O que é coworking - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
Praça Raul Soares, 85 - Belo Horizonte - MG (31) 3274-1718 | (31) 98948 1430 lancaster@lancasterpatentes.com.br
O que é coworking

O que é coworking

O que é coworking

Nesta postagem, veremos alguns dos principais fatos e definições de coworking, bem como os vários tipos de espaços de coworking. Daremos exemplos de algumas das maiores startups globais que começaram em espaços de coworking, opiniões da comunidade e alguns exemplos exclusivos de coworking de nicho que você talvez não espere.

A história do coworking

 O uso real da palavra “coworking” em relação a um ambiente de escritório compartilhado foi usado pela primeira vez por Brad Neuberg em 2005. Ele era um empreendedor intrépido e de grandes sonhos que criou o primeiro espaço de coworking, como o conhecemos hoje, em São Francisco.

Chamava-se “Espaço de Coworking de São Francisco” e funcionava apenas 2 dias por semana (segundas e terças-feiras) dentro do Spiral Muse, um espaço coletivo feminista no distrito de Mission em San Francisco. Ficou vazio durante o primeiro mês, como ninguém nunca tinha ouvido falar de um “espaço de coworking” antes.

O crescimento do coworking

 Agora, um fenômeno global, os espaços de coworking estão surgindo na maioria das grandes cidades, com uma taxa de crescimento anual de 24,2%. Prevê-se que haverá mais de 30.432 espaços de coworking e mais de 5,1 milhões de membros no ano de 2022.

Coworking é o novo caminho de fusão da vida e trabalho de forma sustentável. É o eixo central na interseção de imóveis, tecnologia e comunidade, que moldará a maneira como trabalhamos no futuro.

O que é Coworking?

Coworking não é apenas sobre o compartilhamento de infraestrutura e custo, é sobre pertencer a uma comunidade, acessibilidade e sustentabilidade. Coworking é a nova maneira de trabalhar e compartilhar. Os espaços de coworking são projetados para fornecer um ambiente produtivo e colaborativo para seus habitantes dinâmicos e criados sem restrições corporativas sobre o que é percebido como um ambiente de “escritório” que oferece associações flexíveis para atender à maioria das necessidades.

Por que as pessoas usam espaços de coworking?

 Para aqueles que estão iniciando um empreendimento (pense em startups e empreendedores), um espaço de coworking é a opção perfeita, pois dá a capacidade de aumentar ou diminuir o número de equipes, há baixos custos de configuração devido à infraestrutura compartilhada, uma ampla comunidade interna para a rede, muitas vezes links para a experiência interna, mentores e opções de financiamento, além de ser a plataforma ideal para lançar um novo produto.

Para as pequenas empresas, os espaços de coworking contêm custos indiretos, não há contratos longos para se comprometer e tudo para administrar uma empresa geralmente está disponível, desde salas de reuniões a cozinhas para preparar um lanche e a contagem de café não importa, pois é gratuita.

Muitos espaços de coworking estão em áreas centrais de negócios de alto perfil, com fácil acesso a transporte, cafés, lojas e academias, onde o aluguel independente seria listado sob o sonho “impossível”.

Como proprietário de uma empresa de pequeno porte, você nunca precisará se preocupar com o estoque de papel higiênico ou com a empresa de reparos de Wi-Fi, pois tudo é feito.

Também é um grande incentivo para atrair os melhores talentos, já que os espaços de coworking geralmente oferecem uma variedade de eventos comunitários, workshops, almoços e outras atividades sociais ou de aprendizado para seus membros.

Para freelancers, espaços de coworking equivalem a “liberdade” de onde e quando eles trabalham com todos os benefícios de um ambiente produtivo de escritório, mais as vantagens de fazer parte de uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes. O coworking é o antídoto perfeito para aqueles que, de outra forma, seriam forçados a trabalhar sozinhos em casa ou em um barulhento café e se sentirem isolados.

Como os espaços de coworking estão cheios de pessoas interessantes e ambiciosas que trabalham em todos os tipos de negócios, participar de um espaço de coworking é uma ótima maneira de fazer novos amigos, encontrar clientes em potencial e até mesmo conhecer novos parceiros de negócios em potencial.

Leave a comment