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Como proteger um software recém-criado?

A inovação no campo digital cria novos desafios todos os dias. A criação de novos programas, algoritmos e aplicativos é cada vez mais comum. Quando você tem um conceito inovador capaz de atender muitos usuários, é tentador proteger a solução que você desenvolve. Neste artigo, a Lancaster, empresa especializada em marcas e patentes, apresenta algumas soluções que podem lhe ajudar a manter sua criação protegida. Leia mais abaixo.

 

O software é patenteável?

Talvez você já tenha ouvido falar que software não é patenteável? Na verdade, historicamente, os programas de computador como tais foram excluídos das invenções patenteáveis. É, portanto, impossível obter uma patente que seja escrita nesta forma ou, por exemplo, na forma de código-fonte de software de computador. Neste formato, a proteção dos programas de computador está sujeita à lei de direitos autorais. É uma obra da mente, à semelhança de um livro, que não é considerado uma invenção.

O autor do software pode, portanto, obter proteção para o seu código-fonte de acordo com o direito autoral, que pertence ao direito da propriedade intelectual, e não ao direito da propriedade industrial (que diz respeito às patentes). Para isso não é necessário fazer depósito no INPI: basta comprovar com certeza que é o autor, e a data de criação do programa de computador.

No entanto, muitas patentes são emitidas todos os anos sobre invenções na área de TI, e uma nova classe foi até criada para invenções relacionadas à inteligência artificial. Com efeito, se os programas de computador não são patenteáveis ​​enquanto tais, os advogados da propriedade industrial há muito que encontram soluções, em acordo com os institutos de patentes, para obterem proteção para os seus clientes sobre estas invenções digitais.

 

Como patentear software?

A patente é um título de propriedade industrial que permite proteger um produto, uma utilização, um processo, uma solução técnica que deve, entre outras coisas, ser inventiva e não óbvia para um especialista na matéria.

É por esta razão que um programa de computador pode muito bem ser objeto de uma patente, por exemplo sob a forma de um processo implementado por um computador. Portanto, não é o código-fonte do programa em si que está protegido pela patente, mas as suas funções numa solução mais global.

Os direitos autorais para proteger o código-fonte e a patente das funções do programa são, portanto, complementares para proteger uma invenção na área de TI.

Um exemplo interessante é o registro da patente de um sistema de reconhecimento por voz para smartphones. Para funcionar, este processo baseia-se, claro, num software que inclui um algoritmo, neste caso

 

|S[w]| = |X[w]| – opt[α(w)] |B[w]| .

 

Mas foi sob a forma de processo que a patente foi depositada e obtida na Europa, e isso foi há quase 30 anos!

Em janeiro de 2019, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos (USPTO) tornou público um pedido de patente apresentado pela empresa Uber. O player global VTC deseja patentear o uso de inteligência artificial, a partir de seu aplicativo móvel, para detectar passageiros potencialmente bêbados. O cruzamento de dados do comportamento do cliente no momento do pedido (modo de digitação nas teclas, grafia questionável, velocidade de caminhada, etc.) permitiria então antecipar o comportamento específico de uma pessoa embriagada. Tudo isso seria processado em tempo real para alertar os motoristas.

Este pedido recente ilustra claramente o fato de a proteção da patente não se aplicar ao código fonte do software em si, mas às funções e à utilização que deles seria feita. A patente permite proteger a solução técnica, que aqui utiliza um programa de computador.

Uma equipe de especialistas em patentes de propriedade industrial como a da Lancaster possui dupla experiência, em direito de patentes e em uma área técnica como TI. Com nossa assessoria, você é apoiado por um de nossos consultores especializados Apoiamos você desde a elaboração da sua patente até a sua entrega, junto ao INPI.

Direitos autorais ou patente, para proteger uma invenção na área de TI e digital é essencial recorrer ao profissional certo que entenderá sua invenção e será capaz de navegar entre as leis de diferentes países e a jurisprudência em constante evolução sobre este corte campo -edge.

 

O que é um software

Já falávamos de “software”, a versão em inglês de software, em 1953. Na época, tratava-se de estabelecer uma diferença com “hardware”, a parte de hardware de um computador. Estamos, portanto, falando sobre o que pode ser modificado em um sistema computacional. Uma descrição que, no entanto, esconde múltiplas realidades.

 

Software é um “conjunto de programas, processos e regras, e possivelmente documentação, relativos à operação de uma unidade de processamento de dados (em inglês: software)”.

Concretamente, o software é usado para tudo e qualquer coisa. Você pode presumir que qualquer coisa em seu smartphone que não seja fisicamente tocável é software.

Assim, o software serve tanto como sistema operacional como Windows, MacOs, mas também iOS ou Android, bem como para escrever textos (Word), fazer slides (Powerpoint) ou retocar suas fotos (Photoshop).

Cada ferramenta que você usa em seu smartphone, computador ou até mesmo em sua televisão conectada inclui ou usa software. As inúmeras atualizações a serem realizadas permitem manter o seu bom funcionamento e solucionar bugs presentes no software. Basta dizer que são particularmente essenciais, mesmo que muitas vezes sejam invisíveis no seu uso diário.

O software inclui todos os programas, procedimentos e rotinas associados à operação de um sistema de computador.

Software, do ponto de vista técnico, é um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas para o funcionamento de um sistema. Também corresponde bem a programas, scripts, aplicativos ou até macros. Até os encontramos dentro do “hardware” com um interesse que conta muito. As instruções de código integradas ao seu equipamento são descritas como “firmware”.

O código-fonte do software é um conjunto de instruções escritas em uma linguagem de programação que permite a execução do software.

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