Etapas para se criar uma marca - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Etapas para se criar uma marca

O caminho para a criação da sua marca pode ser longo, repleto de dúvidas e questionamentos de todos os tipos. A paixão, o desejo de se realizar e a ambição são considerações preliminares e as forças motrizes por trás de tal empreendimento. Se você está lendo este artigo é porque a vontade de criar sua própria marca é forte e você está prestes a se arriscar. Você já percorreu boa parte do caminho rumo ao início da vida da marca! Mesmo que este projeto de grande escala seja muito atraente e o conceito desta aventura lhe agrade, é normal que você se pergunte dezenas de perguntas sobre a logística empreendedora e os passos a seguir no início.

Como encontrar a ideia que fará a diferença? Como encontrar seus clientes? Quais são as etapas da ideia ao objeto? Os compradores estarão lá? Se é verdade que parece que você está no sopé de uma montanha que lhe parece intransponível no curto prazo, verá que tentando levar as coisas aos poucos e passo a passo, essa montanha rapidamente se transformará em uma caminhada saúde, desde que você realize sua jornada de criação de marca de maneira ordenada, pensando no longo prazo. Vamos ver os postos-chave que farão do seu conceito um verdadeiro sucesso comercial com a ajuda de diversas ferramentas, o suporte de documentos fundamentais para a continuação da sua aventura e o suporte infalível de soluções de alto desempenho pensadas para você e sua nova marca.

Também vale destacar que a importância da marca para uma empresa supera seu processo de criação e consolidação. É muito importante que sua marca seja protegida contra o uso indevido por terceiros e que sua aplicação e utilização seja de monopólio do proprietário da empresa. Para tal é necessário registrar a marca e seus elementos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em um processo que pode ser tão longo e fastidioso quanto o da própria criação de identidade. Por isso, não hesite em procurar ajuda especializada de quem tem experiência no ramo da propriedade intelectual, como a Lancaster, referência no ramo em Belo Horizonte, Minas Gerais e todo o país.

 

Criando sua própria marca: identidade

Primeiro, vamos voltar ao básico para definir exatamente qual é a definição válida de marca. Basicamente, uma marca não é apenas um nome e uma imagem, mas é um conjunto que definirá uma entidade. Porque a marca não é um objeto sem alma, muito pelo contrário.

Tal como uma pessoa singular, uma personalidade, a marca representa a identidade de uma empresa com a sua propriedade intelectual, o seu valor acrescentado, a sua identidade visual e o seu conceito único.

Olhe ao seu redor: todas as marcas que você conhece têm uma imagem que hoje permite que você crie seu apreço e sentimentos em torno dela.

Além de um logotipo, um cartão de visita, um bom slogan ou fotos nas redes sociais, você nutre sentimentos e emoções pelas marcas, da mesma forma que faz pelas pessoas que conhece.

Se você quiser entrar na área de vendas de produtos, por exemplo, você não apenas venderia seus produtos de forma linear, mas também criaria sua marca em torno deles.

Naturalmente, você já pensou na paleta de cores, nas imagens, no nome da marca, no estilo de site que deseja, no estilo de apresentação nas redes sociais, etc. Todas essas características combinadas criam a marca, sua identidade como empresa, para existir em um mercado competitivo e se destacar das demais marcas presentes.

 

Qual orçamento você deve orçar para criar sua marca?

É difícil responder exatamente a esta questão… Tudo depende das suas ambições, do tipo de produtos que pretende vender, da dimensão da empresa pretendida, do estatuto jurídico e do tipo de ponto de venda que lhe permitirá apresentar a tua marca.

Todos estes orçamentos podem variar entre algumas centenas de reais para pequenas marcas que pretendem lançar-se rapidamente até vários milhares de reais para empresas que têm a ambição de competir com grandes marcas em particular.

Vamos tentar fazer uma lista dos itens de despesas que provavelmente surgirão rapidamente em seu processo, para uma marca emergente e uma pequena empresa.

 

Gráficos

O logotipo, as imagens e a sua identidade visual podem custar-lhe dinheiro. Se você deseja subcontratar este trabalho usando um profissional

 

Marketing

Para dar visibilidade à sua marca e ao seu negócio, certamente irá beneficiar da promoção dos seus anúncios através de publicidade online e física.

 

Produção

Se pretende lançar-se no e-commerce, ou no comércio físico, terá de produzir as referências e ofertas que lhe permitirão vender

 

Consolidação na internet

Se utiliza soluções chave na mão, nomeadamente no e-commerce, esta rubrica de despesa não é a mais importante

 

Você sabia que existem outras soluções para criar sua marca e vender produtos sem grandes operações de logística? Outra forma de e-commerce, o dropshipping permite vender produtos de seus fornecedores sem precisar armazená-los. No seu site comercial você será o intermediário entre os clientes e seu fornecedor, que será responsável por enviar seus pedidos aos destinatários. Uma boa solução para economizar no estoque de produtos e criar sua própria marca com identidade própria!

 

Que estudos você deve seguir para criar sua marca?

Na verdade, para criar a sua marca não é necessário ter nenhum diploma específico.

Muitos empreendedores se tornam autodidatas para realizar seu sonho empreendedor. Além disso, graças a recursos online gratuitos, sejam treinamentos ou vídeos em plataformas de streaming, é possível conhecer os principais fundamentos do e-commerce sem precisar passar pela escola, ou mesmo treinar nas técnicas atuais de marketing sem passar por um ensino superior.

Além disso, no que diz respeito à parte gráfica e de identidade da marca, muitas marcas estão sendo constituídas graças à colaboração de profissionais da área. Assim, como empreendedor, não é necessário ter todas as competências máximas em todas as áreas que afetam a criação de marca para ter sucesso: poderá muito bem encontrar potenciais parceiros na sua jornada, com quem trabalhar o sucesso do seu negócio.

No entanto, para todos aqueles que desejam seguir cursos específicos, existem cursos de escolas de negócios logo após o bacharelado para serem confrontados com a realidade do empreendedorismo e da gestão. Se cercar de bons profissionais faz toda a diferença em todas as etapas, desde o design da marca até seu registro, como no caso da Lancaster.

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