As 5 marcas mais valiosas do mundo – O sistema econômico vigente em praticamente todos os países do mundo, o capitalismo, faz com que companhias de diversos setores tenham um valor de mercado. Em outras palavras, se você dispuser de todo esse dinheiro, poderá fazer uma oferta para comprar a marca para você! Os valores, no entanto, são astronômicos, e é bastante raro que uma negociação desse porte realmente aconteça.
Apesar disso, todos que possuem interesse na economia mundial consideram a lista com as marcas mais valiosas do mundo um dos dados mais importantes para todo o sistema. Em janeiro de 2019, a pesquisa mais recente da Brand Finance divulgou uma classificação com as 500 marcas mais valiosas de todo o mundo.
A Brand Finance é uma consultoria especializada na avaliação de negócios. Com sede na cidade de Londres, no Reino Unido, a empresa tem a lista de marcas mais valiosas mais respeitada de todo o meio econômico, a qual sempre é revelada no Fórum Econômico Mundial, que, neste ano, aconteceu na cidade de Davos.
Segundo a consultoria, são dezenas de variáveis para análise do valor de mercado da marca. Dessa forma, não é considerado apenas o lucro que ela possui, mas também a valorização de seus produtos na sociedade, o impacto que causa nas pessoas, dentre vários outros aspectos.
É importante ressaltar que várias empresas especializadas em consultorias fazem suas próprias listas de marcas mais valiosas. Dessa forma, tendo em vista que utilizam parâmetros distintos, é comum que haja diferenças entre uma e outra.
Antes de revelarmos as marcas mais valiosas do mundo, faça um exercício consigo mesmo: para você, quais são as marcas mais valiosas? Em outras palavras, qual empresa mais influencia no seu dia a dia?
Quais as 5 marcas mais valiosas do mundo?
Estar no top 5 de marcas mais valiosas do mundo é uma vitória dupla para uma companhia. Além do alcance de um objetivo de milhares de colaboradores e funcionários, marcar presença nessas listas é uma publicidade por si só: ser a marca mais valiosa de todo o mundo, principalmente na lista mais considerada pelos economistas, faz com que a sua empresa se fortaleça ainda mais.
Sem mais delongas, veja abaixo quais empresas atingiram, no ano de 2019, o status de marca mais valiosa de todo o mundo:
5ª colocação – Samsung:
A única empresa não estadunidense a figurar no top 5 de marcas mais valiosas de todo o mundo é a Samsung. Fundada no ano de 1938, e com foco no ramo de desenvolvimento de softwares (sistemas operacionais) e hardwares (aparelhos eletrônicos), a companhia tem sede na cidade de Seul, capital da Coreia do Sul.
O valor de marca da Samsung é de aproximadamente 91 bilhões de dólares. A empresa apresentou uma queda de -1,1% em relação ao ano anterior.
– 4ª colocação – Microsoft:
Dona do sistema operacional mais utilizado e famoso em todo o mundo, o Windows, a Microsoft figura a quarta colocação na lista de marcas mais valiosas. A empresa, que já esteve em lugares mais altos na classificação, tem sede na cidade de Redmond, nos Estados Unidos.
A Microsoft foi fundada no ano de 1975, e atualmente possui um valor de mercado de 119.59 bilhões de dólares. A empresa teve um grande crescimento em comparação ao ano anterior: +47,7%.
– 3ª colocação – Google:
Com sede na cidade de Mountain View, também nos Estados Unidos, a Google talvez seja uma das empresas que mais influencia em nosso dia a dia. Se quisermos buscar praticamente qualquer conteúdo, a primeira opção é sempre jogar na ferramenta de pesquisa disponibilizada pela empresa.
Além disso, são os desenvolvedores do sistema Android, o mais utilizado ao redor do mundo. Atualmente, a Google possui um valor de mercado de 142,7 bilhões de dólares, com crescimento de +18,1% do ano passado para este.
– 2ª colocação – Apple:
A empresa da maçã, que por muitos anos consecutivos esteve no topo da lista de marcas mais valiosas do mundo, atualmente figura na segunda posição, segundo a Brand Finance. Tem sede em Cupertino, nos Estados Unidos, tendo sido fundada no ano de 1976.
O valor de mercado atual da Apple é de 153,6 bilhões de dólares. O crescimento em comparação ao ano anterior, no entanto, não foi tão grande: +5%.
– 1ª colocação – Amazon:
A Amazon, pelo segundo ano consecutivo, é a empresa mais valiosa de todo o mundo, segundo a Brand Finance. Tem sede na cidade de Seattle, oeste dos Estados Unidos, e foi fundada em 1994. O principal foco da empresa é o comércio eletrônico, onde é possível encontrar todos os tipos de produtos.
Atualmente, a Amazon tem um valor de mercado avaliado em 187,9 bilhões de dólares. O crescimento do ano passado para este também foi grande: +24,6%.