Qual a importância da marca em um negócio? - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Qual a importância da marca em um negócio?

Uma marca é um elemento que caracteriza uma empresa, um serviço, um produto ou mesmo uma ideia. Uma marca permite identificar rapidamente um determinado serviço ou produto entre um grupo de produtos ou serviços semelhantes. Verdadeira referência para o consumidor, uma marca representa valores e pode se materializar de diversas formas.

No âmbito comercial, marca é uma característica que permite a uma empresa distinguir os produtos ou serviços que oferece dos dos seus concorrentes. O conceito da marca, por mais fluido que seja, tem algumas definições rígidas que determinam sua importância para qualquer empreendimento. É por esses motivos que seu registro se faz necessário para o sucesso de quem abre um negócio e a Lancaster, enquanto empresa especializada no registro de propriedade intelectual, trata um pouco mais sobre o assunto neste artigo.

Uma marca pode pertencer a uma rede. Neste caso, são os órgãos desta rede que distribuem o produto ou prestam o serviço que levam o nome da sua marca, através de pontos de distribuição próprios. Falamos então frequentemente de “marca própria” ou “marca de distribuidor”. Quando o produto ou serviço leva o nome do ponto de venda (ou marca) que o distribui, falamos de “marca de varejo”.

 

Que formas assume uma marca?

Uma marca pode assumir diferentes formas. Os mais comuns são:

  •       Um nome próprio;
  •       Um nome comum;
  •       Um logotipo;
  •       Uma expressão;
  •       Um símbolo;
  •       Um som;

 

Do que é feita uma marca?

Uma marca é constituída primeiro pela sua forma (nome, logotipo, símbolo, etc.). Porém, do ponto de vista jurídico, uma marca também é composta por outros elementos mais intangíveis.

Os elementos abstratos que compõem uma marca são por exemplo:

  •       Uma personalidade;
  •       Um conhecimento;
  •       Uma história;
  •       Valores;

Esses elementos moldam uma verdadeira identidade. Juntamente com a representação visual ou sonora, constituem a imagem de marca da empresa, serviço ou produto.

 

Para que serve uma marca?

Uma marca permite ao consumidor identificar rapidamente o produto ou serviço de um produtor ou prestador de serviço num grupo de produtos ou serviços semelhantes. É um verdadeiro marco. Dependendo do caso, a marca pode ser garantia de qualidade. Por outro lado, também pode ser uma forma de reconhecer um produto de baixo custo.

Assim, a marca tem um verdadeiro papel estratégico para a empresa. Se for depositado, passa a fazer parte do capital da empresa. Dotado de um valor, pode então ser transferido ou objeto de contrato de utilização. Construir a imagem da sua marca é, portanto, essencial na estratégia de marketing de uma empresa.

 

Branding

Chamamos de “branding” o ato de patrocinar um evento, um programa ou mesmo um conteúdo. Este conceito também está atrelado à ideia de construção da identidade de uma empresa ou produto por meio da elaboração e fortalecimento dos elementos da marca.

Quando várias marcas unem forças, dizemos que se trata de co-branding. Assim, patrocinam, desenvolvem ou comercializam em conjunto o mesmo evento, programa, conteúdo ou produto. A co-branding é útil para:

  •      Melhorar seu posicionamento;
  •      Fortalecer o relacionamento com seus parceiros;
  •      Acessar um novo mercado;
  •      Reduzir custos através da partilha de investimentos;

 

O que é uma marca coletiva?

Uma marca pode ser criada por um grupo de atores cujo objetivo é divulgar a origem de determinados produtos ou serviços. É a marca coletiva. As marcas coletivas são muitas vezes iniciativa de associações, comerciantes, fabricantes, produtores, etc.

A utilização de uma marca colectiva está sujeita a regulamentos de utilização. Deve ser apresentado no momento do registro da marca ou, em última instância, no pedido de regularização junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

O que é uma marca de garantia?

Existe uma marca que serve para garantir determinadas características relativas ao método de fabricação, à qualidade do produto ou serviço, aos materiais, etc. Esta é a marca de garantia. Afixada num produto ou serviço, uma marca de garantia certifica que o serviço ou produto cumpre os padrões definidos em um regulamento de utilização.

Esta marca não pode ser registrada por pessoa cuja atividade diga respeito à promoção e comercialização dos produtos e serviços garantidos. Na prática, muitas vezes são entidades como organismos de certificação ou pessoas de direito público que registam estas marcas. Estes deverão fornecer as normas de uso correspondentes à marca no momento do registro da marca ou, em última instância, quando da solicitação de regularização feita pelo INPI.

 

Propriedade intelectual

Propriedade intelectual refere-se a invenções e às chamadas obras “intelectuais” que são utilizadas no comércio.

A propriedade intelectual inclui todas as invenções e obras utilizadas em ambiente comercial. Isso inclui todos os seguintes tópicos quando usados ​​no comércio:

  •      As invenções;
  •      Obras literárias;
  •      Obras artísticas;
  •      Desenhos e modelos;
  •      Os emblemas;
  •      Os nomes;
  •      Imagens;

A propriedade intelectual confere um direito moral, inerente ao inventor ou autor, que é inalienável (não pode ser transferido) e imprescritível (sem limitação de duração). Assim, mesmo depois de uma invenção ou obra ter caído no domínio público, a propriedade intelectual ainda pertence ao seu inventor.

O direito de propriedade intelectual pode ser atribuído a uma pessoa física ou a uma pessoa jurídica.

Classificamos as obras e criações que são objeto de propriedade intelectual em duas partes: por um lado, a propriedade industrial e, por outro lado, os direitos de autor.

 

Propriedade Industrial

Aqui está a lista de assuntos relacionados à propriedade industrial:

  •      Invenções industriais;
  •      Modelos industriais;
  •      Os protótipos;
  •      Marcas;
  •      Os desenhos;
  •      Indicações geográficas;

Aqui está a lista de assuntos relacionados a direitos autorais:

  •      Obras literárias (peças, livros, poemas, etc.)
  •      Obras musicais;
  •      Filmes de animação e desenhos;
  •      Obras artísticas (pinturas, desenhos, esboços, esculturas, fotografias, etc.)
  •      Obras de arquitetura;

 

Proteção da propriedade intelectual

O direito de propriedade intelectual é defendido de acordo com a categoria da qual depende. Os direitos autorais, como o nome sugere, são protegidos por direitos concedidos ao autor da obra.

No caso da propriedade industrial, as patentes são utilizadas principalmente para proteção. O registro de uma patente permite que uma pessoa mantenha o uso total e exclusivo de sua invenção.

No entanto, podemos notar alguns outros processos de proteção como nomes de domínio ou marcas, por exemplo.

Os critérios para proteção de patentes;

Para ser elegível à proteção de patente, uma invenção deve atender a um certo número de critérios. Deve ser prático e útil, conter um elemento de novidade e envolver atividade inventiva.

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