O que é uma marca digital – Uma marca é composta de todos os esforços de marketing que são feitos para divulgar um produto, serviço ou ideia. Gerenciando uma marca envolve corretamente muitas ações, como enfatizando no mercado atributos consumidores mais valiosos, estabelecer uma relação forte e de comunicação entre a marca e seus clientes, agregando valor à marca no momento da compra, entre outras.
No caso da marca digital, sua gestão vai além da publicação de informações ou fotos dos novos produtos e eventos da marca. Pelo contrário, consiste em maximizar as possibilidades de contato com o mercado-alvo, buscando que essas interações gerem ações concretas com a marca, como as compras.
O que é uma marca digital
Tenha em mente que nas interações, embora sejam feitas através de diferentes dispositivos eletrônicos, as pessoas intervêm, então você deve apelar para a sua sensibilidade. Dentro da gestão, você deve estabelecer objetivos quantitativos e qualitativos para desenvolvê-los em um tempo considerável, acompanhado de estratégias e táticas que o aproximem de sua realização.
A gestão digital da sua empresa é o que mais se relaciona com a sua marca junto aos seus consumidores, por isso devem estar motivados a expressar suas percepções, preferências e desejos, para chegar mais rápido ao que o mercado espera de você.
Você deve escolher bem os meios pelos quais terá contato com seus consumidores, que devem servir como facilitadores dos objetivos de sua marca. Então você deve identificar corretamente quais são os incentivos e recompensas para implantar em seu público-alvo.
As marcas são construídas com base na linguagem, conteúdo e características. Leve em conta que os seguidores não interagem com um nome, mas com o que esse nome significa para eles. Não se concentre no número de seguidores ou membros das comunidades, mas no percentual de atividade do público na dinâmica de comunicação.
Como criar uma marca digital de sucesso
Muitas empresas acreditam que ter uma marca é apenas criar um logotipo, quando é o contrário. Uma marca é como sua empresa percebe os clientes, funcionários e você mesmo como o proprietário da empresa.
Com uma sociedade em crescimento, as marcas precisam se adaptar rapidamente às demandas que são exigidas de imediato.
No final do dia, um cliente não compra o produto ou serviço, compra toda a experiência oferecida.
A definição de uma marca digital traz benefícios que se conectam com os clientes além do tangível, o que os motiva a comprar não apenas seus produtos, mas também a obter seu carinho e apoio.
Se você ainda não sabe como começar a criar uma marca digital de sucesso, siga os passos recomendados:
Pesquisa: Defina qual mercado você quer cobrir e a necessidade desse nicho.
Comunicação: A marca deve ter o dom de falar. Que o cliente sente que a marca entende isso, que tem personalidade.
Relacionamentos: Buscando estabelecer laços de longo prazo.
Mensagem: Duas coisas devem estar sempre claras desde o início: os objetivos e a mensagem que você quer transmitir, que toda a identidade da sua empresa é consistente.
Originalidade: Se sua empresa é grande ou pequena, não imite outra. Comece do zero, seja autêntico e, assim, seu esforço será apoiado pela lealdade do cliente.
Dentro desse processo, surge o conceito de E-branding para fazer e construir marcas em mídia digital. Branding não é apenas a criação de um design de negócios, mas também varia da experiência do usuário ao posicionamento de sua empresa.
A marca eletrônica definirá a maneira pela qual uma marca é projetada na Web, nas redes sociais, nas vendas e na mente do usuário.
Confira alguns conselhos mais detalhados para ter sucesso com uma marca digital.
Determine nichos de mercado
Procure por nichos nos quais a produção em cadeia não pode entrar. Mercados de nicho, como especialização em um esporte, um estilo de moda muito específico ou uma forma de produção ecológica. A chave para o sucesso das marcas que aparecem nesta lista é “criar uma proposta de valor diferenciando-se da concorrência”.
Crie valores exclusivos de marca e narrativa
Como parte de sua proposta de valor, você deve criar uma marca que se torne a referência desse nicho de mercado. Para isso, todas essas marcas têm em comum aspectos essenciais como a qualidade do produto, o posicionamento dos valores da marca que se identificam com o público-alvo e constroem com eles a narrativa do mesmo. Conseguir transmitir essa narrativa através dos canais apropriados é essencial para consolidar uma marca com personalidade própria, que é desejada pelos consumidores.
Coloque o consumidor e sua experiência no centro
A experiência de compra do cliente é outra chave para destacar on-line. E não é por acaso que todas as marcas neste ranking se destacam pelo design cuidadoso da web, materiais como fotografias e descrições de produtos, o processo de compra, o atendimento ao cliente, dentre outros.
Trabalhe sua presença nas redes sociais
Estamos falando de marcas digitais e elas são essencialmente baseadas em um modelo de negócios digital e se relacionam com seus consumidores também online. Assim, as redes sociais não são para elas um simples canal de exposição, mas utilizam-nas como canal de relacionamento com seus clientes e suas comunidades. Embora usem redes sociais para vender, seu principal objetivo é gerar engajamento. Embalagens específicas são criadas para compartilhar em redes, os canais são usados como canais de atendimento ao cliente … Uma marca nativa digital é por sua própria definição social.
Use Big Data
O registro de dados é essencial nas lojas online e é algo que você deve prestar muita atenção. As ferramentas de big data, por exemplo, ajudam essas marcas na aquisição e fidelização de clientes, na melhoria da conversão e na obsessão de colocar o consumidor no centro de suas estratégias de negócios.
A logística, que é de primeira classe
Finalmente, devemos prestar muita atenção à rapidez de entrega e à eficiência da logística reversa.
Branding Digital
A atual competitividade do mercado faz com que as empresas passem para o domínio digital, desenvolvendo estratégias para alcançar resultados eficientes.
As redes sociais são a grande plataforma para realizar campanhas de marketing. O que é isso?
Facebook: é o lugar por excelência para publicidade paga.
Twitter: com bom conteúdo tem potencial para ser viral.
YouTube: tem um apelo audiovisual.
As redes permitem que você identifique o impacto de sua estratégia, a percepção do público sobre sua marca e produtos e a difusão do mesmo.
Erros comuns na criação de marca digital
Nós lhes dizemos os três principais erros que você deve evitar:
Imagem fiel
Os usuários costumam se acostumar rapidamente a uma imagem ou frase específica, portanto, uma simples alteração pode desfazer tudo o que leva anos para estabelecer. Você tem que ter cuidado com as emoções do público.
Logo vs. Marca
Criar uma marca não é apenas escolher um logotipo e um nome. A marca é tudo que faz uma empresa, todas as suas qualidades físicas e emocionais.
Transparência
É verdade que você quer transmitir ao cliente potencial uma ideia atraente e excitante, mas existem limites que não devem ser ultrapassados. Se o que você oferece não está nem remotamente perto da realidade, isso só causará uma má reputação.
Somente as empresas que aplicam esse tipo de estratégia também se destacam entre as demais, uma boa gestão de marca é o sucesso das empresas.
Agora o cliente é quem impõe as regras, as marcas devem interagir com elas para alcançar o sucesso.