A melhor razão para registrar patentes e manter um portfólio de patentes é ganhar dinheiro para a empresa. O critério para determinar o benefício de patentear uma invenção é: quanto ela pode render em comparação com quanto custará. Neste artigo, a Lancaster elenca boas razões para patentear uma invenção. Ao fim da leitura, não hesite em entrar em contato com nossa equipe para conhecer as melhores condições para proteger as propriedades intelectuais de seu negócio.
Qual o valor do monopólio delimitado pela patente para a empresa?
As despesas devem ser medidas em relação a este valor. Uma vez claramente definido o objetivo (ganhar dinheiro com propriedade industrial), torna-se muito mais simples fazer as escolhas necessárias e buscar as informações necessárias para essas escolhas.
Além da questão filosófica de se a empresa deseja ou não publicar a invenção, a análise de uma oportunidade de patente pode então ser considerada na forma modelada de uma questão de expectativa matemática.
Os custos de um pedido de patente e subsequentes extensões ou despesas previsíveis têm, cada um, um grau de probabilidade conhecido (quantidade e data prováveis), e o mercado ou as licenças também podem ser modelados de forma semelhante. Este é o objetivo da avaliação financeira do seu portfólio de patentes.
A mesma abordagem também se aplica à questão de litígio ou oposição a uma patente existente, sendo as taxas clássicas de sucesso ou fracasso e os custos associados estimáveis
Vários fatores de feedback entram em jogo.
Primeiro, os fatores quantificáveis:
Suas vendas: uma patente é um direito de excluir concorrentes de um território, e isso possivelmente se traduz em menor necessidade de despesas de comunicação por venda realizada devido a essa exclusividade, bem como em preços potencialmente mais elevados, com margem maior.
Uma patente é uma fonte de receita por meio de vendas de licenciados e royalties associados.
Suas contas: uma patente é imobilizável, depreciável, pode ser incluída em um crédito fiscal para pesquisa. Pode constituir uma contribuição na criação de uma empresa.
Fatores difíceis de quantificar podem ser citados:
Primeiro, para o seu departamento de pesquisa: patentear exige saber sua posição em termos de domínio tecnológico em uma área e identificar seus pontos fortes (a serem protegidos) e seus pontos fracos. Patentear exige um melhor conhecimento da sua própria empresa e dos seus concorrentes, em termos de ativos técnicos.
Para o seu banco: é um ativo, uma prova de seriedade, uma certeza de monopólio de mercado, por isso pode contribuir para a obtenção de melhores condições bancárias.
Para os seus clientes: é uma referência, considerada uma marca de qualidade e inovação. Sua empresa é vista como líder e não como seguidora.
Para seus concorrentes: uma bandeira em seu território e um meio de troca de licenças cruzadas em caso de disputa por outra técnica patenteada por eles.
Para seus funcionários: motivação geral e/ou pessoal caso você os interesse financeiramente na obtenção de patentes.
Para os seus atuais ou potenciais acionistas (capitalistas de risco): é um sinal de receitas sustentáveis e previsíveis baseadas num monopólio.
Para os meios de comunicação social: trata-se de informação técnica, pelo que está disponível gratuitamente e com bastante facilidade nos jornais e noutros meios de comunicação social, sendo portanto uma forma de se dar a conhecer a um custo menor (compare o custo de uma patente e o de ‘um inserção em meio de comunicação adaptado à sua marca e ao seu mercado).
Portanto, especialmente se você é uma PME, afogada na selva de empresas desconhecidas, sem capacidade de se dar a conhecer rapidamente e de se diferenciar aos olhos dos clientes e financiadores, a patente é uma vantagem decisiva porque determina um território protegido.
Motivos para proteger suas inovações
Vamos explorar alguns benefícios abaixo.
PARA PROTEGER SUA INVENÇÃO
A fase de pesquisa e desenvolvimento é uma etapa cara do processo de inovação. Mesmo que o registo de uma patente represente um custo adicional, é mínimo em comparação com a vantagem competitiva que representa. É também uma boa forma de se proteger da concorrência, reivindicando os resultados da sua pesquisa e delimitando o âmbito da sua propriedade.
PARA OBTER UM MONOPÓLIO OPERACIONAL
A vantagem da patente ou marca é que confere ao seu titular o monopólio de exploração durante todo o período de proteção: até 20 anos para uma patente, desde que pagos os custos de manutenção (em anuidades gerais), e indefinidamente para marcas , em incrementos de 10 anos de proteção. Isto significa que durante todo o período de proteção, nenhum terceiro pode fabricar, comercializar ou explorar uma patente ou marca sem autorização do titular. Esta é uma vantagem estratégica definitiva que dá à holding uma vantagem inicial.
PARA MELHORAR SUA IMAGEM
As patentes são a prova de que a empresa investe em pesquisas para oferecer produtos cada vez mais inovadores aos seus clientes. Os consumidores confiarão mais facilmente em uma empresa ou marca que mostre claramente que uma patente foi registrada para um produto. Além do aspecto “inovador” que algumas pessoas gostam muito, é também a garantia para o usuário não comprar um produto falsificado.
O mesmo princípio pode ser transposto para as marcas, que desempenham um papel cada vez mais significativo na imagem dos produtos ou serviços assim comercializados. Hoje em dia, é também a forma de demonstrar o envolvimento de uma empresa em determinados valores sociais, o que pode ser muito promissor.
SER RECONHECIDO
Uma marca é um sinal distintivo que pode assumir diversas formas: um nome, um logotipo, a associação de um nome e um logotipo, um som, um slogan, um desenho, um cheiro, uma série de desenhos em movimento, etc.
Representa a imagem de uma empresa, até os seus valores, aos olhos do público e permite que os seus produtos ou serviços sejam conhecidos e diferenciados dos concorrentes.
Porém, se uma marca não estiver protegida, ela poderá ser registrada e utilizada livremente por um concorrente. Ele poderá assim não só proibir o uso da marca, mas também recuperar parte de seus clientes que pensam estar lidando com a mesma empresa.
PARA AUMENTAR SUA RENDA
Ser titular de marcas ou patentes confere outra vantagem: sendo a empresa a única capaz de explorar um produto ou um nome, pode optar por obter maiores lucros com ele, seja aproveitando a sua posição no mercado para aumentar os preços. , ou concedendo licenças de marca/patente e assim garantindo rendimentos regulares.
PARA GANHAR VALOR
A propriedade intelectual é um ativo intangível. Como tal, pode passar a fazer parte do património da empresa e aumentar o seu valor. Uma patente ou marca bem protegida é, como vimos, uma vantagem competitiva que impedirá os concorrentes de copiar e comercializar o produto original durante um determinado período de tempo – ou em qualquer caso, dissuadi-los de o fazer – ou permitir-lhes-ão defender-se. contra qualquer tentativa de falsificação.
Ao procurar financiamento, é também uma forma eficaz e credível de tranquilizar os bancos e investidores, mostrando-lhes que o risco é limitado e, assim, conduzir as negociações de avaliação para cima.
Observe que as patentes também podem ser contribuídas para o capital da empresa.