Como patentear um nome? - Lancaster Marcas e Patentes - Registro de marca em BH (Belo Horizonte- MG)
Praça Raul Soares, 85 - Belo Horizonte - MG (31) 3274-1718 | (31) 98948 1430 lancaster@lancasterpatentes.com.br
Como patentear um nome?

Como patentear um nome?

Como patentear um nome? – Se você trabalha ou já trabalhou por muito tempo em uma grande empresa, com certeza já se imaginou sendo um dos donos daquela companhia. No entanto, montar o seu próprio negócio e conseguir ter sucesso, além de um retorno financeiro que consiga manter a empresa de pé, não é uma tarefa fácil.

Grande parte do sucesso de uma empresa se dá pela sua marca. A Apple, por exemplo, possui concorrentes que oferecem smartphones provavelmente tão evoluídos tecnologicamente quanto os da sua companhia. No entanto, a partir de sua marca – que é uma das maiores de todo o mundo, se não a maior – a empresa consegue se manter sempre no topo.

Tendo em vista o tamanho dessa importância, é essencial que o titular da marca tenha segurança em relação àqueles elementos, isto é, tenha a sua marca registrada. No texto abaixo você pode encontrar todas as informações acerca desse processo.

 

Patentear um nome ou registrar uma marca? – Como patentear um nome?

Patentear um nome ou registrar uma marca? - Como patentear um nome?
Patentear um nome ou registrar uma marca? – Como patentear um nome?

O mercado de registro de marcas e patentes é desconhecido de muitas pessoas, mesmo aquelas que têm o sonho de montar o seu próprio negócio. Por esse motivo, é comum que se confunda os termos correto para cada tipo de processo. Muitas pessoas, por exemplo, usam o termo “patentear um nome”, quando, na verdade, se referem ao processo de registro de marca.

Existem diferenças entre o registro de marcas e o registro de patentes:

Enquanto o processo referente à marca tem o objetivo de fornecer segurança e o direito de exclusividade para nomes e logotipos (identidade visual), o registro de patentes tem o mesmo efeito para invenções.

Para facilitar o entendimento do leitor, alguns exemplos de marcas: Adidas, Nike, Apple, Samsung, dentre outras. As patentes, por outro lado, são documentos que asseguram que uma invenção foi feita por certa pessoa. Alguns exemplos de patentes: avião (patenteado pelos irmãos Wright, embora tenha sido inventado por Santos Dumond), lâmpada elétrica (Thomas Edison), rádio (Tesla), dentre outros.

 

Como funciona o processo de registro de marca? – Como patentear um nome?

Como funciona o processo de registro de marca? - Como patentear um nome?
Como funciona o processo de registro de marca? – Como patentear um nome?

O processo de registro de marca é feito junto ao Instituto da Propriedade Industrial, mais conhecido como INPI. Este, por sua vez, caracteriza-se como uma autarquia ligada ao governo federal, responsável pela proteção e segurança de bens intangíveis, como marcas, patentes, direitos autorais, dentre outros.

Para que fique mais fácil o seu entendimento, o processo de registro de marca pode ser dividido em 3 etapas básicas:

  • 1 – Pesquisa: A primeira etapa do processo de registro de marca é a pesquisa. Nesse momento, deve-se verificar se, no banco de dados no INPI, há alguma marca igual ou semelhante no mesmo segmento de atuação. Caso haja, e esta marca tenha o registro em vigor, isso impossibilita o processo de registro. A pesquisa deve ser feita por um técnico especializado, tendo em vista que é um etapa mais massiva do processo;
  • 2 – Documentação: Depois de verificar se a marca está livre para registro, o próximo passo é preparar toda a documentação. Todos os procedimentos tem o objetivo de gerar um protocolo, que irá certificar a entrada com o pedido;
  • 3 – Acompanhamento: Para que uma marca seja realmente deferida ao final do processo, é necessário um acompanhamento em todo tempo de análise pedido pelo INPI, que dura cerca de 8 a 14 meses;

Como vimos nas etapas acima, o processo de registro de marca demanda uma atenção especial e quase que integral para que o deferimento aconteça. Por esse motivo, é bastante comum que o titular de uma marca contrate uma consultoria especializada nesse tipo de serviço.

A contratação de uma empresa nesse segmento de atuação é essencial para a certeza do deferimento da marca. As etapas de pesquisa e acompanhamento demandam profissionais altamente qualificados e que já tenham experiência na área, garantindo que o deferimento aconteça ao final do processo.

Registro de Marca BH

Como visto anteriormente, é de vital importância que uma empresa especializada no segmento de marcas & patentes conduza o processo de registro de marca.

A Lancaster Marcas & Patentes é uma empresa com mais de 60 anos de atuação, sendo a pioneira nesse segmento no estado de Minas Gerais. Com profissionais altamente capacitados, garantimos o registro de sua marca, livro, patente, direitos autorais, dentre outros.

Ao longo de todos esses anos, registramos mais de 17 mil processos, com clientes de grande renome no cenário nacional. Além do serviço de qualidade, a Lancaster conta com os melhores preços e condições do mercado. Ligue já e confira!

Leave a comment