Qual a importância de se tornar uma marca empregadora? - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
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Qual a importância de se tornar uma marca empregadora?

A imagem que os seus funcionários e o mundo exterior têm da sua organização: esta é a sua employer branding – um nome moderno para a marca empregadora, portanto. Enquanto a marca regular se concentra em produtos ou serviços, a marca empregadora gira em torno da identidade da sua empresa.

A marca empregadora é a estratégia que ajuda a moldar essa identidade. Tanto o marketing quanto o RH são afetados. Com sua missão forte e única, bem como sua visão e valores, você se destaca de seus concorrentes. Mas você também deve agir de acordo, porque obviamente seus próprios funcionários também devem aderir à sua marca empregadora. Eles devem de alguma forma respirar sua marca.

A marca empregadora não é um fim em si. É uma forma de divulgar o seu negócio. Para atrair o talento certo para a sua organização e mantê-lo fiel à sua empresa.

Por que a marca empregadora é importante?

A principal razão é óbvia: um empregador atraente encontra mais facilmente o talento certo. Você tem uma boa marca empregadora? Em seguida, atua como um ímã para potenciais candidatos e as vagas são preenchidas mais rapidamente. O resultado é um maior envolvimento e participação, para que seus funcionários operem com desempenho máximo. Colaboradores satisfeitos e produtivos garantem um melhor serviço e, portanto, também clientes satisfeitos e melhores resultados comerciais.

 

Como construir a imagem de uma marca empregadora?

A ponta de lança da marca empregadora? Seus colaboradores. Afinal, eles devem ver e considerar você um empregador atraente. Portanto, certifique-se de que o que você oferece atenda às suas expectativas. E é aqui que reside o problema de muitas empresas: ainda não consideram suficientemente os seus colaboradores como indivíduos. Mas esteja ciente de que o Employer Branding de sucesso requer um trabalho personalizado em diferentes áreas:

  •      Remuneração: dê voz aos seus colaboradores na composição do seu envelope salarial, por exemplo através de um plano de cafetaria.
  •      Conteúdo da função: garanta a correspondência entre os talentos dos seus colaboradores e as necessidades da sua empresa. Redirecione se necessário, por exemplo, por meio de revanche.
  •      Horário e local de trabalho: ao introduzir horários flexíveis ou teletrabalho, você dá aos seus funcionários mais liberdade e um melhor equilíbrio entre a vida profissional e privada.
  •      Oferta formativa: invista no desenvolvimento dos seus colaboradores para motivá-los, ajudá-los a desenvolver-se e a gerir melhor os desenvolvimentos tecnológicos e outros do mercado.

Um empregador atraente é aquele que presta atenção ao indivíduo e à liberdade de escolha.

 

Por que adotar a ideia de uma marca empregadora?

Quando uma empresa desenvolve a sua estratégia de Employer Branding, o primeiro alvo que lhe vem à mente é o candidato. Com efeito, o Employer Branding permite atrair os melhores talentos e destacar-se da concorrência. Mas atrair candidatos não é o único objetivo do Employer Branding. Na verdade, reter os funcionários atuais também oferece muitas vantagens.

O que é marca empregadora? Employer Branding, ou marca empregadora, representa todo o esforço de marketing realizado por uma empresa com o objetivo de torná-la mais atrativa aos olhos dos candidatos mas também dos atuais colaboradores, através da comunicação sobre os seus valores e a sua cultura de emprego. A empresa melhora então a sua imagem e apresenta-se como empregador de eleição.

 

Retenção de funcionários atuais

Melhorar sua imagem entre seus funcionários traz muitas vantagens. Um funcionário que gosta de trabalhar em uma empresa e que se sente bem nela tem maior probabilidade de permanecer nessa empresa. Desenvolver sua estratégia de Employer Branding faz sentido quando você sabe que reter seus funcionários é 80% mais barato do que recrutar novos candidatos.

Os colaboradores conhecem a sua empresa em todas as suas formas e, portanto, estão na melhor posição para comunicá-la e dar a sua opinião. Se estiverem satisfeitos com seu ambiente de trabalho, será mais provável que falem sobre ele de forma positiva. Desenvolver a sua marca empregadora, melhorando a imagem da sua empresa entre os seus próprios funcionários, torna-os verdadeiros embaixadores e permite que as empresas aumentem as suas hipóteses de encontrar o funcionário perfeito. Na verdade, os candidatos procuram frequentemente opiniões de antigos ou actuais funcionários. Se a estratégia de Employer Branding der frutos, os colaboradores tornam-se intermediários entre a empresa e o seu novo colaborador.

 

Por que a marca empregadora é importante?

Na era das redes sociais e da Internet, a reputação que uma empresa constrói é essencial tanto para vender como para atrair e reter talentos.

Você precisa investir interna e externamente para construir uma marca empregadora sólida. O objetivo é convencer os colaboradores não apenas a ficarem, mas a se tornarem verdadeiros “embaixadores” da sua empresa, seja no grupo de amigos ou nas redes sociais.

Tal como acontece com outras técnicas de branding, a marca empregadora também requer uma boa narrativa. O que significa trabalhar na sua empresa? Quais são os valores que norteiam a sua cultura corporativa? Nós dissemos assim. Escolha a mensagem certa que pode atrair as pessoas certas.

Viva de acordo com esses valores. Se você não tem problemas para contratar, mas não consegue reter seus talentos, provavelmente você trabalhou bem na comunicação, mas não o suficiente nas reais condições dos seus colaboradores.

Artigos sugerem que as receitas aumentam quando as empresas envolvem com sucesso os seus funcionários, porque isso é visto de forma positiva tanto pelos funcionários como pelos consumidores.

 

O que você pode fazer para melhorar sua marca empregadora?

Primeiro, faça um balanço da situação: Glassdoor, Facebook e Twitter são uma ótima maneira de começar a entender a reputação da sua empresa como empregadora;

Para saber mais a fundo o que seus colaboradores pensam da sua estrutura, considere também a possibilidade de realizar pesquisas anônimas de satisfação dentro da empresa. Pergunte o que eles precisam: horários mais flexíveis? Espaços de reunião maiores? Treinamento específico?

Se posicione, mostre seus valores. Não explique o que você faz, explique por que você faz isso. Isto terá um grande impacto nos seus clientes e funcionários;

Envolva seus funcionários! Aqui você encontrará algumas ideias.

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