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Como criar uma marca para aplicativo de celular

Você tem uma ótima ideia de aplicativo para celular? Você provavelmente sabe quais serão suas características, mas já pensou nos outros elementos importantes para o sucesso do seu projeto, como a estratégia de marketing e o design do aplicativo? Para este último, você precisará pensar na estrutura do aplicativo e em seus gráficos. Sem um bom logotipo de aplicativo, será menos fácil lançar seu produto no mercado. Neste artigo, a Lancaster, empresa especializada na proteção do patrimônio intelectual, te dá algumas dicas sobre como montar sua marca de app.

 

O logotipo do aplicativo para causar uma boa impressão

Causamos uma primeira impressão em apenas um décimo de segundo. Basta um olhar para julgar uma pessoa ou saber, por exemplo, se gostamos de uma peça de roupa. Essas primeiras impressões, embora incrivelmente poderosas, podem ser alteradas à medida que você sai com uma pessoa e a conhece melhor. Porém, quando um consumidor tem uma primeira impressão negativa de um produto, ele simplesmente segue em frente e não o compra. É por isso que você precisa de um bom logotipo de aplicativo. Elementos visuais como um ícone e um logotipo bem desenhados ajudam a obter mais downloads, chamando a atenção do usuário e enviando uma mensagem.

 

Como criar um logotipo de aplicativo perfeito?

Você está pronto para começar a criar o logotipo do seu aplicativo? Antes de fazer rascunhos, você deve fazer algumas pesquisas para se preparar:

 

  1. Analise as tendências de design de aplicativos antes de criar um logotipo de aplicativo

As tendências de design de aplicativos estão mudando constantemente. Alguns aspectos duram muito antes de evoluir, outros não duram mais de uma temporada no mercado de aplicações. Antes de criar o design do seu aplicativo, verifique o que está “quente”. Além disso, não se esqueça de verificar os padrões que se aplicam a todos os blinds que você segmenta.

 

  1. Mantenha a consistência entre o logotipo do aplicativo e a marca

Um aplicativo mobile desempenha um papel importante na representação da imagem da sua empresa. Embora seja necessário acompanhar as principais tendências do mercado, é recomendável manter a consistência entre o design do aplicativo e a imagem da marca. Para criar um logotipo de aplicativo, escolha cores que correspondam à filosofia da sua marca.

 

  1. Pense no usuário

Não gosta das tendências atuais no design de aplicativos? Você é o criador do aplicativo e é da imagem da sua marca que estamos falando, então você sempre terá a última palavra, mas… é o usuário móvel que baixa seu aplicativo e o utiliza. O sucesso do seu projeto dependerá disso. Portanto, tente encontrar um compromisso entre seus gostos e as tendências do mercado.

 

  1. Não começando pelos detalhes

Você certamente precisa cuidar de cada detalhe do logotipo do seu aplicativo, mas não imediatamente. Recomenda-se primeiro definir uma ideia principal, ou seja, as cores e as linhas principais do logotipo, para depois focar nos detalhes. Você pode criar um logotipo “padrão” do qual irá alterar alguns aspectos para adaptá-lo às exigências das persianas.

 

  1. Evite complexidade

Algumas pessoas pensam que um logotipo de aplicativo complexo será melhor percebido pelos usuários móveis porque é mais elaborado. É exatamente o oposto. Devido ao pequeno tamanho dos telefones celulares, você deve focar na simplicidade.

 

  1. Escolha a fonte certa

Um bom logotipo de aplicativo é simples. Recomenda-se evitar colocar palavras dentro, pois serão quase ilegíveis em dispositivos móveis. Se quiser usar uma ou mais letras para criar seu logotipo, opte por uma fonte simples, se possível sem serifa.

 

  1. Não se deixe guiar pela moda para se diferenciar

Se acompanharmos a evolução do design dos aplicativos, veremos que cada mudança só traz ainda mais simplicidade. O uso de aplicativos está se tornando cada vez mais intuitivo. Mas, ao querer seguir a moda, corre o risco de privar a sua aplicação do seu carácter inovador. Por exemplo, é fácil encontrar um aplicativo cujo logotipo seja azul com um padrão branco no meio. Ao criar um logotipo semelhante, você terá poucas chances de se diferenciar da concorrência. Não tenha medo de inovar para ser notado.

 

  1. Simplifique ao máximo

Já dissemos isso inúmeras vezes, mas é melhor enfatizar este ponto, porque é de longe o mais importante. Os usuários móveis procuram aplicativos simples. Se o seu logotipo for complexo, eles podem imaginar, talvez erroneamente, que o seu aplicativo também o é.

 

  1. Peça uma avaliação

Ou melhor ainda, múltiplas opiniões. Ao trabalhar no seu logotipo, você se acostumará a vê-lo e não notará mais suas falhas. Ao pedir a opinião de outras pessoas, você também pode verificar se o seu logotipo se adapta facilmente a diferentes gostos.

 

  1. Inspire-se, mas nunca copie

Você sempre pode se inspirar nos milhões de outros aplicativos de sites disponíveis nos mercados. Use-os para ter ideias, as suas ideias, mas não as copie. Isso não o ajudará a se destacar da concorrência e poderá, além disso, causar problemas jurídicos.

 

Para se proteger de outras pessoas que podem copiar sua ideia, considere registrar a marca de seu aplicativo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Só desta forma sua marca fica protegida em todo o território brasileiro por um período de dez anos renovável indefinidamente. Para saber mais sobre o tema e contar com ajuda especializada e experiente, não hesite em fazer contato com a Lancaster.

 

Mais sobre criação de apps

Para criar um ótimo aplicativo móvel, você precisa de um desenvolvedor de aplicativos competente; Para comercializar com sucesso, você precisa ter uma estratégia sólida de m-marketing. Isto deve ser desenvolvido já antes do lançamento da sua aplicação e focar-se em particular em dois objetivos: downloads e envolvimento do utilizador, ou seja, as verdadeiras chaves do sucesso.

Primeiro, certifique-se de que os usuários móveis possam encontrar facilmente seu aplicativo no Google Play e na Apple Store. Para isso, você precisa cuidar do seu ASO ou, no caso de aplicações web, do seu SEO. Também é fundamental escolher a categoria certa para a sua aplicação. Se nenhuma categoria corresponder perfeitamente ao seu tema, escolha aquela que lhe parece mais próxima.

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