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Estratégias para consolidar uma marca

Existem várias maneiras de usar sua marca para comercializar seus produtos. Neste artigo, a Lancaster mostra algumas das principais estratégias de marca existentes, seus benefícios, dicas para estabelecer sua estratégia de marca e alguns exemplos.

 

O que é uma marca?

A marca, componente-chave da identidade de uma organização, designa um nome ou tipo de produto fabricado por uma determinada empresa. Este último está equipado com uma sinalização que permite ao consumidor distingui-lo e associá-lo à empresa.

 

O que é uma estratégia de marca?

Uma estratégia de marca é um conjunto de ações que visa determinar como uma marca será percebida pelo público. Isto inclui o estabelecimento da identidade da marca, mas também gamas de produtos, marcas secundárias e até métodos de comunicação.

Branding é diferente de identidade visual, a soma do seu logotipo, paleta de cores ou site, embora esses elementos criativos sejam parte integrante de um branding de sucesso. Uma estratégia de marca gira em torno de todos os elementos intangíveis que, ao longo do tempo, contribuem para o reconhecimento, o valor e o sentimento da marca.

Com o grande número de recursos, ferramentas e plataformas disponíveis atualmente, desenvolver uma estratégia de marca pode ser menos exigente ou dispendioso do que o esperado.

 

Quais são as  estratégias de marca?

Aqui estão exemplos de estratégias de branding diferentes: branding de produto, branding por gama, branding guarda-chuva e branding de endosso.

 

  1. Estratégia de marca do produto

A empresa identifica um ou mais produtos individuais com marca, estratégia, promessa e posicionamento de mercado próprios. Cada novo produto que a empresa produz torna-se assim uma marca distinta.

 

  1. Estratégia de marca por gama

A empresa reúne uma gama de produtos ou serviços que se enquadram na mesma área de atuação, sob uma única marca com estratégia, promessa e posicionamento de marca próprios, mantendo-se vinculada à estratégia e posicionamento global da marca principal.

 

  1. A estratégia da marca guarda-chuva

A empresa marca uma infinidade de produtos ou serviços, linhas ou gamas de produtos ou serviços, sob uma única marca.

 

  1. A estratégia da marca de endosso

A empresa fortalece o valor da marca de uma linha de produtos ou serviços, colocando-a sob uma marca-mãe, alavancando assim o valor, a promessa e o posicionamento da marca mestre. As marcas de endosso beneficiam essencialmente do melhor dos dois mundos, sendo independentes o suficiente para terem a sua própria estratégia, posicionamento e promessa de marca, ao mesmo tempo que beneficiam da associação e endosso da marca master.

 

Como estabelecer uma estratégia de marca?

Existem algumas etapas principais para criar uma estratégia de marca:

  •      Domine suas personas
  •      Dê ao seu negócio uma identidade e uma voz
  •      Unifique sua presença nas redes sociais
  •      Mantenha um blog
  •      Faça do atendimento ao cliente uma prioridade
  •      Aproveite as vantagens do co-branding

 

Domine suas personas

Não é por acaso que a maioria das empresas com melhores propostas de valor também utilizam buyer personas, esses “personagens” semificcionais cujo perfil corresponde ao das pessoas que você está tentando alcançar.

As necessidades, objetivos e comportamento de seus clientes potenciais determinam como você apresenta seu produto ou serviço. Essas informações ajudam você a entender quais tipos de mídia suas personas consomem, o que as apaixona e onde estão online. Eles permitem desenvolver uma marca convincente e eficaz, para chegar às pessoas certas.

 

Dê identidade e voz à sua empresa

Depois que suas buyer personas forem identificadas, sua marca poderá começar a tomar forma.

Para tal, pode começar por criar uma plataforma de marca que é um documento sintético que pretende compilar todos os elementos que constituem o ADN da sua marca, tanto visual como ideologicamente. É uma base estratégica para pensar e posteriormente desenhar uma identidade de marca coerente.

Uma vez implementada a plataforma da marca, pode passar à criação de uma identidade para a sua marca, que a caracterize, e de uma voz, que corresponda ao tom utilizado nas suas comunicações.

Esta etapa segue um processo semelhante ao usado para determinar suas personas. Por outro lado, em vez de pensar no seu público-alvo, você responde a perguntas um pouco mais introspectivas sobre a sua marca.

  •      Quais são os seus valores?
  •      O que isso representa?
  •      O que você quer que as pessoas digam sobre você?

 

Unifique sua presença nas redes sociais

Agora você sabe quem são suas personas e o que dizer a elas e como. Agora você deve saber onde encontrá-los.

Agora que você tem uma visão mais clara dos diferentes grupos que compõem o seu público, é importante saber onde eles passam mais tempo, principalmente nas redes sociais. A importância de chegar a estas pessoas onde elas já existem já foi discutida, e isto inclui também o seu comportamento online.

É possível que a maioria das suas personas passe a maior parte do tempo na mesma rede. Isso não significa que você deva ignorar os outros, mas dá uma ideia de em qual rede focar.

Depois de estabelecer sua presença, mantenha-a. Você pode perceber, ao acessar a página de uma marca no Facebook, que ela não publica nada há três meses. O impacto desta falta de presença nunca é positivo.

Você pode evitar isso agendando suas postagens nas redes sociais, como faria com qualquer outro calendário de marketing. Um calendário editorial de mídia social pode ajudar e fazer você pensar em coisas como a sazonalidade de suas postagens. É importante manter-se relevante para o seu público, compartilhando o conteúdo mais adequado para a época do ano.

 

Mantenha um blog

Nunca é demais lembrar a importância do blog. Esta é uma parte essencial da metodologia inbound, principalmente a fase de atração, que envolve transformar estranhos em visitantes, atraindo-os para o seu site.

Manter um blog é talvez a etapa mais fundamental do inbound marketing. Isso permite que você alcance clientes qualificados, como suas personas, criando o conteúdo informativo que corresponde à informação que procuram. Portanto, é fundamental tornar o conteúdo relevante: ao escrever um artigo, certifique-se de que seu conteúdo esteja otimizado para as pesquisas do seu público.

Suas personas certamente estão procurando as informações que você pode fornecer, se você escrever um artigo sobre isso. Depois de amigos e familiares, os blogs são a terceira fonte de informação mais confiável. Além disso, este conteúdo também servirá para alimentar suas redes sociais o que, como já foi mencionado, é essencial quando você deseja divulgar sua marca com menor custo.

Blogar é certamente barato, mas requer um verdadeiro investimento de tempo. Embora esse envolvimento seja considerável, é melhor passar algumas horas por dia no seu blog do que oferecer conteúdo limitado para atrair novos visitantes.

Assim como planejar sua presença nas redes sociais, um calendário editorial para seu blog pode ser útil para manter os prazos consistentes e o conteúdo atualizado.

 

Seja qual for o seu público, o objetivo é sempre criar uma experiência agradável que os usuários queiram compartilhar. Quando você prioriza a satisfação do cliente, ele falará de você sem que você precise perguntar, pois foi conquistado pela experiência.

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