O conceito de marca é essencial no mundo corporativo contemporâneo. A ideia de ‘branding’ é uma que toda empresa tenta reproduzir, com maior ou menor sucesso e às vezes sem se dar conta disso. Todos nós fomos influenciados por marcas, muitas vezes desde muito jovens. Da divulgação a marcas de brinquedos de construção, passando por roupas que ajudam a construir a identidade de um indivíduo. As marcas também apoiam os adultos ao longo da vida: o seu veículo, os seus equipamentos de alta tecnologia, a alimentação, etc. Certas marcas ganham a nossa preferência, com base em critérios que na maioria das vezes somos incapazes de definir concretamente. Neste artigo, a Lancaster fala um pouco sobre como ter uma marca de sucesso e, claro, este processo passa necessariamente por registrá-la.
Felizmente, as marcas por si só não são suficientes para definir e construir um indivíduo! A cultura (ou a ausência de cultura) continua a ser o principal elemento que molda a nossa forma de pensar, a nossa inteligência e a nossa sociedade. Esta é certamente uma das razões que leva as marcas a investir no mundo do cinema e das curtas-metragens (Lego e Playmobil por exemplo), numa determinada forma de arte gráfica através da publicidade e por vezes até em questões sociais, como a Benetton conseguiu fazer a certa altura. tempo.
Porque o Santo Graal de qualquer marca é entrar na unidade familiar, na mente do consumidor e ali construir um lugar confortável e aconchegante. As marcas nascem e morrem todos os anos sem nunca atingirem esse objetivo. O que eles estão perdendo? Quais são as qualidades essenciais de uma marca forte? O que eles devem fazer para existir e persistir na mente do consumidor? Apresento-lhe uma lista não exaustiva de pontos fortes que uma marca deve cultivar e convido-o a dar o seu toque a este artigo através dos comentários.
Uma marca forte exige uma identidade visual profissional
Às vezes, tão convencidas pelo seu produto, certas marcas negligenciam este importante critério. Cada empresa deverá ter tempo dedicado à definição da sua identidade que será traduzida numa carta gráfica única. Além disso, ao longo da vida da marca, esta reflexão deve retornar. Não se trata de reinventar a marca a cada quatro manhãs, mas sim de garantir que ela permaneça no ritmo que a tornou um sucesso.
A identidade visual é, de certa forma, o cartão de visita da sua empresa, o primeiro elemento com o qual os consumidores entrarão em contato. Um logotipo bem desenhado, fontes cuidadosamente escolhidas e um código de cores estabelecido contribuem para o reconhecimento da marca. Nesta área, a simplicidade é fundamental. Um logotipo com formas simples e, se possível, compreensível para todos, terá mais chances de se destacar. Nike, Carrefour, Apple, Adidas entenderam isso bem.
Suas cores devem refletir os valores de sua marca. Não se trata apenas de escolher uma cor que você gosta. As cores transmitem uma mensagem, uma dinâmica, pontos fortes ou fracos e permitirão, se selecionadas com cuidado, estabelecer a sua notoriedade.
Tenha uma personalidade
A identidade visual faz parte disso, é verdade. Mas a personalidade vai além. A sua personalidade é transmitida através de toda a sua comunicação, desde o tom utilizado no seu site e no seu blog até às suas campanhas publicitárias. Legal, ousado, dinâmico, ecologicamente correto, inovador, enraizado na tradição, gentil, amargo, infantil, travesso, etc. Você precisará escolher a personalidade da sua marca.
Adotar uma personalidade terá diversas consequências. Em primeiro lugar, internamente, lhe dará uma “cor” e uma diretriz. Também tornará mais fácil atingir seu objetivo principal, desde que sua personalidade corresponda a ele. Isso não acontece por acaso, é Marketing e isso se reflete.
A personalidade muitas vezes é construída ao longo do tempo, o pensamento não tendo sido iniciado quando a marca foi criada e isso é uma pena.
Ter um sinal distintivo, um fator diferenciador
Ninguém quer uma cópia, é o original que é interessante. É necessário, ao vender um produto similar, encontrar uma forma de se destacar do concorrente. Um dos principais fatores de diferenciação, e reforçado desde o advento da internet, é o relacionamento com o cliente. Além disso, esta área é tão negligenciada na maioria das empresas francesas que é um princípio determinante para o seu desenvolvimento. A Internet e as redes sociais são alavancas que facilitam o contacto, o envolvimento e a criação de comunidades em torno da sua marca.
Tenha uma oferta clara e compreensível
Nada se compara a perder um consumidor do que ter uma oferta muito complexa, inundada de submarcas ou subofertas. Da mesma forma que o interior do seu carro ou do seu escritório pode trazer um caráter organizado ou desordenado, a sua oferta comercial reflete parte da personalidade da empresa. Uma oferta complexa também pode ser sentida como um desejo de esconder certas deficiências. Isso não significa que um intervalo precise ser restrito, apenas precisa ser organizado e claro. Se você der uma olhada nas linhas de computadores da Apple e da Dell, notará uma grande diferença em termos de oferta e ao mesmo tempo legível.
Uma marca forte se desenvolve internamente
Para que as pessoas acreditem na sua marca, suas equipes internas também devem acreditar nela. Geralmente são utilizados meios para melhorar a imagem da marca que projetamos para o mundo exterior. Uma marca forte deve desenvolver um poderoso sentimento de pertencimento internamente. Vindo de uma combinação inteligente de marketing, gestão e comunicação, o sentimento de pertencimento facilita a coesão e o trabalho em equipe e também cria embaixadores internos que se expressarão externamente.
Conclusão
O que podemos tirar deste artigo é a consistência de todo o seu negócio. A imagem da sua marca, a sua comunicação interna, os seus produtos, os seus serviços, a sua relação com o cliente, a sua história, os seus valores apresentados, tudo isto deve representar um todo homogéneo e lógico. O valor e a importância do Marketing torna tudo lógico e credível. Se a sua marca desaparecesse, o seu público-alvo principal sentiria falta dela? Este é um dos indicadores de uma marca forte.
Se a maioria dos empreendedores se sente tentada a começar a trabalhar, movida pelo desejo de competir e afirmar a sua marca, não negligencie a reflexão inicial. É essencial para o sucesso e sustentabilidade do seu projeto. Não deve-se negligenciar também a necessidade de proteger a marca e tornar seu uso monopolizado pela empresa. Para tal, contate agora mesmo a Lancaster para lhe auxiliar no processo de registro de marca de seu negócio, seja ele de qualquer setor e tamanho.