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O que é uma marca empregadora ou Employer branding?

Para manter os talentos a bordo, é essencial que os empregadores criem uma cultura positiva que motive e valorize os colaboradores. Tal cultura aumenta a sua satisfação, produtividade, motivação e criatividade, o que tem um impacto direto nos resultados do negócio. Você deve, portanto, garantir que sua marca empregadora também reflita essa atmosfera positiva. Bem construído, esse conceito oferece-lhe uma poderosa ferramenta de recrutamento que claramente vale o seu peso em ouro num mercado de trabalho apertado.

Neste artigo, a Lancaster, empresa referência no ramo da propriedade intelectual, apresenta melhor o conceito de marca empregadora, ou employer branding, no inglês. Leia mais:

 

O que é marca empregadora?

A marca empregadora é o que torna a sua empresa interessante e diferenciada aos olhos dos seus atuais e futuros funcionários. Uma marca empregadora bem construída começa com uma cultura corporativa positiva e calorosa. Permite manter a motivação e fidelização dos seus colaboradores, mas também atrair mais facilmente novos talentos para a sua empresa. Uma marca empregadora forte contribui para os resultados e crescimento da sua empresa.

 

Marca empregadora e cultura corporativa andam de mãos dadas

A cultura corporativa reflete a forma como os colaboradores de uma organização colaboram, comunicam e compartilham valores e padrões. É um aspecto importante de toda organização porque afeta a produtividade, motivação e lealdade dos funcionários. Uma cultura corporativa positiva gera satisfação, aumenta a produtividade e melhora a colaboração.

Uma cultura corporativa positiva é a base da marca empregadora. Portanto, quanto mais clara for a sua cultura corporativa, mais forte será a sua marca empregadora. Para estimular sua cultura corporativa, você tem diversas opções:

  •      Defina valores e padrões claros para a organização e comunique-os ativamente.
  •      Invista em liderança. Bons líderes transmitem os valores e padrões da organização e ajudam os colaboradores a trabalhar em prol de um objetivo comum. Eles estão dispostos a fazer mudanças que beneficiem a cultura da empresa.
  •      Crie um ambiente no qual os funcionários colaborem ativamente e apoiem uns aos outros. Isso pode ser feito por meio de atividades de formação de equipes e permitindo-lhes colaborar em projetos.
  •      Esforce-se para se comunicar de forma aberta e honesta, para que os funcionários ousem expressar suas opiniões e ideias sem medo de consequências negativas.
  •      Recompense o bom desempenho de seus funcionários. Por exemplo, ofereça-lhes recompensas financeiras, dias extras de folga ou outros benefícios. Ofereça também benefícios adicionais flexíveis para apoiar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

 

A marca empregadora é uma arma poderosa na guerra por talentos

Uma marca empregadora bem construída não é importante apenas para motivar os funcionários atuais e manter a sua satisfação. Você também pode usá-lo para atrair novos talentos de duas maneiras.

 

Atraia funcionários qualificados

Muitas empresas estão tendo dificuldade em encontrar funcionários qualificados para preencher as vagas. Uma cultura empresarial forte está no topo da lista de desejos dos candidatos, juntamente com um pacote salarial atraente e oportunidades de carreira. A marca empregadora torna, portanto, mais fácil encontrar pessoal qualificado com as competências técnicas e interpessoais adequadas.

Uma marca empregadora forte também tem a vantagem de atrair especialistas motivados e que se sentem atraídos pela imagem da sua empresa, mesmo que atualmente você não tenha vagas abertas para o seu perfil específico. Você pode contratá-los de forma temporária e interina. Com o tempo, uma posição adaptada a eles poderá ficar disponível e você não precisará mais procurar um candidato qualificado.

 

Seus funcionários atuais são seus embaixadores

A marca do empregador ajuda você a encontrar funcionários qualificados para sua empresa. Quando você investe na cultura da sua empresa e em uma marca empregadora forte, seus funcionários atuais sentem orgulho de fazer parte da sua organização. E funcionários felizes são os melhores embaixadores que existem!

Numa época em que a mídia social reina suprema, os funcionários que têm orgulho de trabalhar para a sua empresa são valiosos. Cada vez que manifestam a sua satisfação na sua rede profissional e privada, a sua imagem beneficia. Isso pode incentivar novos talentos a se candidatarem à sua empresa.

 

Dicas para fortalecer sua marca empregadora

Por fim, aqui estão algumas dicas e truques práticos para desenvolver uma marca empregadora forte:

 

Mostre o seu valor agregado

Você está prestes a escrever uma oferta de emprego ou conduzir uma entrevista de emprego? Tente transmitir com muita precisão como sua empresa faz a diferença para funcionários e clientes. Porque é justamente isso que pode convencer potenciais funcionários.

 

Destaque suas vantagens

Os seus funcionários podem utilizar um serviço de engomadoria, você oferece-lhes uma convênios ou benefícios? Todos esses pequenos extras fazem com que sua equipe se sinta valorizada. Não hesite em utilizar estas vantagens na sua comunicação: elas destacam a sua empresa de forma positiva.

 

Concentre-se nas oportunidades de crescimento

Os funcionários valorizam muito o crescimento e o desenvolvimento, tanto em suas funções atuais quanto futuras. No processo de recrutamento, não se esqueça de mencionar as oportunidades de formação e desenvolvimento de carreira, bem como outras opções de desenvolvimento à disposição dos colaboradores.

 

Ofereça oportunidades de promoção

Além do crescimento do desenvolvimento, os colaboradores valorizam as oportunidades de promoção. Os melhores talentos são os mais propensos a procurar empresas nas quais seja possível progredir regularmente.

 

Ofereça salários competitivos

Os candidatos que se candidatam muitas vezes sabem o seu valor e esperam uma oferta salarial atraente. É melhor você se preparar para isso. O Guia Salarial da Robert Half ajuda você, revelando os salários atuais do mercado em vários setores e funções. Ao oferecer aos candidatos um salário que atenda às suas expectativas, você inclinará mais rapidamente a balança a favor da sua empresa.

 

Aproveite as redes sociais

A mídia social permite que você se conecte com potenciais candidatos para o seu negócio. Facebook, Instagram, LinkedIn e/ou TikTok são canais interessantes para informar sobre oportunidades de carreira e a cultura da sua empresa. Sua presença neles pode render muitos novos contatos.

 

Não se esqueça da importância das entrevistas de saída

Por mais lamentável que seja quando os funcionários decidem deixar sua empresa, você pode aprender muito com eles. Ofereça-lhes uma entrevista de saída aberta na qual você peça feedback. Em seguida, use esse feedback para adaptar determinados processos operacionais e, em seguida, refinar sua cultura corporativa e sua marca empregadora.

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