Um modelo de marketing para sua empresa é essencial para se destacar no mercado e conseguir bons frutos e relacionamentos na cadeia que começa com fornecedores e termina no consumidor final. Para tanto, é preciso ter uma marca forte e bem protegida.
Neste artigo, a Lancaster, empresa especializada na propriedade intelectual de empreendimentos apresenta algumas ideias para facilitar seu processo de criação de uma marca e elaboração de uma estratégia de marketing para seu negócio.
Como determinar seus objetivos para criar uma marca?
Para identificar com precisão seus alvos, é essencial criar personas. Esses perfis fictícios ajudarão você a visualizar seus clientes em potencial, dando-lhes uma personalidade e um histórico realistas.
Esta abordagem permitirá que você:
- Crie uma marca atrativa, de acordo com as preferências e padrões do seu público.
- Escolha canais de comunicação apropriados, com base nos usos e práticas do seu público-alvo,
- Defina mensagens relevantes, ligadas às motivações, obstáculos e expectativas das suas personas.
Uma persona/comprador-persona geralmente é composta pelas seguintes informações:
Características sociodemográficas: Esses dados incluem nome, idade, sexo, ocupação e localização geográfica do indivíduo típico.
Comportamento e jornada de compra: todas as etapas, desde a necessidade original do seu indivíduo típico até o encontro com sua oferta de produto/serviço
Motivações e expectativas: O que seu indivíduo típico deseja fazer com seu produto de serviço? Quais benefícios são mais importantes para ele
Medos e obstáculos à compra: Por que um indivíduo típico pode relutar em usar seu serviço/comprar seu produto?
O repositório: influências e fontes de informação online, marcas e aplicações favoritas, apetite tecnológico…
Essa lista não é exaustiva ! Você pode encontrar muitos modelos online que o ajudarão a enquadrar a criação de suas personas.
Desenvolva uma persona: onde encontrar as informações certas?
Dentro de uma empresa, vários atores possuem conhecimentos essenciais sobre os públicos-alvo:
Gestores, que conhecem profundamente o seu mercado, tanto do lado da oferta como da procura.
As equipas de vendas e serviço pós-venda, em constante interação com clientes e potenciais clientes.
O departamento de marketing e comunicação, que estuda continuamente o comportamento do usuário online.
Parceiros e distribuidores, que podem fornecer uma perspectiva externa valiosa sobre o mercado e as expectativas do cliente final, particularmente em segmentos ou geografias específicas não cobertas diretamente pela empresa.
Se o seu produto ainda não foi testado pelo seu público-alvo, organizar workshops de UX para pesquisa de usuários é uma etapa recomendada. Isso permitirá que você mergulhe nas necessidades e percepções do seu público, confirmando ou refutando suas suposições iniciais.
Defina o DNA da sua marca
Agora você tem uma compreensão profunda do valor exclusivo que suas ofertas oferecem, bem como dos públicos específicos aos quais você se dirige!
Agora é a hora de dar vida à sua marca, começando por definir o seu DNA, a sua personalidade.
O Brand DNA fornece uma base sólida com a qual o seu negócio pode avançar, fornecendo uma resposta clara à pergunta: “Quem somos nós?”
Na StandOut, desenvolvemos uma abordagem personalizada para criar DNAs de marca perfeitamente adequados aos nossos clientes.
Para cada empresa, o DNA desta marca é construído em torno de 3 pilares essenciais:
- Uma missão definida,
- Valores ancorados,
- Uma personalidade de marca distinta.
1 – A missão
A missão é a resposta que a sua empresa dá à falha/problema do seu mercado.
Permite dar um direcionamento estratégico à sua empresa, realçar a sua singularidade e constitui um verdadeiro ativo comercial. Graças à sua missão, seus clientes se sentirão em sintonia direta com você!
Uma boa missão é:
intemporal e ambicioso: observe mais de perto a sua oferta e a sua atividade para definir que marca quer deixar no seu mercado;
resumindo: sua missão deve ser resumida em uma frase para ser impactante e relevante;
facilmente compartilhada por seu público-alvo e seus colegas: sua missão deve ser capaz de unir e gerar entusiasmo entre seus clientes e stakeholders.
2 – Valores
Hoje, perante um número colossal de empresas, os consumidores tendem a privilegiar as marcas pelos seus valores e não pelos seus produtos ou serviços.
Os valores dão cor à sua missão ao definir os princípios fundamentais da sua empresa.
Para criar uma marca única e justa, você deve reservar um tempo para definir claramente os valores da marca que deseja criar.
Valores bem escritos são:
Singularidade: deixe de lado os termos usados em demasia! Seu negócio é criativo? Isso é para dizer ? Como ? Para que ? Dê preferência a expressões em forma de crença.
Declarado e justificado: explique cada um dos seus valores demonstrando como eles se aplicam a você e aos seus clientes.
Compartilhados tanto internamente quanto por públicos-alvo: assim como a missão, seus valores devem ser inspiradores para seus stakeholders e potenciais clientes.
3 – Personalidade da marca
Uma vez estabelecidos a missão e os valores da sua marca, é hora de consolidar o seu pensamento definindo a personalidade da sua marca.
A personalidade da marca permite que você:
Distinga as linhas de força do seu DNA,
Destaque as áreas a serem priorizadas para comunicar melhor sua mensagem,
Oriente a criação da sua identidade visual.
Nossa abordagem consiste em associar cada um dos seus valores a um conceito poderoso.
Construa uma identidade visual marcante para sua marca
O que é uma identidade visual?
Uma identidade visual refere-se a todos os elementos gráficos que personificam e transmitem a essência da sua marca. Ele desempenha um papel crucial na forma como sua empresa é percebida pelo público.
Geralmente, uma identidade visual é composta pelos seguintes elementos:
- Um logotipo,
- Uma paleta de cores,
- Tipografias,
- Elementos iconográficos/Ilustração.
Conciliados numa carta gráfica, estes elementos enquadram todos os vieses gráficos dos meios de comunicação de uma marca de forma a garantir consistência.
A identidade visual é mais do que apenas estética. É uma linguagem visual que deve comunicar a missão, os valores e a personalidade da sua marca, criando assim uma ligação emocional com o seu target.
Como construir uma identidade visual para sua marca?
Conte com um diretor artístico, especialista na área, que saberá captar os conceitos fortes da sua marca e transcrevê-los visualmente da forma mais coerente possível. Trabalhar com ajuda especializada garante ter um profissional que:
- Conhece a filosofia das cores e formas como a palma da sua mão,
- Domina software de design gráfico como nenhum outro,
- Monitora constantemente as tendências gráficas.