Qual a importância do registro de patente? - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
Belo Horizonte - MG (31) 3566-9874   (31) 9 8373-9999 lancaster@lancasterpatentes.com.br

Qual a importância do registro de patente?

Registrar uma patente é, sem dúvida, a forma mais segura de proteger uma invenção. Graças a uma patente, o criador de uma invenção adquire o monopólio da exploração da sua invenção. Isso significa que ninguém mais poderá explorá-lo sem o seu consentimento. Desta forma, a patente adquire valor econômico e estratégico. Você pode proteger sua invenção em diversas escalas: nacional, continental ou internacional. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo e faça contato com a Lancaster para conhecer as condições oferecidas pelo escritório com mais experiência na proteção da propriedade intelectual e as melhores condições de assessorá-lo neste processo.

 

O que é uma patente?

Uma patente é uma proteção que se aplica a criações técnicas. Estes podem assumir formas muito variadas.

A proteção da patente confere ao criador da invenção o monopólio da sua exploração. Isto significa que ninguém pode criar, distribuir, utilizar ou vender uma criação técnica sem o acordo do seu proprietário.

Graças a esta proteção, pessoas ou empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento têm maiores chances de rentabilizar suas despesas. De forma mais ampla, a protecção de patentes pretende ser um meio de encorajar a inovação.

 

Por que registrar uma patente?

Preservar uma invenção

Uma patente é antes de tudo uma forma de proteger uma invenção e reivindicar propriedade. Desenvolver uma invenção é caro, não só em termos de dinheiro, mas também em termos de tempo. Isso requer energia e utiliza um certo número de recursos. Portanto, seria injusto que outra pessoa aproveitasse indevidamente todos os esforços realizados por um indivíduo ou por uma empresa para desenvolver uma nova criação.

No Brasil, uma patente dá direito a uma proteção de até 20 anos. Para mantê-lo por todos esses anos, o proprietário ainda deverá pagar anuidades.

 

Obtenha o monopólio operacional

O depósito de uma patente permite sobretudo obter o monopólio da exploração da invenção que beneficia desta proteção. Isto significa que ninguém poderá utilizar a invenção, fabricá-la, importá-la, copiá-la, comercializá-la… sem a autorização do seu proprietário. Isto proporciona diversas vantagens, nomeadamente econômicas.

Com efeito, graças à patente, a invenção adquire valor. O titular de uma patente pode então decidir:

  •      Transferir sua patente
  •      Passá-la adiante
  •      Vendê-la
  •      Trazer para o capital da empresa

 

Evite a falsificação

Em segundo lugar, com uma invenção patenteada, é mais fácil evitar a infracção porque os proprietários das patentes podem intentar acções legais contra pessoas que exploram ilegalmente a invenção que possuem. Isso é chamado de ação de infração. Falamos especificamente de violação de patente quando uma pessoa:

  •      Fabrica a invenção protegida sem a autorização do seu proprietário,
  •      Importa ou vende a invenção protegida sem a autorização do seu proprietário.

Sem ir tão longe, o titular da patente também pode opor-se a uma patente depositada. Com efeito, se ele considerar que uma invenção recém-criada é muito semelhante a uma invenção já protegida por patente, poderá informar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que administra essas questões. A oposição pode ser total ou parcial, o que significa que pode dizer respeito a toda a invenção ou apenas a alguns aspectos dela. Você deve saber que muitas vezes é mais vantajoso apresentar uma oposição diretamente do que intentar uma ação judicial contra os infratores, uma vez que não é incomum que esta última seja longa e dispendiosa.

 

Uma vantagem econômica e estratégica

Além disso, usufruir do monopólio da exploração de um produto é, sem dúvida, um trunfo indiscutível para uma empresa. Na verdade, ser o único capaz de fabricar e comercializar um produto oferece uma vantagem estratégica inegável.

A empresa torna-se assim mais competitiva. Por um lado, pode oferecer preços significativamente mais elevados e, por outro, conquistar novas quotas de mercado. Portanto, a empresa pode aumentar seus ganhos.

 

Incentive a inovação

Se imaginar uma invenção se tornar rentável, as empresas estarão mais inclinadas a investir em investigação e desenvolvimento. Além disso, embora uma empresa ou pessoa mantenha o monopólio de uma invenção durante vários anos, estas inovações acabam por beneficiar a sociedade como um todo. Desta forma, o bem-estar de todos melhora.

Estes investimentos não servem apenas para uma invenção concreta. As inovações são, de facto, regularmente uma fonte de inspiração para criar novos produtos ou encontrar novas soluções para satisfazer novas necessidades. Em última análise, estas melhorias constantes motivam a investigação e a inovação.

 

Uma questão de imagem para a empresa

Finalmente, os registros de patentes permitem que uma empresa fortaleça a sua imagem. Este é, por um lado, o caso dos consumidores. Uma empresa que se posiciona como líder em sua área atrai mais facilmente indivíduos, empresas ou mercados públicos.

Por outro lado, uma empresa que apresenta uma imagem moderna e voltada para o futuro também pode atrair novos talentos. Esta é, portanto, uma vantagem significativa para os recrutadores, que desta forma podem despertar o interesse de novos colaboradores motivados pela ideia de formação num ambiente profissional que deixa muito espaço para a inovação.

 

Quais são as etapas para registrar uma patente?

Para registrar uma patente no Brasil, você terá que passar pelo INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Várias etapas são necessárias para registrar uma patente no país:

  1.      Verifique a disponibilidade da invenção para evitar o risco de falsificação
  2.      Verifique se a invenção atende aos critérios de patenteabilidade
  3.      Escreva a patente
  4.      Registrar a patente (online no site do INPI)
  5.      Pagar impostos
  6.      Retirar, modificar ou manter seu pedido de patente, seguindo as conclusões do relatório de pesquisa realizada pelo INPI

Seguindo esse processo, o INPI concede a patente e a publica no boletim oficial se:

  •      A patente atende a todos os critérios de depósito
  •      O depositante pagou todos os impostos
  •      Ninguém se opôs à patente

 

 Quais invenções podem ser patenteadas?

Muitas invenções podem ser patenteadas. No entanto, devem respeitar determinados critérios, conhecidos como “critérios de patenteabilidade”.

Novidade

Para que uma invenção seja patenteada, ela deve ser nova. Uma invenção é primeiramente considerada nova se ainda não tiver sido objeto de um pedido de patente. No entanto, esta não é a única condição. Na verdade, uma invenção é considerada nova se simplesmente ainda não existir. Portanto, um objeto que existe ou cuja ideia foi publicada não pode ser patenteado, nem mesmo pelo seu inventor. É por isso que é essencial manter a sua ideia de invenção em segredo até que a patente seja depositada.

Para obter proteção a uma invenção em andamento é possível depositar um pedido provisório de patente. O pedido provisório de patente protege a invenção por um ano. Pode então ser convertido em uma patente ou certificado de utilidade.

 

Aplicação industrial

Para que uma invenção seja patenteada, ela também deve poder ser fabricada industrialmente. A jurisprudência entende a manufatura industrial como qualquer atividade manufatureira. A invenção deve, além disso, poder ser utilizada em todos os tipos de indústrias, o que exclui criações demasiado abstratas.

Inventividade

Para que uma invenção seja patenteada, ela deve resultar, em última instância, de uma atividade inventiva. Isto significa que não é possível depositar uma patente para um objeto que resulte de uma ideia demasiado óbvia. Por exemplo, não seria possível deixar cair uma cadeira estofada, porque os fabricantes de móveis estão muito familiarizados com almofadas e cadeiras, o que torna esta invenção demasiado óbvia.

Leave a comment