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Por que adotar conceitos de uma marca empregadora?

Como você recruta pessoas talentosas? Você ainda confia na sua boa reputação ou se esforça para chamar o máximo de atenção possível para sua empresa por meio da marca do empregador? No mundo empresarial de hoje, esta medida empresarial está se tornando cada vez mais crucial. Neste artigo, a Lancaster te explica mais sobre o conceito de marca empregadora e fala sobre a importância de tratar sobre este tema em seu empreendimento.

Uma marca empregadora duradoura aumenta a eficiência do recrutamento, influencia a qualidade das candidaturas recebidas e promove a ligação emocional dos colaboradores à empresa. Mas por onde começar? Que medidas de Employer Branding são eficazes, sustentáveis ​​e econômicas? Ajudamos você a atrair seus candidatos ideais com uma marca empregadora forte.

 

O que é marca empregadora?

A marca empregadora é definida como o desenvolvimento direcionado e o fortalecimento da marca empregadora de uma empresa. O objectivo é melhorar a imagem e a reputação da empresa como empregadora atractiva e, portanto, influenciar positivamente a percepção desta pelos potenciais colaboradores. O objetivo do Employer Branding é atrair, reter e motivar uma força de trabalho qualificada, estabelecendo a empresa a longo prazo como um empregador líder no mercado de trabalho. O conceito de Employer Branding abrange, portanto, diferentes medidas, por ex. ex. comunicação direcionada, campanhas de “employer branding” ou a criação de um ambiente de trabalho interessante.

Não é incomum que os termos “employer branding” e “marketing de pessoal” sejam usados ​​como sinônimos. No entanto, embora estes dois conceitos estejam intimamente relacionados, devem ser claramente distinguidos um do outro. Na verdade, o Employer Branding está focado na estratégia, enquanto o marketing de pessoal está orientado para a área operacional.

Encontrar e reter seus funcionários: Usando branding externo versus interno.

Você está querendo contratar? Mas e quanto aos seus funcionários ou ao desenvolvimento da sua equipe? O que você faz para mantê-los motivados e como consegue reter funcionários qualificados na sua empresa? A marca do empregador permite-lhe gerir estes dois aspectos: falamos então de marca do empregador externo e interno.

 

Empregar posição de valor

Enquanto o Employer Branding externo visa fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa como um empregador atraente com o objetivo de atrair uma força de trabalho qualificada, o Employer Branding interno concentra-se nos seus funcionários e nos funcionários existentes e na sua satisfação dentro da sua empresa. Ao empregar diferentes medidas, por exemplo, campanhas de Employer Branding, comunicação direcionada através das redes sociais ou um site atrativo, você pode se destacar em ambas as áreas. Um conceito de Employer Branding direcionado ajuda você a fortalecer sua posição como empregador no mercado de maneira sustentável.

Sua estratégia de “employer branding” só pode dar frutos se for baseada em uma proposta de valor para o empregador convincente e única. Trata-se da proposta de valor do empregador que você apresenta aos seus funcionários. Mostre o que torna sua empresa única como empregadora e os benefícios que você oferece aos seus funcionários. Um EVP convincente pode ajudá-lo a atrair o interesse de funcionários em potencial e aumentar a lealdade e a motivação dos funcionários que já trabalham para você.

Defina sua estratégia respondendo às seguintes perguntas:

  •  O que o torna forte como empregador?
  • O que você representa e o que deseja representar no futuro?
  • Como você pode reter seus funcionários existentes?
  • Por que os candidatos devem escolher a sua empresa?
  • O que torna a sua empresa atraente para o grupo-alvo?
  • Através de quais canais você alcança seu grupo-alvo e como?
  • Qual é a sua maior vantagem em relação aos seus concorrentes?

 

Sua estratégia de “employer branding”: as medidas certas para sua marca empregadora

A marca do empregador não acontece da noite para o dia. Uma estratégia sofisticada que transmita os valores da sua empresa tanto externa quanto internamente constitui a base essencial do Employer Branding. Não se esqueça de incluir os seus colaboradores na criação da sua marca empregadora, porque eles não só correspondem exatamente ao seu grupo-alvo, mas também podem desempenhar o papel de embaixadores da marca. As estratégias e, sobretudo, as medidas para um Employer Branding sustentável são muito individuais e dependem do seu grupo-alvo, do seu setor de atividade, mas também da sua atitude.

Certifique-se de permanecer autêntico e confiável, mostrando os pontos fortes e os benefícios da sua empresa e comunicando-os de maneira pessoal e envolvente.

 

  1. Defina seus canais de comunicação

Onde você encontra sua força de trabalho qualificada em potencial? Provavelmente existem várias maneiras de atingir seu grupo-alvo. Use tantos canais quanto possível para promover seu negócio. Considere como você pode usar os seguintes canais para a marca do seu empregador:

  •      Página de carreira / blog / intranet
  •      Redes sociais
  •      Mídia on-line
  •      Boletim de Notícias
  •      Colaboradores/embaixadores da marca
  •      Eventos / reuniões / feiras de emprego

 

  1. Crie conteúdo exclusivo que transmita uma imagem autêntica do seu negócio

Você está presente em feiras, sua festa de verão está se aproximando ou todos os seus funcionários viajam com uma bicicleta da empresa financiada pela sua empresa? É incrivel! Mas como, quando e onde os potenciais candidatos são informados das suas atividades? Portanto, estabeleça um plano de redação e defina com precisão os canais pelos quais deseja distribuir cada um dos diferentes conteúdos. Integre os embaixadores da sua marca, bem como os funcionários do departamento de RH, no seu plano editorial. Assim, você manterá uma visão geral e cultivará uma comunicação externa suficientemente diversificada.

 

  1. Otimize seu site para a marca de seu empregador

Você só se dirige aos seus clientes no seu site ou também oferece um espaço virtual para os candidatos? Considere se e como você pode atraí-los, por ex. ex. com espaço próprio de carreira. Certifique-se de projetar sua página de carreira para apresentar todas as vagas em aberto, acompanhadas de descrições de cargos transparentes, tão compactas e legíveis quanto possível. Torne o processo de inscrição o mais fácil possível para seus candidatos em potencial. Os formulários online e a capacidade de fazer upload de documentos podem fazer uma grande diferença aqui.

Dica: Destaque-se dos concorrentes já oferecendo um gostinho da sua empresa na página de carreiras. Vídeos, fotos, mas também entrevistas com sua equipe ajudam a estabelecer um sentimento de confiança, proporcionando um toque mais pessoal.

 

  1. Use as redes sociais e envolva seu grupo-alvo diariamente

As redes sociais oferecem à sua empresa uma plataforma ideal para dar uma ideia da sua empresa e interagir com funcionários potenciais e atuais. Existem diferentes redes, orientadas para diferentes grupos-alvo. Use-os também para seu recrutamento nas redes sociais.

O LinkedIn é uma plataforma profissional e, portanto, um canal valioso para recrutar mão de obra qualificada. Este site dá-lhe a oportunidade de publicar as suas ofertas de emprego e dar-lhe uma experiência autêntica de trabalhar na sua empresa. Agora, um certo número de recrutadores realiza a sua atividade de recrutamento exclusivamente no LinkedIn.

Destaque-se da concorrência com vídeos, notícias, um perfil único da empresa, bem como as suas ofertas de emprego e os perfis dos seus colaboradores. Além disso, não hesite em explorar o potencial oferecido pelas redes Instagram e Facebook para dar um gostinho autêntico do seu negócio. Para fazer isso, diferentes formatos podem ser usados.

 

Funcionários satisfeitos

Com a marca do empregador, você dá aos seus futuros funcionários luz verde para sua candidatura. Mas quem fala em processo de recrutamento, diz também cumprir as promessas. Você é uma empresa moderna em que todos são tratados igualmente? Neste caso, mostre-o aos seus candidatos durante a entrevista de emprego, durante a negociação salarial e, sobretudo, durante a integração. A marca empregadora não se limita ao recrutamento, vai muito além do objetivo de retenção de pessoal. Na verdade, funcionários satisfeitos são felizes e produtivos. Estimule-os e dê-lhes motivos suficientes para quererem trabalhar na sua empresa e aí verem uma perspectiva de carreira, oferecendo-lhes uma cultura corporativa aberta, comunicação transparente, espaço para o seu próprio desenvolvimento, bem como métodos de trabalho ágil e eventos de team building. E lembre-se: os melhores embaixadores da sua marca empregadora são sempre seus próprios funcionários.

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