Dicas para criar um logotipo para sua empresa - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
Belo Horizonte - MG (31) 3566-9874   (31) 9 8373-9999 lancaster@lancasterpatentes.com.br

Dicas para criar um logotipo para sua empresa

Desenhar um logotipo não é fácil quando não temos as habilidades gráficas para criá-lo. No entanto, isso de forma alguma retira o seu caráter indispensável na fundação da identidade de uma empresa. Hoje, muitas ferramentas e serviços online podem nos ajudar a criar um logotipo original com forte impacto. Os preços de um designer gráfico às vezes são muito elevados e variam de acordo com diversos critérios apresentados neste artigo preparado pela Lancaster, empresa especializada no segmento de propriedade intelectual de empresas.

Antes de mais nada, é importante registrar que a logomarca ou logotipo de uma empresa ou produto faz parte do catálogo de marcas registráveis no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Portanto, é fundamental que estes elementos sejam devidamente protegidos para que a imagem de sua empresa não fique em xeque. Consulte nossos especialistas para saber das condições oferecidas para auxiliá-lo neste processo e navegue em nosso blog para se aprofundar neste conteúdo sobre registro de marca!

 

Mas o que é um logotipo?

Um logotipo é acima de tudo a garantia da imagem profissional da empresa. Único, ele simboliza seus valores, seu mercado e seus clientes. O seu objetivo é fortalecer a imagem da marca para promover o seu reconhecimento entre outros. Mas nem todos têm o mesmo impacto e dependem dos elementos gráficos que os constituem. A escolha da fonte de um logotipo, seu tamanho e sua serifa não são triviais, pois podem facilmente reforçar ou deteriorar a identidade gráfica como um todo.

O logotipo não é a marca, mas transmite com a maior precisão possível quais são as características da marca,

 

Com que finalidade devemos criar um logotipo?

Em primeiro lugar porque tem o estatuto de identificador e, portanto, de diferenciador. É essencial para a promoção de uma empresa e necessário para o desenvolvimento de uma identidade gráfica. Depois, o logotipo pretende tornar uma marca reconhecível e memorável: sucinta e clara, não pode expressar tudo e deve por isso ir ao essencial.

 

Existem tipos de logotipos?

Critérios bem estabelecidos permitem distinguir três famílias principais de logotipos: logotipos de símbolos, logotipos tipográficos e logotipos mistos.

 

Logotipos de símbolos

Também chamado de “icônico”, “simbólico” ou ainda “icótipos”, esse tipo de logotipo é uma representação gráfica da marca. Sem qualquer texto, consistem em formas mais ou menos abstratas. Ex: Nike, Apple, Twitter, etc.

 

Logotipos tipográficos

Principalmente texto, geralmente é o nome da empresa ou produto. Os elementos gráficos podem completar e estilizar sua assinatura. Ex: Coca-Cola, Google, L’Oréal, etc.

 

Logotipos mistos

É uma fusão entre textos e símbolos cujo impacto é maior quando a marca ou entidade representada não tem notoriedade top of mind. Isto é, quando ainda não está suficientemente presente e memorizado na mente dos consumidores para que estes o reconheçam e citem sem hesitação. Depois de adquirir bastante notoriedade, às vezes acontece que o logotipo se transforma em um logotipo simbólico. Este foi o caso da Nike. Ex: Ubisoft, Adidas, BMW, etc.

 

Como criar o logotipo perfeito em 8 pontos-chave

1 – A escolha das cores é muito importante

A paleta de cores escolhida é fundamental no design de logotipo. As cores dão vida a uma ilustração. Um bom logotipo não tem mais de três cores e será sempre versátil, ou seja, disponível em preto e branco. É melhor evitar efeitos especiais como gradientes, reflexos e sombras.

 

2 – Evite efeitos de moda

Um logotipo não deve ser criado seguindo uma tendência atual, pelo contrário, deve ter um estilo atemporal. O logotipo cliché deveria, de facto, ser proibido, caso contrário terá o efeito oposto e será afogado numa massa que seguiu a mesma tendência.

 

3 – Traga seu toque, sua identidade pessoal

Continuando a partir do ponto 2, uma das questões a colocar é se o seu logotipo é genérico ou único? A primeira ideia muitas vezes é comum às demais, daí a importância de criar vários rascunhos antes de escolher quais projetos serão explorados. Uma vez escolhida a forma única, é aconselhável apresentá-la a mais de três pessoas para garantir que seja identificável e atraente.

 

4 – Pense em tipografia personalizada

Nada como letras personalizadas para obter um logotipo exclusivo. Muitas vezes, alguns logotipos são o resultado de uma extensa pesquisa no Dafont em busca da fonte que melhor destacará o nome da empresa. A mais famosa de todas é, claro, a tipografia da Coca-Cola.

 

5 – Sem frescuras, a simplicidade deve ser preferida

Quanto mais simples for o logotipo, mais fácil será lembrá-lo. É bem compreendido que estes são os conceitos mais fortes que geralmente possuem um elemento singular. A maçã da Apple não teria tanto impacto se não fosse mordida. É preciso pensar no pequeno elemento que faz a diferença e que tornará um logotipo chato muito original.

 

6 – De uma imagem estática para uma imagem em movimento

A impressão de movimento é um trunfo interessante para um logotipo. Dar a ilusão de que está em atividade inspira o dinamismo da empresa. Isto é ainda mais importante quando se trata de um mascote. Notamos, por exemplo, a evolução do logotipo do Twitter (antes de se tonar X), passando de um pássaro azul empoleirado para o pássaro atual que parece voar para longe.

 

7 – Espaço negativo e duplo sentido visual

Fedex e Carrefour integraram bem, o espaço negativo é um truque na forma de pensar o logotipo que consiste em usar a parte “vazia”. A seta oculta (sinônimo de frete, velocidade, etc.) no logotipo da Fedex é sutil e muitas pessoas nem percebem. Assim como a letra C no meio do logotipo do Carrefour. O duplo sentido consiste em misturar sutilmente duas imagens em uma, ao mesmo tempo em que expressa uma ideia. Isso deve estar totalmente ligado à história da empresa para impactar um público que na maioria das vezes aprecia esse tipo de jogo mental.

 

8 – Conheça o seu significado

Um bom logotipo tem uma história, que transmite através de um design único. Deve ter tantos significados óbvios quanto subjacentes para impressionar a pessoa que irá decifrar sua história. Portanto, não se preocupe em deixar tudo explícito, um pouco de mistério fará com que o público gaste ainda mais tempo assimilando a mensagem de marca de sua empresa e seus produtos.

Leave a comment