Você está desanimado com a escassez no mercado de trabalho que está no horizonte? Uma estratégia sólida de branding para funcionários pode ajudá-lo a encontrar talentos com os quais você pode ganhar pontos. Employer branding é um termo relativamente “novo” – foi definido pela primeira vez em 1996. Como o branding clássico, trata-se de criar uma imagem, não na mente de seus clientes, mas na de seus potenciais trabalhadores. Neste artigo, a Lancaster prepara alguns conceitos e dicas para ajudar a implantar esta cultura em sua empresa.
Muitos autores que escrevem sobre Employer Branding indicam que é importante destacar as vantagens da sua organização: funcionais, econômicas, psicológicas, etc. Na verdade, é assim que você tornará sua organização atraente e “desejável”.
Onde a marca do empregador vai além – e fica um pouco mais complexa– é que você não pode começar do zero. Na verdade, a marca do seu empregador tem raízes profundas na cultura da sua empresa.
Todas as diferentes pessoas que trabalham para você – e principalmente o comportamento delas – ajudam a definir a sua imagem como organização. Esse aspecto complica o branding, mas também o torna mais interessante.
Por que o employer branding é crucial para a sua organização?
A escassez no mercado de trabalho nos últimos anos concentrou a atenção na marca do empregador e no recrutamento. Com razão, porque ser ou tornar-se um empregador atraente tem muitas vantagens.
Além disso, parece que as empresas que possuem uma forte marca empregadora têm mais sucesso no recrutamento a custos mais baixos. Teriam também melhores relações com os seus empregados, conseguiriam retê-los melhor e poderiam até dar-se ao luxo de oferecer remunerações mais baixas do que os seus colegas com marca empregadora mais fraca.
Então, como você se torna “Um ótimo lugar para trabalhar”? Você quer garantir que a ideia “somos um ótimo lugar para trabalhar” surja espontaneamente na mente dos seus (potenciais) trabalhadores.
A questão é: como? Como você associa o nome da sua empresa a coisas que evocam um sentimento positivo? Como sua organização pode se tornar um empregador atraente?
Três elementos são essenciais para uma boa imagem do empregador:
- Informações precisas sobre sua organização e, portanto, uma marca de empregador confiável;
- A notoriedade da marca do seu empregador;
- A relevância da marca do seu empregador.
Notoriedade: estar em todo lugar e ser notado
O que as pessoas desejam encontrar na marca do empregador?
A atratividade é criada gradualmente. Como no marketing clássico, você só pode se tornar atraente se sua notoriedade for alta o suficiente: se as pessoas já ouviram falar de você ou o conhecem. Trata-se, portanto, de estar o mais presente possível nos pontos de contacto onde os candidatos podem encontrar-se consigo: nas feiras de emprego (sim, ainda funcionam), nas redes e plataformas sociais, através de conferências…
O princípio “menos é mais” não se aplica aqui: quanto mais canais e momentos de contato forem possíveis, melhor.
O vermelho da Coca-Cola, as reconhecíveis embalagens de luxo da Apple, os “arcos dourados” do McDonald’s: estes são atributos da marca tão reconhecíveis que se tornaram icônicos.
Ser diferente dos outros (“diferenciação”) é menos importante do que ser reconhecível (“distintivo”)
A mensagem deve, portanto, ser consistente. Vemos cada vez mais organizações optarem por um único canal de recrutamento (mais comumente o Instagram), mas lembre-se de que os candidatos não pensam em silos. Se você criar uma atmosfera moderna em sua página do Instagram, mas ela for anulada pelo conteúdo da sua página do Linkedin, o candidato se perguntará qual é a empresa “real”.
Também recomendamos não permitir que a marca do seu empregador se desvie muito da marca do seu produto. Claro, não precisa ser exatamente igual, mas certifique-se de que seja reconhecível e tenha a mesma distinção.
Relevância: ouça seu público-alvo
Há um último aspecto interessante: ressonância e relevância.
Quão significativa é a sua mensagem para os candidatos? Os futuros funcionários querem saber que você é o maior do mercado? Ou eles estão mais interessados em como será seu trabalho diário? O que os candidatos realmente querem saber? Como empresa, você descreve bem como é realmente trabalhar para você?
Comece com o plano passo a passo para a marca do empregador
Defina exatamente o que você tem a oferecer como empregador
Os funcionários em potencial desejam ter uma ideia clara da empresa para a qual poderiam trabalhar. Você deve, portanto, basear as informações que compartilha na realidade, na cultura corporativa como ela realmente é. Para uma descrição correta, é aconselhável realizar entrevistas qualitativas com alguns de seus colaboradores.
Juntamente com os valores da organização, as experiências vividas são a melhor base para a criação de um mapa mental resumido.
A seguir, defina sua Proposta de Valor para o Empregador: um resumo claro do que sua empresa tem a oferecer. Este plano será a sua bússola que guiará todas as comunicações. Idealmente, o seu projeto levará em consideração vários aspectos:
- Cultura: Como é trabalhar na sua empresa?
- Carreiras: quais oportunidades de crescimento sua empresa oferece?
- Características do trabalho: O que exatamente esse cargo implica na sua empresa?
- Reputação: qual a pontuação da sua empresa em termos de inovação, sustentabilidade, liderança, desempenho, etc.
Identifique inconsistências em seu discurso
Consistência é a chave para a marca do empregador.
Daí a importância de verificar se as percepções internas e externas da sua organização coincidem.
Então ouça o que os stakeholders dizem sobre a sua organização: existem percepções que você não esperava ou que não condizem com a realidade? Faça disso sua prioridade.
Glassdoor é uma plataforma útil (online) que permite encontrar esse espelho. Funcionários atuais e antigos compartilham suas experiências com uma empresa.
Além disso, examine seus próprios canais como se você fosse um estranho na empresa. Que imagem da organização você promove no Linkedin, no Instagram e no site da empresa?
Verifique como seus funcionários se comportam em suas interações com o mundo exterior. Eles vivem e incorporam os valores que são tão importantes para a sua organização?
Crie personas que forneçam informações sobre as expectativas do seu público-alvo
Pense no seu público-alvo. O que os mantém ocupados? Quais são seus desejos, necessidades e vontades? Como você pode tornar sua mensagem significativa para eles?
Portanto, certifique-se de conhecer bem o seu público-alvo – por meio de pesquisas, pesquisas de mercado, suas próprias enquetes, análise de mídias sociais e a experiência de seus próprios funcionários. Seu estudo pode ser rápido e rudimentar ou muito completo, mas é um passo importante.
A investigação mostra que a segurança no emprego (estabilidade financeira) é um factor importante para os trabalhadores – embora raramente seja mencionada nas ofertas de emprego. Uma oportunidade perdida.