Qual a importância do registro de marca? - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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O que é domínio público

Qual a importância do registro de marca?

Por que registrar sua marca? Esta pergunta surge com muita frequência: qual o sentido de registrar uma marca? Eu realmente preciso de uma marca, mesmo tendo o nome de uma empresa? Ou: uso o nome há vários anos, nunca tive problemas, então por que registrar?

O registro de uma marca traz diversas vantagens. A Lancaster separa abaixo alguns dos motivos pelos quais você deveria considerar proteger a identidade de seu negócio e pode contar com nossa equipe para auxiliar no processo.

Em quase todos os lugares do mundo, quem registrar primeiro obtém os direitos sobre o nome. No Brasil, o fato de utilizar uma marca durante muito tempo não confere direitos. Portanto, se você utilizar uma marca sem tê-la registrado, um terceiro poderá registrá-la em seu lugar. Ele então poderá impedir que você continue com sua exploração. Pior: você pode até, em casos extremos, ser considerado infrator, devendo danos a esse terceiro. Mas existe uma maneira simples de se proteger dessa situação: registrar uma marca.

Observe que alguns outros direitos anteriores (como o nome de uma empresa ou um nome de domínio) também podem ser reivindicados contra terceiros, que usariam o mesmo nome depois de você. No entanto, estes direitos são difíceis de defender (é necessário provar que foram devidamente explorados e durante quanto tempo) e não permitem tantas ações.

Em qualquer caso, deve-se ter em mente que em caso de conflito, a primeira coisa que se procura é a data dos direitos mais antigos. É, portanto, muito importante, no caso de utilização de uma marca, preceder essa utilização com um registro, pelo menos como medida de precaução, a fim de evitar que terceiros subsequentes o impeçam de utilizar o nome pelos seguintes.

O registro da sua marca permite, portanto, garantir o uso do nome.

 

Registre sua marca para ser o único a utilizá-la

O registro de marca confere o monopólio de exploração de um nome e/ou logotipo, relativamente a produtos e/ou serviços específicos.

Por exemplo: a marca Tesla está registrada para automóveis. Nenhuma outra pessoa pode usá-lo para se referir a carros (ou quaisquer outros veículos). Existe, portanto, um monopólio do nome “Tesla” para estes produtos.

A marca é um direito de propriedade industrial oponível a terceiros: é, portanto, possível impedir o registro de uma marca idêntica ou semelhante graças ao procedimento de oposição. O uso
ilícito também pode ser coibido por meio de outras ações: ação de nulidade, falsificação ou concorrência desleal.

Tenha cuidado, porém: um monopólio é mantido. Não é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que recusará uma marca porque existe uma marca anterior idêntica. Cabe ao proprietário da marca verificar se ninguém está registrando/utilizando uma marca semelhante. Portanto, para ter certeza de que você será o único a usar o nome em questão, você deve monitorar sua marca adequadamente.

 

Registre sua marca para se proteger e se defender de forma eficaz

O registro de uma marca tem um caráter dissuasivo que não deve ser negligenciado. Na verdade, quando uma marca é registrada, ela aparece no registro do INPI: um terceiro que queira registrar esse nome verá que ele já está em uso. Na maioria das vezes, isso leva o terceiro a escolher outro nome.

Além disso, a marca dá ao seu titular a possibilidade de se defender eficazmente (o que o simples uso não permite). A marca permite atuar em procedimentos administrativos perante o INPI (oposição/nulidade) ou perante outros organismos (por exemplo para obter a transferência de um nome de domínio). Mas acima de tudo, a marca possibilita a atuação na falsificação. Isso permitirá que o proprietário da marca registrada receba danos (às vezes substanciais).

Se você não registrou uma marca comercial, não será possível ação por infração. Você pode, no entanto, dependendo do caso, atuar em concorrência desleal – mas esta ação é mais difícil de implementar.

 

Outras vantagens do registro de marca

Existem muitos outros motivos para registrar sua marca:

  • A marca é um “ativo financeiro”: pode ser licenciada (contra royalties) ou transferida. A marca pode, portanto, ajudá-lo a ganhar dinheiro.
  • A marca é um direito duradouro: se for renovada e explorada, a marca pode durar séculos! Na verdade, é válido por 10 anos a partir do depósito, sendo renovável a cada 10 anos.

Por que monitorar sua marca?

A monitorização permite opor-se a um depósito ou utilização ilícita de forma rápida e com menor custo, a fim de impedir a infração. Também permite prevenir ataques mais graves e ficar de olho nos concorrentes.

Interrompa uma violação atual ou evite uma violação futura: A utilização de um nome próximo do seu no seu setor de atividade pode, a longo prazo, ter efeitos terríveis em termos de negócio, reputação, etc. É por isso que é importante detectá-los o mais cedo possível, de preferência antes mesmo que isso não aconteça. Os efeitos a temer são os seguintes:

 

Risco de confusão

É a pior coisa que poderia acontecer. O consumidor confunde duas marcas a ponto de acreditar que são operadas por uma mesma entidade. Ele, portanto, compra produtos ou serviços de um ou de outro indiferentemente, mesmo que na verdade venham de duas empresas muito distintas.

 

Desvio de clientes

Isto é uma consequência do risco de confusão. Este desvio pode ser voluntário ou não. Em todos os casos, leva os clientes a abandonar uma marca em favor de outra, pensando em comprar os mesmos produtos.

 

Concorrência desleal e parasitismo

São atos voluntários que têm por objetivo apropriar-se dos esforços comerciais e de comunicação de um concorrente, para deles beneficiar “sem gastar um cêntimo” e, em última análise, recuperar os seus clientes.

 

Falsificação

Trata-se da reprodução ou imitação de uma marca de forma a criar risco de confusão sem a consciência do consumidor. A falsificação só existe contra uma marca registrada anterior (você não pode falsificar um nome de domínio ou nome de empresa).

Fique de olho em seus concorrentes

O monitoramento também permite realizar um estudo competitivo de longo prazo: o que seus concorrentes estão apresentando, eles estão tentando se aproximar da estratégia de sua marca? Isso pode ajudá-lo a evoluir suas práticas em tempo real.

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