As marcas mais valiosas do mercado automobilístico - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
Praça Raul Soares, 85 - Belo Horizonte - MG (31) 3274-1718 | (31) 98948 1430 lancaster@lancasterpatentes.com.br
As marcas mais valiosas do mercado automobilístico

As marcas mais valiosas do mercado automobilístico

As marcas mais valiosas do mercado automobilístico

O mercado de bens de consumo de alto valor agregado é um dos que mais movimenta dinheiro ao redor do globo. Esses bens são os que usam os materiais extraídos e tratados por indústrias de base e utilizam de alta tecnologia para fabricar o produto final.

Os automóveis são um bom exemplo, já que utilizam de várias áreas do conhecimento não só para a fabricação dos carros, mas também para criar novas tecnologias, design, elétrica e mecânica, bem como setores de comunicação para impulsionar as marcas e fazê-las ganharem mais e mais espaço no imaginário consumidor.

Confira uma lista selecionada pela revista Forbes com as 10 marcas mais valiosas no setor automobilístico e um pouco da história de cada uma delas.

As marcas mais valiosas do mercado automobilístico

  1. Grupo Volkswagen (Alemanha)

Em 2012, a Volkswagen vendeu mais de 9,2 milhões de unidades, o que representa 12,8% do mercado mundial de automóveis de passageiros. Com 104 fábricas em 27 países, 550.000 funcionários produzem 37.700 carros por dia que são vendidos em 153 países. O grupo Volkswagen também inclui as marcas Audi, Lamborghini, Bentley, Bugatti, Ducati e Scania.

  1. Toyota Motor (Japão)

A Toyota Motors foi estabelecida como uma empresa em 1937. Em 2012, as vendas globais de unidades híbridas totalizaram cinco milhões e venderam um total de 9,75 milhões, no mesmo ano em que fabricou 200 milhões de unidades. A Toyota é considerada uma das empresas verdes mais importantes do planeta e aumentou suas vendas graças a Prius, Camry e Corolla.

  1. Deaimler (Alemanha)

O grupo cuja marca principal é a Mercedes-Benz também produz caminhões e motores F1. Nos últimos anos, entrou no mercado chinês com força em uma das categorias mais atraentes, a das marcas de luxo. Tem uma força de trabalho de 275.000 pessoas e opera em mais de 200 países. Em 2012, a Daimler vendeu 2,2 milhões de veículos.

Considerada a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo, seus modelos são renomados por sua engenharia e conforto. Parte de seu sucesso se deve à sua capacidade de se adaptar ao mercado com modelos compactos e econômicos. Além disso, a Mercedes-Benz se envolveu em práticas de caráter ambiental com tecnologia híbrida.

  1. Ford Motors (EUA)

O sucesso da Ford é impulsionado por um comprometimento de 166.000 pessoas trabalhando em todo o mundo. A Ford anunciou que reduziu a quantidade de energia necessária para fabricar cada veículo em 22% nos últimos seis anos. O Ford Focus foi o carro mais vendido no mundo em 2012, o mesmo ano em que a empresa colocou 5,6 milhões de carros no mercado.

A Ford Motor Company foi eleita a empresa mais ética do mundo pelo Ethisphere Institute, sendo a única automotiva no ranking de 2016. Por seu turno, a empresa pretende reduzir o consumo de energia em 25% em 2016.

  1. Grupo BMW (Alemanha)

A BMW Motorsport GmbH foi fundada em Munique, em 1972. Na história de sucesso BMW esportivo abundam, um deles é na Fórmula 1, que ganhou o campeonato mundial em 1983. É uma das marcas de luxo mais bem-sucedidas do momento que também possui Mini e Rolls-Rotce. Em 2012, vendeu 1,84 milhão de carros.

6.General Motors (EUA)

A General Motors Corporation nasceu em 1908 em Detroit, Michigan, e em 1953 iniciou suas operações no México. A maior fabricante de veículos nos Estados Unidos vendeu mais de 4,85 milhões de carros e caminhões leves no primeiro semestre do ano. Ela é um dos três grandes automóveis de Detroit que vende carros e caminhões, sua marca mais importante é a Chevrolet.

  1. Nissan Motors (Japão)

A história da Nissan começou em 1933. Para 2012, a aliança Nissan-Renault vendeu um recorde de 8.097.197 veículos, representando um em cada dez novos veículos vendidos em todo o mundo. Até 2020, a empresa busca lançar veículos que não exijam motorista.

  1. Honda Motors (Japão)

A Honda Motors foi fundada em 1948. Além dos aspectos automotivos, a empresa se destaca pelas inovações tecnológicas. Em 1986 a empresa construiu um robô com capacidade de andar. Em 2001 Nasimo nasceu: um robô humanoide que manifesta inteligência avançada.

  1. Hyundai Motors (Coréia do Sul)

Em 1967, Chung Ju-Yung iniciou a Hyundai Motor em parceria com a Ford. A empresa tem a Ulsan, a maior fábrica do mundo, onde mais de 1,5 milhão de carros são montados por ano – equivalentes a um a cada vinte segundos -, graças às 34 mil pessoas que trabalham na empresa. Tem uma pista de teste de 3,2 km. Com um novo conceito de design, a marca coreana cresceu aos trancos e barrancos nos últimos anos.

  1. SAIC (China)

Em 1955, a Shanghai Manufacturing Parts Diesel Company foi criada, predecessora da SAIC Motor. Em 2012, vendeu 4,49 milhões de veículos; Crescimento de 12% ao ano. A marca chinesa mantém importantes relações com a General Motors e o grupo Volkswagen.

Outras marcas importantes ao redor do mundo

Renault (França)

Louis Renault e seus irmãos fundaram a empresa em 1898. Em 2011, a Renault tinha presença em 188 países e uma força de trabalho de 128.322 funcionários. Nesse mesmo ano, ele apresentou 499 patentes.

Tata Motors (Índia)

A Tata Motors foi fundada em 1945 e desde então produziu mais de oito milhões de veículos. Tem 60.000 funcionários. Desde 2004, a empresa está listada na Bolsa de Valores de Nova York.

Kia Motors (Coreia do Sul)

A Kia foi fundada em 1944. Em 2012, entregou 2,72 milhões de veículos e tem uma força de trabalho de 40.000 funcionários distribuídos em 127 países. Kia em 2016 não deixa de surpreender os clientes, adicionado ao seu recente lançamento do Kia Sportage.

Volvo (Suécia)

Em 1927, o primeiro carro produzido pela Volvo, o Volvo ÖV4, deixou a linha de produção na ilha de Hisingen, Göteborg. A Volvo emprega cerca de 115.000 pessoas, tem fábricas em 19 países e vende seus produtos em mais de 190 mercados.

Suzuki Motors (Japão)

A Suzuki Loom Works foi fundada em 1909 por Michio Suzuki. Em 1954, a empresa mudou seu nome para Suzuki Motor Company. Em 2008, a Suzuki abre seus escritórios corporativos no México.

Leave a comment