As marcas esportivas mais valiosas do mundo - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
Praça Raul Soares, 85 - Belo Horizonte - MG (31) 3274-1718 | (31) 98948 1430 lancaster@lancasterpatentes.com.br

As marcas esportivas mais valiosas do mundo

As marcas esportivas mais valiosas do mundo

De acordo com a publicação mais recente da revista de negócios Forbes, revisamos os principais nomes da indústria do esporte em um ranking focado que para muitos apresenta muitas surpresas.

Tomando o nível de impacto gerado no nível de engajamento, Top of mind do consumidor e vendas em todo o mundo, as listas parecem ser altamente centralizada no mercado dos EUA, no entanto, o volume gerado em termos de avaliação supera todas as expectativas.

Como a NFL é o evento esportivo com maior faturamento na última temporada, a Copa do Mundo da FIFA está apenas em quarto lugar, atrás dos Jogos Olímpicos em suas versões de verão e inverno e superando outros ramos do esporte, como o Jogos universitários dos Estados Unidos e da UEFA Champions League.

Um caso semelhante ocorre no mundo dos negócios, onde o nível de vendas e eficácia das estratégias de marketing é ainda mais mensurável e lança duas das principais empresas de roupas esportivas e calçados no topo da lista.

Do lado dos atletas, Roger Federer continua sendo o mais valorizado do mundo e, sem considerar a renda de bônus e patrocinadores pessoais, a barreira de 35 milhões de dólares por ano é superada.

Finalmente, revisamos o Top 10 dos clubes mais valiosos do mundo, onde a presença do time de beisebol emblemático Chicago Cubs, na décima posição da mesa, é surpreendente. Existem três franquias americanas e uma quarta administrada por um compatriota que lidera um ranking que em termos de renda superou os limites do esporte há muito tempo.

Com um crescimento de 200% em três períodos diferentes, os números superam em muito os faturados há apenas dez anos e o crescimento da indústria posicionou o esporte entre os mais importantes do mundo.

As marcas esportivas mais valiosas do mundo por categoria: 

Eventos esportivos:

1 – NFL 663 milhões

A National Football League é a liga de futebol americano dos Estados Unidos. Esse é o esporte de maior audiência entre os estadunidenses e conta com 30 franquias ao longo do território do país. A menina dos olhos do Tio Sam ainda conta com uma final assistida em todo o mundo, o famoso Super Bowl.

2 – Jogos Olímpicos 419 milhões

A mais tradicional competição esportiva do mundo, com mais de 100 anos de duração não poderia estar de fora da lista. Com audiência global, os Jogos Olímpicos recebem a medalha de prata entre os eventos mais valiosos do mundo.

3 Jogos Olímpicos de Inverno 285 milhões

Alguns milhões a menos do que os jogos olímpicos de verão são perfeitamente compreensíveis. Os jogos olímpicos de inverno são mais restritos a países de clima frio, mas ainda assim ocupam a terceira colocação.

4 – Copa do Mundo da FIFA 229 milhões

Poucos eventos param o mundo como uma Copa do Mundo. Em vias de completar seu centenário, a competição que acontece de quatro em quatro anos mobiliza o planeta em torno do futebol, o esporte mais popular do globo.

5 – NCAA Final Four (basquete universitário) 228 milhões

O esporte universitário movimenta os Estados Unidos como em nenhum outro país. As universidades conseguem unir o grande território e ganham muita relevância nos locais que não contam com times nas ligas profissionais.

6 – Wrestling 195 milhões

O mais valioso evento dentro do mundo das lutas consegue um grande feito, estando a frente de ligas mais populares.

7 – UEFA Champions League 185 milhões

O torneio de futebol de clubes de mais alto nível do esporte mais popular do mundo, reunindo os mais importantes clubes do cenário europeu, a elite do futebol mundial.

8 – futebol universitário americano (playoffs) 176 milhões

O esporte mais popular dos Estados Unidos também tem um grande impacto nas ligas universitárias, a exemplo do que acontece com o basquete.

9 – Daytona 500 140 milhões

Mais um evento norte-americano, a Daytona é o único evento de automobilismo presente entre os 10 mais valiosos do esporte mundial.

10 – World Baseball Series 124 milhões

A nata do esporte mais antigo dos Estados Unidos, tido como o passatempo americano, o baseball não poderia ficar de fora da lista.

Atletas:

1 – Roger Federer  37,2 milhões

O suíço é um dos maiores fenômenos do esporte contemporâneo, para muitos o maior tenista de todos os tempos. Federer coleciona troféus e milhões na conta de sua marca.

2 – LeBron James 33,4 milhões

O rei das quadras da NBA, LeBron tem sido o atleta mais dominante do basquete há pelo menos uma década e sabe fazer de seu desempenho em quadra um fator importante para o valor de sua marca.

3 – Usain Bolt 27 milhões

O homem mais rápido do mundo, detentor de recordes olímpicos praticamente inigualáveis, subiu também rapidamente na lista das marcas mais valiosas do esporte.

4 – Cristiano Ronaldo 21,5 milhões

O atacante português é uma máquina de gols e fez frente a Lionel Messi como o melhor jogador de sua geração. Cristiano Ronaldo é um fenômeno também em explorar comercialmente sua imagem.

5 – Phil Mickelson 19,6 milhões

O californiano enfileira seus mais de 50 títulos no golfe ano após ano e, com isso, tem lugar garantido na lista dos esportistas mais valiosos.

6 – Tiger Woods 16,6 milhões

Um dos maiores nomes de todos os tempos no golfe, para muitos de técnica incomparável. Woods também figura entre as marcas esportivas mais valiosas do mundo.

7 – Virat Kohli  14,5 milhões

O grande nome do críquete mundial também cavou sua vaga nessa lista… mesmo sendo um esporte de pouco apelo internacional.

8 – Rory Mcllroy 13,6 milhões

Se o golfe não é dos esportes mais populares, certamente é um dos que mais movimenta dinheiro, o irlandês Mcllroy é o terceiro golfista da lista.

9 Lionel Messi 13,5 milhões

O argentino baixinho é dono de um futebol gigantesco, assim como os valores que remetem a sua marca. O camisa 10 do Barcelona é um dos maiores fenômenos de talento do esporte de todos os tempos e não poderia ficar de fora da lista.

10 Stephen Curry 13,4 milhões

O camisa 30 do Golden State Warriors revolucionou a forma de se jogar basquete na NBA. Com uma precisão inacreditável nas bolas de três, Curry fecha o top 10 de atletas mais valiosos.

Equipes:

1 – Dallas Cowboys 896 milhões

A franquia da NFL da cidade de Dallas, no Texas. É o time mais popular da liga.

2 – New York Yankees 688 milhões

Situada no maior mercado dos Estados Unidos, os Yankees são o time de baseball mais valioso da lista.

3 – LA Lakers 595 milhões

Uma das mais vitoriosas franquias da NBA, os Lakers sabem usar bem a imagem de suas estrelas históricas e o fato de estar na glamourosa Los Angeles.

4 – Manchester United 564 milhões

Os Red Devils são os maiores campeões nacionais na terra do futebol, tendo experienciado uma grande ascensão sob o comando de Alex Ferguson, subiram também na lista de equipes de maior valor.

5 – FC Barcelona 537 milhões

Mais que um clube, esse é o lema do clube que leva as cores da Catalunha. De incrível sucesso esportivo recente, o Barcelona também acumulou bastante valor a sua marca.

6 – New England Patriots 518 milhões

Outro exemplo de equipe que soube aproveitar o sucesso esportivo. Os Patriots são a equipe a ser batida no século na NFL. Boa parte desses milhões podem ser colocados na conta de Bill Belichik e Tom Brady.

7 – Real Madrid 510 milhões

O maior vencedor nacional da Espanha e também o grande campeão europeu, com 13 conquistas continentais, o Real Madrid não poderia ficar fora dessa lista.

8 – New York Knicks 505 milhões

Os Knicks não tem exatamente o melhor rendimento esportivo nas quadras da NBA, mas sabem usar bem o fato de estarem sediados em Nova York, por isso estão na lista das equipes mais valiosas.

9 – Boston Red Sox 458 milhões

Uma das mais tradicionais equipes do “passatempo americano”, os Red Sox são uma das maiores potências da Major League Baseball.

10 – Chicago Cubs 457 milhões

Outra potência do baseball, os Cubs não são exatamente uma potência em títulos, mas contam com uma base de fãs apaixonada e das mais sólidas dos esportes americanos.

Leave a comment