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Passos iniciais para criar uma marca

Criar sua própria marca é um projeto essencial para quem está começando um negócio. Mas sempre surge um problema recorrente, o medo de começar. Construir uma marca do zero é um trabalho muito complexo, que exige muito tempo, reflexão e dinheiro.

Mas, apesar das aparências, possuir uma marca própria e transformá-la em uma empresa lucrativa está ao alcance de todos. Você certamente precisará de diversas habilidades, que podem ser aprendidas gratuitamente online.

Neste artigo, a Lancaster apresenta os primeiros passos para você criar a marca de seu empreendimento.

 

O que é uma marca?

Existem marcas de renome mundial, como Apple, Microsoft, Nike, Mercedes e outras. Mas também é possível projetar uma marca em menor escala. Uma marca é simplesmente uma representação dos produtos de uma empresa ou do próprio negócio.

Se você vende produtos digitais ou físicos e tem um negócio, você possui uma marca. Mas isso também é verdade no caso de você vender serviços.

 

A definição

Uma marca é definida como um sinal de representação gráfica para distinguir os bens e serviços de uma empresa. Normalmente, uma marca é reconhecida pelo seu logotipo, slogan ou afins.

Mas, na realidade, uma marca é muito mais do que isso. Representa como as pessoas percebem o seu negócio e seus produtos e serviços. É por isso que também estamos falando de branding e notoriedade.

Cada marca tem o seu próprio estilo, os seus valores, a sua forma de comunicar. E esses elementos fazem uma única marca e possibilitam diferenciá-la dos outros. Uma empresa também tem uma reputação, uma experiência que irá definir a sua marca.

 

Quem pode criar uma marca?

Nós tendemos a pensar que apenas grandes empresas realmente têm uma marca que está fora do comum. Ou, que projetar a marca requer um orçamento de início astronômico. Mas, na realidade, qualquer um pode criar sua marca. –

Cada indivíduo tem sua própria marca pessoal. Todo mundo tem um físico, uma mentalidade, um nome, uma maneira de nos expressar que nos define.

Mas, em geral, a marca está associada a uma empresa. Então, para ter uma marca, você terá que possuir uma empresa e vender produtos / serviços. Para ter sua própria marca, você só tem que começar um negócio, pode ser uma loja online, uma agência ou o que quer que seja.

Projetar a própria marca é um processo longo, que requer muitos passos a seguir. Para ajudá-lo a lançar e deixar sua marca, vamos apresentar-lhes alguns passos iniciais.

 

Encontrando um mercado-alvo

Antes de começar a criar sua marca, você absolutamente tem que selecionar um mercado-alvo. Isso permitirá que você realize um estudo de mercado depois e, acima de tudo, tenha uma melhor chance de sucesso. Para quanto mais você está procurando um mercado importante, mais difícil será impor sua marca a ela.

Uma vez que você sabe o que você vai vender, é hora de olhar para o estado atual do mercado. Em um estudo de mercado, há várias coisas para analisar para ver se você pode fazer um lugar em um setor ou não.

No geral, vamos nos concentrar em dois componentes, clientes e concorrentes. Por um lado, você precisa verificar se há uma alta demanda entre os consumidores. Por outro lado, é importante mover-se em um mercado com uma baixa taxa de concorrência.

Se um mercado tem uma demanda elevada é bastante simples. Mas o mais importante é conhecer o cliente-alvo deste mercado. Você tem que se perguntar quais consumidores terão mais probabilidade de comprar seus produtos e serviços. Dessa forma, será muito mais fácil vender mais.

 

Para fazer o seu lugar em um mercado, também não deve ser muito competitivo. Então você terá que analisar o número de empresas concorrentes e seu nível para ver se você pode passá-las ou não.

Cuidado, a concorrência não é uma coisa ruim em si. Isso mostra que há um verdadeiro interesse do consumidor no mercado. Por outro lado, uma alta taxa de concorrência tornará a criação de uma marca mais difícil.

 

Aqui estão algumas dicas para encontrar seu cliente-alvo e conhecer seu mercado:

Para começar, você pode usar o Google para assistir seus concorrentes. Você só precisa digitar na barra de pesquisa o nome ou categoria de seus produtos / serviços. Você verá rapidamente se você tem um monte de concorrentes ou não.

Então você pode conversar com pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Desta forma, você será capaz de entender seus desejos, necessidades e por que eles compram os produtos de um concorrente. Você também pode analisar o conteúdo publicado por marcas concorrentes, para saber como elas se comunicam.

Finalmente, você também pode testar os produtos dos concorrentes para observar a embalagem e o serviço ao cliente que eles oferecem.

 

Estabeleça o posicionamento da sua marca

Agora você conhece seu mercado-alvo, bem como seus principais concorrentes. Portanto, é hora de estabelecer o posicionamento da sua marca para se destacar da concorrência. O posicionamento da marca define o valor agregado que uma empresa traz para seus clientes.

Em si, o posicionamento da sua marca é o que vai diferenciá-lo de todas as empresas que vendem a mesma coisa que você. Para se destacar da multidão, a maioria das marcas pensa em oferecer preços mais competitivos. Mas isso raramente é uma boa ideia, porque você vai diminuir suas margens e arriscar a sustentabilidade do seu negócio.

Para posicionar sua marca, você tem que se concentrar em um elemento que a diferencia dos outros, ou seja, para colocar em prática uma estratégia de diferenciação. Estes podem ser valores ambientais. Por exemplo, uma marca de roupas pode combater o vestuário e oferecer roupas eco-responsáveis. Uma marca também pode promover valores humanos, oferecendo aos seus colaboradores melhores condições de trabalho.

Ou você também pode oferecer melhores produtos / serviços. Por exemplo, a Asphalt se destaca de outras marcas de roupas, oferecendo roupas sustentáveis. Branding, ou seja, a identidade da sua marca também desempenha um papel importante na sua diferenciação. Você também pode se posicionar como uma empresa com um serviço ao cliente rápido e responsivo.

Não importa a estratégia de posicionamento que você escolher, você terá que provar aos clientes que está cumprindo sua promessa de valor. Se você indicar que sua empresa oferece um atendimento rápido ao cliente, você deve ter um suporte muito responsivo. Caso você coloque valores ambientais na frente, você terá que provar como sua empresa tem um impacto positivo no planeta.

 

Para resumir, você precisa fornecer uma proposta de valor para seus clientes. Esse valor agregado garantirá que seus clientes escolham você e não outra marca. Então você absolutamente tem que ter uma vantagem competitiva se você quiser se impor em um mercado a longo prazo.

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