mercado, tanto do lado da oferta como da procura.

As equipas de vendas e serviço pós-venda, em constante interação com clientes e potenciais clientes.

O departamento de marketing e comunicação, que estuda continuamente o comportamento do usuário online.

Parceiros e distribuidores, que podem fornecer uma perspectiva externa valiosa sobre o mercado e as expectativas do cliente final, particularmente em segmentos ou geografias específicas não cobertas diretamente pela empresa.

Se o seu produto ainda não foi testado pelo seu público-alvo, organizar workshops de UX para pesquisa de usuários é uma etapa recomendada. Isso permitirá que você mergulhe nas necessidades e percepções do seu público, confirmando ou refutando suas suposições iniciais.

 

Defina o DNA da sua marca

Agora você tem uma compreensão profunda do valor exclusivo que suas ofertas oferecem, bem como dos públicos específicos aos quais você se dirige!

Agora é a hora de dar vida à sua marca, começando por definir o seu DNA, a sua personalidade.

O Brand DNA fornece uma base sólida com a qual o seu negócio pode avançar, fornecendo uma resposta clara à pergunta: “Quem somos nós?”

Na StandOut, desenvolvemos uma abordagem personalizada para criar DNAs de marca perfeitamente adequados aos nossos clientes.

Para cada empresa, o DNA desta marca é construído em torno de 3 pilares essenciais:

  • Uma missão definida,
  • Valores ancorados,
  • Uma personalidade de marca distinta.

 

1 – A missão

A missão é a resposta que a sua empresa dá à falha/problema do seu mercado.

Permite dar um direcionamento estratégico à sua empresa, realçar a sua singularidade e constitui um verdadeiro ativo comercial. Graças à sua missão, seus clientes se sentirão em sintonia direta com você!

Uma boa missão é:

intemporal e ambicioso: observe mais de perto a sua oferta e a sua atividade para definir que marca quer deixar no seu mercado;

resumindo: sua missão deve ser resumida em uma frase para ser impactante e relevante;

facilmente compartilhada por seu público-alvo e seus colegas: sua missão deve ser capaz de unir e gerar entusiasmo entre seus clientes e stakeholders.

 

2 – Valores

Hoje, perante um número colossal de empresas, os consumidores tendem a privilegiar as marcas pelos seus valores e não pelos seus produtos ou serviços.

Os valores dão cor à sua missão ao definir os princípios fundamentais da sua empresa.

Para criar uma marca única e justa, você deve reservar um tempo para definir claramente os valores da marca que deseja criar.

Valores bem escritos são:

Singularidade: deixe de lado os termos usados ​​em demasia! Seu negócio é criativo? Isso é para dizer ? Como ? Para que ? Dê preferência a expressões em forma de crença.

Declarado e justificado: explique cada um dos seus valores demonstrando como eles se aplicam a você e aos seus clientes.

Compartilhados tanto internamente quanto por públicos-alvo: assim como a missão, seus valores devem ser inspiradores para seus stakeholders e potenciais clientes.

 

3 – Personalidade da marca

Uma vez estabelecidos a missão e os valores da sua marca, é hora de consolidar o seu pensamento definindo a personalidade da sua marca.

A personalidade da marca permite que você:

Distinga as linhas de força do seu DNA,

Destaque as áreas a serem priorizadas para comunicar melhor sua mensagem,

Oriente a criação da sua identidade visual.

Nossa abordagem consiste em associar cada um dos seus valores a um conceito poderoso.

 

Construa uma identidade visual marcante para sua marca

O que é uma identidade visual?

Uma identidade visual refere-se a todos os elementos gráficos que personificam e transmitem a essência da sua marca. Ele desempenha um papel crucial na forma como sua empresa é percebida pelo público.

Geralmente, uma identidade visual é composta pelos seguintes elementos:

  • Um logotipo,
  • Uma paleta de cores,
  • Tipografias,
  • Elementos iconográficos/Ilustração.

Conciliados numa carta gráfica, estes elementos enquadram todos os vieses gráficos dos meios de comunicação de uma marca de forma a garantir consistência.

A identidade visual é mais do que apenas estética. É uma linguagem visual que deve comunicar a missão, os valores e a personalidade da sua marca, criando assim uma ligação emocional com o seu target.

 

Como construir uma identidade visual para sua marca?

Conte com um diretor artístico, especialista na área, que saberá captar os conceitos fortes da sua marca e transcrevê-los visualmente da forma mais coerente possível. Trabalhar com ajuda especializada garante ter um profissional que:

  • Conhece a filosofia das cores e formas como a palma da sua mão,
  • Domina software de design gráfico como nenhum outro,
  • Monitora constantemente as tendências gráficas.

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