Como saber se uma marca já existe - Lancaster Marcas e Patentes
Praça Raul Soares, 85 - Belo Horizonte - MG (31) 3274-1718 | (31) 98948 1430 lancaster@lancasterpatentes.com.br
Como saber se uma marca já existe

Como saber se uma marca já existe

Como saber se uma marca já existe

A marca de uma empresa e como o seu rosto para o mundo, é através dela que o cliente identifica e reconhece os produtos ou serviços oferecidos. Indo além de um simples desenho, a marca tem papel de abarcar os conceitos que regem a empresa, sua visão de mundo e seu posicionamento em relação ao relacionamento com o consumidor, com o mercado e com a sociedade. Tendo em vista sua importância, é necessário que se faça o registro dessa marca, para resguardá-la. Antes de iniciar o processo de registro de marca é necessário realizar uma pesquisa, onde pode ser averiguada sua originalidade. Veja como saber uma marca já existe e por onde começar a pesquisa.

Onde pesquisar para saber se uma marca já existe

Algo comum quando se quer saber se uma marca já existe é pesquisar na internet, ou em redes sociais como o Facebook. Entretanto uma pesquisa tão simples não é o suficiente para garantir que uma marca já tenha registro. O local onde se deve pesquisar se uma marca já existe é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O INPI é o órgão federal responsável pela emissão do registro de marca e, em seu site, fica disponibilizado um banco de dados de marcas registradas. Antes de iniciar o processo de registro de sua marca faça uma pesquisa no banco de dados de registros do INPI.

Por que é importante saber se uma marca já existe

Para conseguir registrar sua marca é preciso que ela obedeça aos critérios da Lei da Propriedade Industrial (LPI). A LPI determina que para que a marca seja registrada critérios devem ser atendidos, visando evitar uma concorrência ou uso desleal de uma marca já registrada. Isso se deve ao fato de uma marca trazer consigo mais do que apenas um símbolo, mas também uma manifestação dos ideais de uma determinada empresa.

Leave a comment