Como fazer uma pesquisa de mercado?
Ao abrir um negócio, o jovem empreendedor está se propondo a oferecer algo para os seus futuros clientes, seja um produto ou um serviço. Uma pesquisa de mercado irá ter como conclusão a necessidade do mercado consumidor, e quais são as chances daquele produto ou serviço ofertado ter sucesso com o público alvo.
Diante disso, saber como conduzir uma boa pesquisa de mercado se torna essencial para o sucesso de uma empresa. Por esse motivo, nesse artigo colocaremos várias dicas que irão te ajudar fazer uma pesquisa de mercado eficiente.
Passo a Passo para conduzir uma pesquisa de mercado
Como já vimos, uma pesquisa de mercado pode definir seu aquele produto ou serviço que a sua empresa está fornecendo fará sucesso ou não, o que mostra a importância que esse tipo de atividade tem no ramo empreendedor.
Defina o seu público-alvo:
Antes de qualquer pesquisa a se fazer com o mercado consumidor, o empreendedor deve definir o seu público-alvo, isto é, demarcar bem qual é o tipo de pessoa que o seu produto deve atingir. Para traçar esse perfil, pode-se fazer perguntas retóricas que o ajudarão, como qual a idade das pessoas que provavelmente irão consumir aquele produto? Qual é a renda média que eles têm? Quais são os canais de comunicação mais utilizados por esse grupo de pessoas?
Coletar os dados:
Bom, como todas as pesquisas em qualquer área do conhecimento, a pesquisa de mercado depende fortemente de uma coleta de dados do seu público alvo. Nessa questão, existem dois tipos de coletas de dados possíveis para o empreendedor:
- Dados Secundários: Os dados secundários podem ser classificados como aqueles que já estão presentes em algum sistema, seja ele online ou off-line. Essas plataformas podem ser da própria empresa, com pesquisas prévias ou até de portais que possuem fácil acesso, como o PNAD, IPEA e o IBGE, este último um dos mais utilizados para esse tipo de pesquisa;
- Dados primários: Os dados primários são aqueles que não estão presentes em nenhum sistema e, portanto, devem ser coletados pela própria equipe de marketing daquela empresa, por meio de entrevistas, enquetes, dentre outros;
Definir qual será o seu método de pesquisa:
A escolha de qual método de pesquisa utilizar irá depender muito dos objetivos que se tem com aquela pesquisa de mercado. São dois métodos existentes:
- Pesquisa de Mercado Qualitativa: Essa é uma pesquisa que possui aspectos exploratórios, isto é, deverá ser cobrado do consumidor quais são as opiniões acerca de um tema em específico. A pesquisa de mercado qualitativa é indicada para casos em que os objetivos a se tirar daquele estudo são subjetivo, como, por exemplo, se um empreendedor tiver o desejo de saber quais são as publicidades que atraem mais o seu público alvo;
- Pesquisa de Mercado Quantitativa: Essa é uma pesquisa que, na maioria das vezes, é feita a partir de dados já existentes, apesar de também poder ser feita através de enquetes e perguntas. Esse método tem como resultado conclusões objetivas, como, por exemplo, a porcentagem de pessoas dentro de um determinado público que se interessam por um determinado produto ou serviço;
Elaborar o roteiro para as pesquisas:
De modo a gerar resultados confiáveis em sua pesquisa de mercado, o empreendedor deve elaborar um roteiro para os seus questionários e enquetes. É importante frisar que esse tipo de pesquisa deve ser feito com o consentimento do consumidor, uma vez que os questionários invasivos não irão produzir boas respostas.
Para elaborar esse questionário, você deve, primeiramente, colocar os pontos que julga ser mais importante em relação ao produto e o público, como o grau de interesse daquela pessoa por algo e até quanto ela pagaria para te-lo. No entanto, não é proveitoso que o entrevistador faça algo engessado, o que provavelmente irá entediar o consumidor. Ao invés disso, deve-se fazer com que o indivíduo se interesse por aquele assunto, de forma que as suas opiniões sobre sejam verdadeiras.
Aplicar a pesquisa de mercado em seu negócio:
Muitas pessoas, mesmo após realizarem as pesquisas de mercado e terem como resultado a certeza de que aquele produto em questão não irá ter o sucesso esperado, continuam no mesmo erro e, por isso, podem levar a sua empresa a falência. Por isso, é importante acreditar nos resultados de uma pesquisa de mercado bem feita, de modo a respeitar as respostas que se obteve e se adaptar àquelas condições apresentadas.