As marcas esportivas mais valiosas do mundo
De acordo com a publicação mais recente da revista de negócios Forbes, revisamos os principais nomes da indústria do esporte em um ranking focado que para muitos apresenta muitas surpresas.
Tomando o nível de impacto gerado no nível de engajamento, Top of mind do consumidor e vendas em todo o mundo, as listas parecem ser altamente centralizada no mercado dos EUA, no entanto, o volume gerado em termos de avaliação supera todas as expectativas.
Como a NFL é o evento esportivo com maior faturamento na última temporada, a Copa do Mundo da FIFA está apenas em quarto lugar, atrás dos Jogos Olímpicos em suas versões de verão e inverno e superando outros ramos do esporte, como o Jogos universitários dos Estados Unidos e da UEFA Champions League.
Um caso semelhante ocorre no mundo dos negócios, onde o nível de vendas e eficácia das estratégias de marketing é ainda mais mensurável e lança duas das principais empresas de roupas esportivas e calçados no topo da lista.
Do lado dos atletas, Roger Federer continua sendo o mais valorizado do mundo e, sem considerar a renda de bônus e patrocinadores pessoais, a barreira de 35 milhões de dólares por ano é superada.
Finalmente, revisamos o Top 10 dos clubes mais valiosos do mundo, onde a presença do time de beisebol emblemático Chicago Cubs, na décima posição da mesa, é surpreendente. Existem três franquias americanas e uma quarta administrada por um compatriota que lidera um ranking que em termos de renda superou os limites do esporte há muito tempo.
Com um crescimento de 200% em três períodos diferentes, os números superam em muito os faturados há apenas dez anos e o crescimento da indústria posicionou o esporte entre os mais importantes do mundo.
As marcas esportivas mais valiosas do mundo por categoria:
Eventos esportivos:
1 – NFL 663 milhões
A National Football League é a liga de futebol americano dos Estados Unidos. Esse é o esporte de maior audiência entre os estadunidenses e conta com 30 franquias ao longo do território do país. A menina dos olhos do Tio Sam ainda conta com uma final assistida em todo o mundo, o famoso Super Bowl.
2 – Jogos Olímpicos 419 milhões
A mais tradicional competição esportiva do mundo, com mais de 100 anos de duração não poderia estar de fora da lista. Com audiência global, os Jogos Olímpicos recebem a medalha de prata entre os eventos mais valiosos do mundo.
3 Jogos Olímpicos de Inverno 285 milhões
Alguns milhões a menos do que os jogos olímpicos de verão são perfeitamente compreensíveis. Os jogos olímpicos de inverno são mais restritos a países de clima frio, mas ainda assim ocupam a terceira colocação.
4 – Copa do Mundo da FIFA 229 milhões
Poucos eventos param o mundo como uma Copa do Mundo. Em vias de completar seu centenário, a competição que acontece de quatro em quatro anos mobiliza o planeta em torno do futebol, o esporte mais popular do globo.
5 – NCAA Final Four (basquete universitário) 228 milhões
O esporte universitário movimenta os Estados Unidos como em nenhum outro país. As universidades conseguem unir o grande território e ganham muita relevância nos locais que não contam com times nas ligas profissionais.
6 – Wrestling 195 milhões
O mais valioso evento dentro do mundo das lutas consegue um grande feito, estando a frente de ligas mais populares.
7 – UEFA Champions League 185 milhões
O torneio de futebol de clubes de mais alto nível do esporte mais popular do mundo, reunindo os mais importantes clubes do cenário europeu, a elite do futebol mundial.
8 – futebol universitário americano (playoffs) 176 milhões
O esporte mais popular dos Estados Unidos também tem um grande impacto nas ligas universitárias, a exemplo do que acontece com o basquete.
9 – Daytona 500 140 milhões
Mais um evento norte-americano, a Daytona é o único evento de automobilismo presente entre os 10 mais valiosos do esporte mundial.
10 – World Baseball Series 124 milhões
A nata do esporte mais antigo dos Estados Unidos, tido como o passatempo americano, o baseball não poderia ficar de fora da lista.
Atletas:
1 – Roger Federer 37,2 milhões
O suíço é um dos maiores fenômenos do esporte contemporâneo, para muitos o maior tenista de todos os tempos. Federer coleciona troféus e milhões na conta de sua marca.
2 – LeBron James 33,4 milhões
O rei das quadras da NBA, LeBron tem sido o atleta mais dominante do basquete há pelo menos uma década e sabe fazer de seu desempenho em quadra um fator importante para o valor de sua marca.
3 – Usain Bolt 27 milhões
O homem mais rápido do mundo, detentor de recordes olímpicos praticamente inigualáveis, subiu também rapidamente na lista das marcas mais valiosas do esporte.
4 – Cristiano Ronaldo 21,5 milhões
O atacante português é uma máquina de gols e fez frente a Lionel Messi como o melhor jogador de sua geração. Cristiano Ronaldo é um fenômeno também em explorar comercialmente sua imagem.
5 – Phil Mickelson 19,6 milhões
O californiano enfileira seus mais de 50 títulos no golfe ano após ano e, com isso, tem lugar garantido na lista dos esportistas mais valiosos.
6 – Tiger Woods 16,6 milhões
Um dos maiores nomes de todos os tempos no golfe, para muitos de técnica incomparável. Woods também figura entre as marcas esportivas mais valiosas do mundo.
7 – Virat Kohli 14,5 milhões
O grande nome do críquete mundial também cavou sua vaga nessa lista… mesmo sendo um esporte de pouco apelo internacional.
8 – Rory Mcllroy 13,6 milhões
Se o golfe não é dos esportes mais populares, certamente é um dos que mais movimenta dinheiro, o irlandês Mcllroy é o terceiro golfista da lista.
9 Lionel Messi 13,5 milhões
O argentino baixinho é dono de um futebol gigantesco, assim como os valores que remetem a sua marca. O camisa 10 do Barcelona é um dos maiores fenômenos de talento do esporte de todos os tempos e não poderia ficar de fora da lista.
10 Stephen Curry 13,4 milhões
O camisa 30 do Golden State Warriors revolucionou a forma de se jogar basquete na NBA. Com uma precisão inacreditável nas bolas de três, Curry fecha o top 10 de atletas mais valiosos.
Equipes:
1 – Dallas Cowboys 896 milhões
A franquia da NFL da cidade de Dallas, no Texas. É o time mais popular da liga.
2 – New York Yankees 688 milhões
Situada no maior mercado dos Estados Unidos, os Yankees são o time de baseball mais valioso da lista.
3 – LA Lakers 595 milhões
Uma das mais vitoriosas franquias da NBA, os Lakers sabem usar bem a imagem de suas estrelas históricas e o fato de estar na glamourosa Los Angeles.
4 – Manchester United 564 milhões
Os Red Devils são os maiores campeões nacionais na terra do futebol, tendo experienciado uma grande ascensão sob o comando de Alex Ferguson, subiram também na lista de equipes de maior valor.
5 – FC Barcelona 537 milhões
Mais que um clube, esse é o lema do clube que leva as cores da Catalunha. De incrível sucesso esportivo recente, o Barcelona também acumulou bastante valor a sua marca.
6 – New England Patriots 518 milhões
Outro exemplo de equipe que soube aproveitar o sucesso esportivo. Os Patriots são a equipe a ser batida no século na NFL. Boa parte desses milhões podem ser colocados na conta de Bill Belichik e Tom Brady.
7 – Real Madrid 510 milhões
O maior vencedor nacional da Espanha e também o grande campeão europeu, com 13 conquistas continentais, o Real Madrid não poderia ficar fora dessa lista.
8 – New York Knicks 505 milhões
Os Knicks não tem exatamente o melhor rendimento esportivo nas quadras da NBA, mas sabem usar bem o fato de estarem sediados em Nova York, por isso estão na lista das equipes mais valiosas.
9 – Boston Red Sox 458 milhões
Uma das mais tradicionais equipes do “passatempo americano”, os Red Sox são uma das maiores potências da Major League Baseball.
10 – Chicago Cubs 457 milhões
Outra potência do baseball, os Cubs não são exatamente uma potência em títulos, mas contam com uma base de fãs apaixonada e das mais sólidas dos esportes americanos.